conecte-se conosco
Arena de Pernambuco - Arena de Pernambuco -

NáuticoPESanta CruzSérie ASérie BSérie CSportÚltimas

Volta do público nos estádios em Pernambuco, antes de novembro, é descartada

Publicados

em

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil todo, a volta de público aos estádios volta a ganhar força no debate. Em Pernambuco, porém, esse processo é tratado com bastante cautela. Em entrevista ao NE45, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, afirmou que o Governo do Estado já descartou qualquer possibilidade de volta em setembro e outubro.

“Tanto Pernambuco, como São Paulo, só têm previsão (para uma possível volta) para depois do dia 1 de novembro”, disse o mandatário. Ainda de acordo com Evandro Carvalho, Pernambuco observa a forma na qual São Paulo dispõe essa volta do público aos estádios. Lá, o governador João Dória já autorizou o retorno a partir do dia 1 de novembro. Aqui, todavia, ainda não há uma sinalização de data por parte da Secretaria de Saúde, que vem avaliando o cenário conforme a vacinação avança, além do número de casos de covid-19 e ocupação de leitos de hospitais no estado.

LEIA MAIS

>> Presidentes do ABC e América se reúnem com Governo do RN para tratar da volta do público

>> Secretário de Saúde de João Pessoa defende público no jogo da seleção feminina

Além disso, apesar de possuir um protocolo de testagem pronto para a entrada de torcedores, a Arena de Pernambuco não receberá público no jogo da Seleção Brasileira contra o Peru, na próxima quinta-feira (9), às 21h30. Decisão que o Governo do Estado resolveu seguir junto a São Paulo, que não terá torcida no duelo de Brasil x Argentina neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena. Está permitida somente a entrada restrita de alguns convidados em ambas as praças esportivas.

Retorno para jogos dos clubes

Além de um aval do Governo de Pernambuco e também da Prefeitura do Recife (ou de São Lourenço da Mata, onde está localizada a Arena), é preciso que os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro entrem em um consenso para a liberação de público. A princípio, em arbitral, houve um acordo para que este retorno acontecesse por igual, evitando um ganho técnico pela presença de torcedores nos estádios.

“A CBF vai convocar os clubes para a reunião do conselho técnico (arbitral) para eles aprovarem (quando voltará). É preciso que haja, primeiro, a autorização dos governos estaduais e municipais, e é preciso que haja alteração da resolução do conselho técnico, onde os clubes só decidiram que voltaria o público por igual. Hoje, se tiver um que não queira, não volta ninguém. É uma decisão deles, que têm essa autonomia. Nessa reunião vão deliberar o modelo que eles querem para a volta de público”, pontuou Evandro Carvalho.

O presidente da FPF não limitou que somente a Arena de Pernambuco poderá receber jogos dos clubes do Trio de Ferro do Recife quando houver um retorno de público. Isso porque, atualmente, apenas o equipamento em São Lourenço da Mata conta com a infraestrutura para testagem e liberação da entrada, mediante resultado negativo para covid, ou a liberação da pessoa que tiver tomado as duas doses da vacina. Mas, segundo Evandro, é possível que, caso venha acontecer uma liberação em novembro, o sistema possa vir a ser implantado também nos Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro.

“A Arena de Pernambuco está pronta, toda tecnologia foi implantada lá e todos os equipamentos. O jogo do Brasil só poderia ser lá. Se fôssemos realizar jogos (com público) a partir de daqui a uma semana, duas semanas, só seria possível na Arena. Agora, nada impede que daqui a um mês e meio, dois meses, outros estádios também tenham implantado (o sistema). Nós só implantamos na Arena porque, além de desenvolver o projeto, tivemos todo o custo e tecnologia de equipamentos, e não pudemos equipar em todos os estádios. Só poderíamos em um, e a empresa que é a dona da tecnologia, que fez o convênio conosco, escolheu a Arena. Mas nada impede que daqui a um mês e meio, dois meses, outro estádio também esteja apto”, encerrou o mandatário.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados