publicidade

Sport vence Bahia, mantém sonho vivo e complica rival na luta contra rebaixamento

Série A, BA, Bahia, PE, Sport, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 18 de novembro de 2021

Em um confronto direto que representa uma das maiores rivalidades do Nordeste, o Sport superou o Bahia e ganhou uma importante sobrevida no Brasileirão. Com um gol solitário de Mikael no segundo tempo, o Leão venceu o Esquadrão por 1 a 0, ganhou uma posição e impediu que o rival deixasse a zona de rebaixamento.

Agora, com a vitória, o Sport ultrapassa o Grêmio e, com 33 pontos, assume a 18ª colocação do Brasileirão, a seis pontos de Atlético-GO e Juventude, primeiros times fora do Z4. Com 36, o Bahia é o 17º, abrindo a zona. Há, porém, uma grande diferença entre todos esses times que brigam contra a queda, com os pernambucanos já tendo feito 34 jogos, contra 32 de todos os demais.

Falando do jogo, Sport e Bahia protagonizaram um jogo de domínios defensivos, com o Tricolor começando no ataque, mas sendo incapaz de furar a defesa rubro-negra, algo que também aconteceu com os mandantes a partir da metade do primeiro tempo, quando passaram a ter o domínio ofensivo.


Agora, o Bahia volta a campo às 19h do domingo, recebendo o Cuiabá, na Fonte Nova. Para o Sport, o próximo jogo só acontece às 21h30 do sábado da próxima semana, visitando o São Paulo, no Morumbi,

Defesas fortes

Em campo, o Bahia logo tomou o domínio do jogo. Tendo total controle da posse de bola, o Esquadrão conseguia chegar com frequência ao ataque, mas tinha dificuldade frente à última linha do Sport, que entrou em campo com uma postura mais defensiva, focando nos contra-ataques.

Esse foi o perfil da primeira metade da etapa, com os pernambucanos conseguindo crescer na segunda metade. Se os baianos haviam aberto uma vantagem de 6×2 nas finalizações, o Leão conseguiu melhorar a sua marcação para recuperar a bola ainda no meio de campo e ser o único time a levar pressão ofensiva, revertendo para um 13×6 no total de chutes.

O bom número de finalizações, porém, não refletia em grandes chances de gol – algo que não existiu nos primeiros 45 minutos. Quem tinha o controle no ataque, sempre via uma fechada linha defensiva impedindo que a presença no campo de ataque virasse presença de área.

Sport abre e segura

Com uma grande queda de rendimento durante o primeiro tempo, o Bahia voltou do intervalo com mudanças no ataque. Quem começou pressionando na frente, porém, foi o Sport, que conseguiu a melhor chance do jogo logo aos cinco minutos, quando recebeu da esquerda, na quina da pequena área e bateu rente ao gol de Danilo Fernandes.

O grosso das finalizações, porém, seguia sendo em chutes de fora, com os dois times encontrando dificuldades para entrar na área e vendo as batidas de fora como únicas alternativas. Com isso, era comum ver chutes sem mira ou sem força, o que tirava o perigo de quase todas as finalizações.

Isso só mudaria aos 20 minutos, quando Paulinho Moccelin recuperou a bola de Germán Conti no meio de campo e centralizou com Mikael, que avançou, puxou a marcação e deixou o ponta livre no lado esquerdo para receber e bater para tirar o zero do placar.

Depois do gol, o Bahia tentou aumentar o ritmo do jogo, enquanto o Sport colocou um terceiro zagueiro e tratou de reforçar a linha defensiva. Nisso, o Tricolor até conseguiu levar perigo, mas o Leão continuou com o domínio defensivo, garantindo os três pontos.

Ficha do jogo

Sport (1)
Maílson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão Silva, Zé Welison, Hernanes (Chico) e Gustavo (Paulinho Moccelin); Everton Felipe (Ronaldo Henrique) e Mikael (Santiago Tréllez). Técnico: Gustavo Florentín.

Bahia (0)
Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Danielzinho (Rodriguinho), Patrick de Paula (Edson) e Lucas Mugni; Raí Nascimento (Juan Pablo Ramírez), Maycon Douglas (Hugo Rodallega) e Gilberto (Ronaldo César). Técnico: Guto Ferreira.

Local do jogo: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Gols: Paulinho Moccelin (20’/2º T | SPO)
Cartões amarelos: Marcão Silva (SPO), Gilberto, Juan Pablo Ramírez e Edson (BAH)

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING