conecte-se conosco
Santa Cruz, elenco, Roberto Fernandes Santa Cruz, elenco, Roberto Fernandes

PESanta CruzSérie CÚltimas

Com 3ª pior campanha da história da Série C, Santa ainda vê exemplo para fugir da queda

Rafael Melo/Santa Cruz

Publicados

em

O Santa Cruz vive a sua pior campanha na história da Série C. Isso já não é novidade. Após 10 jogos, o Tricolor ainda não sabe o que é vencer e não conseguiu ir além de três empates, o que é suficiente para deixar o clube com o terceiro pior desempenho do campeonato desde a implantação do atual formato, em 2012. Um alento, porém, é que, antes, uma equipe já conseguiu dar a volta por cima neste cenário tão adverso e escapar da queda à Série D.

Desde 2012 (desconsiderando o Grupo A de 2013, que teve 11 clubes), já foram 19 chaves, com 190 campanhas envolvidas. Entre todas essas, a do Santa Cruz ocupa a modesta 188ª colocação após 10 rodadas da Terceira Divisão.

Em termos de pontuação, apenas um time chegou com um número inferior a essa altura do campeonato: o Imperatriz do ano passado, que tinha apenas um único ponto após 10 jogos e, inclusive, seguiu com essa mesma marca até a rodada final.

Além dessa, outras duas equipes tinham a mesma pontuação do Santa Cruz na 10ª rodada, ambas em 2015. O primeiro foi o Icasa, que conseguiu aquela campanha com uma vitória e nove derrotas. Depois, os cearenses não conseguiram uma reação e terminaram o grupo na última posição, com sete pontos ganhos.

O único sinal positivo, porém, vem daquele mesmo ano, quando o Guaratinguetá tinha uma campanha igual à dos tricolores, com três empates e sete derrotas. O cenário era até um pouco pior, com um saldo de -14 gols, contra -8 do Santa. Ou seja, a segunda pior campanha da história da Série C após 10 rodadas.

Ainda assim, o time conseguiu reverter o cenário e buscar a permanência com quatro vitórias, um empate e três derrotas nos jogos finais, somando 16 pontos. Curiosamente, o time seguiu com aqueles três pontos até a 11ª rodada, conseguindo uma vitória apenas no 12º jogo.

A perspectiva atual, porém, é que nem uma campanha dessa dimensão consiga salvar o Santa, uma vez que os times que disputam o rebaixamento ao lado dos corais vêm com desempenho melhor no campeonato que os times daquela temporada. Com isso, a matemática indica uma projeção entre 21 e 22 pontos para escapar da degola, o que significa que o Tricolor precisaria de ao menos seis vitórias para evitar um novo rebaixamento.

Campanhas de até 5 pontos em 10 jogos

2021 – Santa Cruz (3)
2020 – Imperatriz (1)
2016 – Guaratinguetá (4)
2015 – Icasa (3) e Caxias (5) | Guaratinguetá (3 – se salvou)
2012 – Guarany-CE (5)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending