O Santa Cruz vive a sua pior campanha na história da Série C. Isso já não é novidade. Após 10 jogos, o Tricolor ainda não sabe o que é vencer e não conseguiu ir além de três empates, o que é suficiente para deixar o clube com o terceiro pior desempenho do campeonato desde a implantação do atual formato, em 2012. Um alento, porém, é que, antes, uma equipe já conseguiu dar a volta por cima neste cenário tão adverso e escapar da queda à Série D.
Desde 2012 (desconsiderando o Grupo A de 2013, que teve 11 clubes), já foram 19 chaves, com 190 campanhas envolvidas. Entre todas essas, a do Santa Cruz ocupa a modesta 188ª colocação após 10 rodadas da Terceira Divisão.
Em termos de pontuação, apenas um time chegou com um número inferior a essa altura do campeonato: o Imperatriz do ano passado, que tinha apenas um único ponto após 10 jogos e, inclusive, seguiu com essa mesma marca até a rodada final.
Além dessa, outras duas equipes tinham a mesma pontuação do Santa Cruz na 10ª rodada, ambas em 2015. O primeiro foi o Icasa, que conseguiu aquela campanha com uma vitória e nove derrotas. Depois, os cearenses não conseguiram uma reação e terminaram o grupo na última posição, com sete pontos ganhos.
O único sinal positivo, porém, vem daquele mesmo ano, quando o Guaratinguetá tinha uma campanha igual à dos tricolores, com três empates e sete derrotas. O cenário era até um pouco pior, com um saldo de -14 gols, contra -8 do Santa. Ou seja, a segunda pior campanha da história da Série C após 10 rodadas.
Ainda assim, o time conseguiu reverter o cenário e buscar a permanência com quatro vitórias, um empate e três derrotas nos jogos finais, somando 16 pontos. Curiosamente, o time seguiu com aqueles três pontos até a 11ª rodada, conseguindo uma vitória apenas no 12º jogo.
A perspectiva atual, porém, é que nem uma campanha dessa dimensão consiga salvar o Santa, uma vez que os times que disputam o rebaixamento ao lado dos corais vêm com desempenho melhor no campeonato que os times daquela temporada. Com isso, a matemática indica uma projeção entre 21 e 22 pontos para escapar da degola, o que significa que o Tricolor precisaria de ao menos seis vitórias para evitar um novo rebaixamento.
Campanhas de até 5 pontos em 10 jogos
2021 – Santa Cruz (3)
2020 – Imperatriz (1)
2016 – Guaratinguetá (4)
2015 – Icasa (3) e Caxias (5) | Guaratinguetá (3 – se salvou)
2012 – Guarany-CE (5)
0 comentários