conecte-se conosco

PESérie ASportÚltimas

Sport aguarda resposta oficial da CBF sobre situação do zagueiro Pedro Henrique

Clube fez consulta à entidade; atleta pode ter tido escalação irregular

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Publicados

em

O Sport continua no aguardo de uma resposta da CBF sobre a situação do zagueiro Pedro Henrique. Na semana passada, assim que veio à tona a possibilidade de escalação irregular do defensor, a diretoria rubro-negra enviou um ofício formal à entidade em relação à aptidão do atleta, haja visto a divergência no regulamento geral e específico da Série A.

LEIA: Presidente da FPF afirma que CBF não denunciará Sport no STJD por caso Pedro Henrique
LEIA: Por escalação irregular de Pedro Henrique, Sport corre risco de perder até 17 pontos na Série A
LEIA: Departamento de futebol do Sport foi alertado pela CBF sobre inaptidão de Pedro Henrique

Até o momento, entretanto, a CBF, de maneira oficial, ainda não deu uma devolutiva ao Sport, mesmo que o presidente da Federação Pernambucano de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, tenha conseguido um aceno da entidade nacional dando aval para a utilização de Pedro Henrique. 

As informações foram confirmadas junto ao vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Guedes, que conversou com o NE45 nesta tarde. De acordo com ele, a CBF deve se posicionar ao Sport entre esta segunda e terça-feira. O uso de Pedro Henrique, contra o Juventude, nesta quarta, depende da resposta da entidade – diante do Grêmio, o defensor esteve suspenso.

“Fizemos uma consulta formal para a CBF e estamos aguardando o retorno. Temos a informação através de Evandro, mas fizemos, através de Evandro e FPF, uma consulta formal para saber como é que está a situação do atleta. E estamos aguardando”, disse Rodrigo Guedes.

A reportagem vem, desde a semana passada, tentando contato com a entidade, mas não conseguiu retorno até o momento. 

A CBF, entretanto, pontue-se não é a responsável por julgar a situação de Pedro Henrique, algo que fica a critério do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que pode receber a denúncia de qualquer clube da competição.

Um parecer positivo da entidade, por sua vez, não apenas liberaria a utilização de Pedro Henrique no decorrer da Série A, como também daria força a uma eventual defesa do Sport em caso de abertura de processo contra o clube no STJD.

O caso 

Pedro Henrique chegou ao Sport depois de ter atuado em cinco jogos pelo Internacional e ter levado cartão amarelo em outras duas ocasiões (onde não saiu do banco de reservas) pelo clube gaúcho, o que configura sete presenças na súmula e o tornaria inapto a transferir-se para outro time, já que o limite da Série A é seis, segundo o regulamento geral de competições da CBF.

Entretanto, há uma divergência em relação ao regulamento específico da Série A, que diz que presença na súmula leva em conta apenas as vezes em que o jogador entrou em campo, ou seja, o zagueiro teria atuado, de fato, apenas em cinco oportunidades e poderia se transferir para o Sport, como ocorreu. 

Em caso de denúncia e confirmação de prevalência do regulamento geral de competições da CBF, ou seja, comprovando a inaptidão de Pedro Henrique, o Sport perderia 17 pontos: três por partida em que o atleta foi utilizado (cinco vezes) e dois pontos pelos resultados conseguidos com ele em campo (dois empates, contra Athletico e Chapecoense).

No Brasileirão, depois de oito jogos, o Sport voltou a vencer ao bater o Grêmio, no último domingo. Com o resultado, segue em penúltimo, mas foi aos 20 pontos, quatro abaixo do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento da competição.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados