conecte-se conosco
Guto Ferreira, técnico do Bahia Guto Ferreira, técnico do Bahia

BABahiaSérie AÚltimas

Guto exalta espírito do Bahia após triunfo: ‘Jogadores estão extremamente focados’

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Publicados

em

Amplamente superior, o Bahia derrotou a Chapecoense por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada da Série A, na noite deste domingo, com gols de Gilberto, Raí e Luiz Otávio. Avaliando o duelo na coletiva de imprensa, o técnico Guto Ferreira exaltou o espírito de entrega dos jogadores, destacando que o elenco está ‘extremamente focado’.

Com o resultado, o Bahia sobe uma posição na tabela de classificação, em 15º lugar, com 31 pontos conquistados. Na próxima rodada, na quarta, o time tricolor, novamente em casa, enfrenta o Ceará.

Veja a coletiva, na íntegra

O que corrigir para enfrentar o Ceará?

– E sei as virtudes também. É uma equipe que marca forte, que não desiste nunca, tem qualidade, e é uma equipe muito difícil de ser batida. É uma equipe que perde muito pouco, que empata ou ganha, então vai se rum jogo muito difícil, embora o Bahia esse ano tenha tido felicidade com o Ceará. Ele já venceu duas partidas e essa é uma partida importantíssima, mais uma decisão, e a gente tem que minimizar erros. E não convém aqui ficar expondo a ninguém.

Importância de não tomar gols

– Acho que o segredo é o foco deles, a entrega, o espírito coletivo. A equipe teve vários momentos o Gilberto combatendo na intermediária de defesa, o Rodallega também, o time voltando para compor, com agressividade, tirando espaços do adversário. A entrega foi muito grande, não só para atacar, mas defender também. Os jogadores estão extremamente focados em fazer o melhor.

Avaliação de Raí

– Acho que tem feito por merecer. É um jogador com muita noção tática, que nos ajuda muito no posicionamento, tanto defensivo, de transição, e ainda aparece na frente, para passar, dar assistência ou fazer gol. Ás vezes eu lamento um pouco porque ele ainda está num processo de recuperação da grande forma dele, porque é um jogador muito intenso, entrega muito, e ainda não está com ritmo de 90 minutos.

Mudança no esquema tático

– Nós optamos por esse plano B hoje, em cima do enfrentamento contra o modelo de jogo da Chape, e deu tudo certo. Nós tivemos uma semana para trabalhar esse sistema, e teve muita coisa positiva, e em cima dessa positividade nós construímos o resultado. Então, é uma alternativa sempre, e agora decidir o que vamos fazer na próxima partida. Mas eu posso repetir, e cada jogo é uma história.

Resposta de jogadores que vinham fora do grupo e atuaram, como Ramírez

– O Ramírez mostrou o talento que tem. Ele ainda não está no melhor momento, ainda é notório que falta para ele no aspecto físico. É um jogador talentoso, de drible fácil, do passe ousado, da visão diferenciada, agora é condicioná-lo da melhor maneira, fazer com que ele nos ajude como ajudou hoje. E hoje quem entrou também foi o Borel, um menino com potencial, destaque no sub-23, mas tem só 19 anos, entrou inicialmente na linha frente e cumpriu bem função. Depois, o Nino, já bem desgastado, a gente optou por manter o time alto, jogando para cima, com entrada de Rodriguinho, ou manter Borel e colocar o Renan.

O que falar de Gilberto?

– É o maior artilheiro de um time nordestino na Série A. Isso aí só mostra a qualidade a importância dele, que bom que ele pode nos ajudar até o final dessa competição, e depois é uma questão dele com o clube. Lógico, eu quero sempre trabalhar com ele, mas ele também tem os seus projetos pessoais, e Deus queira que eu possa seguir trabalhando com ele. Vamos ver o que vai acontecer.

Busca por espaço de Rodriguinho

– Rodriguinho é muita qualidade, você vê que no final do jogo, ele, Ramírez e Rodallega começaram a trocar passes lindos e, por um detalhe, ele não conseguiu fazer o gol. Fez boas jogadas, talentoso, já entrou em partidas onde nós tivemos que usar ele para nos ajudar a reter bola. Já entrou para tentar bifar os companheiros, e hoje entrou com resultado feito, mais solto, e teve muito próximo de fechar placar. Acho que fez um jogo vistoso.

Agora fora da zona, já dá para pensar em algo a mais?

– Jogo a jogo. Hoje a gente dorme fora da zona, com dois pontos de diferença, mas se bobear na próxima rodada já nos colocar e novo. Nós temos uma grande final na quarta feira e precisamos colocar os 14 mil aqui dentro, hoje a resposta já foi bem positiva, nós já tínhamos oito mil. Precisa nem dobrar, são mais seis mil. Vai, se cadastra, faz o que tem que fazer e vem ajudar o Bahia. E hoje a torcida já foi muito, muito positiva, empurrando o time o tempo todo, contribuiu muito.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending