publicidade

Técnico mais longevo na Série A, Guto completa um ano da sua estreia pelo Ceará

CE, Ceará, Série A, Últimas

Por João de Andrade Neto

Por João de Andrade Neto

Postado dia 12 de julho de 2021

No campo minado que é o futebol brasileiro, marcado sempre pela cobrança por resultados, a alta rotatividade dos técnicos nos clubes é uma das consequências mais diretas. Só no ano passado, 27 treinadores perderam seus cargos ao longo do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, a marca alcançada por Guto Ferreira no Ceará é para ser exaltada.

Nesta terça-feira, o treinador completa um ano da sua estreia pelo Vozão (com uma goleada por 5 a 0 sobre o Barbalha, pelo Campeonato Cearense). Com isso, atualmente, o técnico é o mais longevo entre os 20 times que disputam a Série A de 2021.

Ao todo Guto Ferreira soma 91 jogos a frente do Vozão, com 39 vitórias, 27 empates e 25 derrotas, um aproveitamento de 52,7% dos pontos disputados. Com o técnico, o Ceará marcou 133 gols e sofreu 96.


Vale lembrar que o treinador foi anunciado pela diretoria alvinegra em março, em substituição a Enderson Moreira, porém precisou esperar quatro meses para poder fazer sua estreia por conta da paralisação do futebol devido à pandemia do novo corornavírus.

Nesse período com o Ceará, Guto Ferreira conquistou o título da Copa do Nordeste de 2020, levou o time às quartas de final da Copa do Brasil também no ano passado e terminou o último Campeonato Brasileiro na 11ª posição, melhor campanha do clube na Série A de pontos corridos, com vaga na Copa Sul-Americana. Além disso, Guto também se tornou o primeiro técnico do Vozão a começar e terminar no comando do clube no atual formato do Brasileirão.

Em alta, ganhou até um bonequinho personalizado do clube, o “Gutinho” e foi um dos modelos da apresentação dos novos uniformes.

Porém, este ano, o treinador também conviveu com turbulências, após perder o bicampeonato da Copa do Nordeste, no Castelão, para o Bahia, ser eliminado na primeira fase da Sul-Americana e amargar dois revezes para o Fortaleza, ao perder o título estadual e ser eliminado da Copa do Brasil para o maior rival.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Ceará faz campanha segura na luta contra o rebaixamento, na 11º posição, com 15 pontos. Porém, vem amargando a sombra do excelente momento do Fortaleza, quarto colocado. Mas, apesar de algumas críticas, Guto Ferreira segue com prestígio junto à diretoria alvinegra e firme e forte no comando do Vozão. Atrás de novos recordes pelo clube.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING