conecte-se conosco

ALBACEMAPBPEPIRNSESérie DÚltimas

Eliminado da Série D, Treze pode não ter calendário em 2022; Veja outros clubes do NE

Jefferson Cariri/Treze

Publicados

em

Com a primeira fase da Série D chegando à reta final, alguns clubes já vivem situações complicadas quando olhamos para a temporada 2022. Equipes tradicionais como o Treze e o Imperatriz correm riscos sérios de não ter calendário nacional na próxima temporada, cenário que já é inevitável para outros times da região.

Para o Treze, a situação é muito complicada. O time de Campina Grande não tem mais chances de ir à segunda fase e, para participar da Quarta Divisão em 2022, não depende apenas de si. Assim, o único cenário de calendário nacional no ano que vem passa diretamente por um acesso duplo no estado, com Campinense e Sousa não se cruzando nos mata-matas e subindo à Série C.

Nesse caso, além do Treze, o São Paulo Crystal também teria vaga garantida no campeonato. Isso tudo acontece porque o Galo ficou na quinta colocação do Paraibano deste ano, atrás dos classificados Campinense (1º) e Sousa (2º), do Botafogo (que já tem calendário garantido) e, ainda, do Crystal (4º).

O cenário do Imperatriz é melhor. Rebaixado no Maranhense, o time está fora da elite do Estadual no ano que vem, mas tem duas chances de garantir calendário nacional. Para o Cavalo de Aço, a classificação à segunda fase da Série D só vem em caso de vitória sobre o Palmas fora de casa, aliada a uma derrota do Moto Club em casa para o lanterna Tocantinópolis. Só assim o sonho do acesso segue vivo.

Se não conseguir a improvável classificação ou, ainda, cair antes da semifinal da Quarta Divisão, o time precisará do título da Copa FMF para pegar a última vaga maranhense na Série D. Esse torneio já é a única esperança para o Juventude Samas, que já foi eliminado do Nacional.

A situação, porém, é ainda pior para Murici e Caucaia, eliminados do nacional e sem mais nenhum cenário para garantir a vaga na competição em 2022, a não ser que haja desistências ou ampliação do número de vagas. Para Central-PE e Picos-PI, o cenário é igual, mas com um agravante: as equipes também foram rebaixadas em seus estaduais e sequer disputarão as elites locais em 2022.

Dependendo do acesso

Se esses times já se veem distantes da briga pelo acesso, outros clubes nordestinos que não tem vaga garantida no Campeonato Brasileiro no ano que vem estão vivos na briga pela subida à Série C. Para o Retrô e o Guarany de Sobral (rebaixado no Estadual), por exemplo, o acesso é a única chance de ter calendário por todo o ano de 2022.

A Juazeirense, classificada à segunda fase e viva na briga pelo acesso, tem o mesmo caminho do acesso, mas se não subir, pode participar da Série D em dois cenários: conquistando o título da Copa Governador da Bahia ou vendo a copa, que segue em indefinição, ser cancelada em definitivo, o que a garantiria a vaga remanejada ao Campeonato Baiano deste ano.

América-RN e Itabaiana-SE também têm com vagas garantidas na próxima fase e podem ter um calendário na Série C. Caso o acesso não venha, as equipes precisam torcer pelo acesso do principal rival (respectivamente ABC e Sergipe) para que uma nova vaga seja aberta para os seus estados.

Situação dos nordestinos da Série D

Calendário garantido na Série D 2022 e com chance de acesso
4 de Julho-PI, ABC-RN, Atlético-CE, Campinense-PB, Moto Club-MA, Sergipe-SE e Sousa-PB.

Calendário garantido na Série D 2022, mas sem chance de acesso
ASA-AL , Atlético de Alagoinhas-BA e Bahia de Feira-BA.

Depende de copa para participar da Série D 2022 e com chance de acesso
Imperatriz-MA (rebaixado no Estadual), Juazeirense-BA.

Depende do próprio acesso ou de rivais à Série C 2022
América-RN e Itabaiana-SE.

Depende exclusivamente do acesso à Série C 2022
Guarany de Sobral-CE (rebaixado no Estadual), Retrô-PE.

Depende de copa para participar da Série D 2022
Juventude Samas-MA.

Depende exclusivamente de acessos dos rivais
Treze-PB.

Sem chance de calendário nacional em 2022
Caucaia-CE, Central-PE (rebaixado no Estadual), Murici-AL e Picos-PI (rebaixado no Estadual).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending