conecte-se conosco
Sede da CBF, no Rio de Janeiro Sede da CBF, no Rio de Janeiro

ALBABahiaCECearáCRBCSAFortalezaMANáuticoPESampaio CorrêaSérie ASérie BSportÚltimas

CBF cria janela de transferências nacionais para Séries A e B

Lucas Figueiredo/CBF

Publicados

em

Os 40 times das Séries A e B do Brasileirão terão uma nova regra para respeitar a partir de 2022. Isso porque a CBF criou uma nova janela de transferências nacionais que vai limitar o período no qual os clubes poderão fazer contratações. A pauta era uma exigência da Fifa.

Atualmente, a regra já é válida para negociações internacionais, mas, agora, também passará a ser aplicada para transferências dentro do país. Isso, inclusive, é algo comum em outros países, como em todo o eixo do futebol europeu.

Nesta primeira temporada, então, os clubes brasileiros só poderão realizar contratações de jogadores vindo de clubes do país entre 19 de janeiro e 12 de abril e, depois, entre 18 de julho e 15 de agosto. Isso vale para contratações em definitivo ou por empréstimo, desde que os jogadores estejam vinculados a outro clube.

Atualmente, essas contratações eram liberadas do início da temporada até o fim do prazo de inscrição das competições – cenário que segue vigente para os clubes fora das Séries A e B.

Mas, mesmo com as novas regras da CBF, ainda há cenário para que aconteçam contratações fora desses prazos. Para isso, os jogadores precisam estar sem contrato ou rescindirem com o clube anterior ainda antes do fim da janela. Nesse caso, a transferência pode acontecer depois do prazo final da janela. Essa exceção também existe para as janelas internacionais.

A novidade também traz alteração nos empréstimos. Isso porque, agora, os jogadores cedidos só poderão voltar aos clubes de origem dentro do prazo das janelas. Essas datas também serão válidas para o registro do primeiro contrato profissional de jogadores oriundos das categorias de base dos clubes.

No Nordeste, essa mudança vai atingir diretamente os oito clubes nas duas primeiras divisões: Bahia, Ceará, Fortaleza, CRB, CSA, Náutico, Sampaio Corrêa e Sport.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados