conecte-se conosco

RNSérie DÚltimas

Classificados com folga, ABC e América-RN precisam superar campanhas passadas para buscar acesso

Renne Carvalho/ABC FC; Canindé Pereira/América-RN

Publicados

em

ABC e América-RN viveram uma grande primeira fase na Série D e, agora, precisam se provar no mata-mata para buscar o tão almejado retorno à Terceira Divisão. A história, porém, mostra que a tarefa não é fácil para os rivais potiguares. Para o Elefante, esta é a segunda temporada seguida buscando o acesso, enquanto o Dragão já vive essa luta desde 2017.

Os Alvinegros iniciam sua jornada às 16h deste domingo, visitando o Retrô, em Pernambuco. O Alvirrubro, por outro lado, recebe o Itabaiana às 15h do dia anterior. Os jogos são em ida e volta e serão definidos no outro fim de semana, sendo seguidos por mais duas fases antes da definição dos acessos.

Para o ABC, dono da terceira melhor campanha da fase de grupos, essa foi justamente a fase que resultou na eliminação na última Série D. Após liderar seu grupo, o clube enfrentou o Globo em um confronto potiguar que terminou em 3 a 2 para o time de Ceará-Mirim, após vitória por 2 a 1 em empate em 1 a 1.

O América, por sua vez, vive trauma mais antigo. Chegando perto do acesso em mais de uma oportunidade, o Dragão só caiu nos 16 avos de final uma vez, em 2018. Naquele ano, o clube foi derrotado pelo Imperatriz nos pênaltis, após ter a quinta melhor campanha nos grupos. Em 2019, novamente com a quinta campanha, o Dragão passou por América-PE, mas caiu para o Jacuipense nas oitavas.

Nesses dois anos, o adversário americano conseguiu o acesso, algo que, obviamente, se repetiu em 2017 e 2020, quando o América foi eliminado, respectivamente, por Juazeirense e Floresta, justamente na fase de quartas de final – a que decide as vagas na Série C seguinte. Em 2017, o time teve a melhor campanha geral entre os grupos e passou por Aparecidense e Ceilândia. Em 2020, a campanha inicial foi a oitava melhor, seguida por classificações sobre Coruripe e Galvez-AC.

Caso consigam os avanços sobre Retrô e Itabaiana, ABC e América enfrentam, respectivamente, os vencedores de 4 de Julho x Peñarol-AM, e de Catanhal-PA x Moto Club. Os confrontos a partir das quartas de final são definidos por cruzamento a partir dos pontos obtidos até então no campeonato.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trending