conecte-se conosco
FMF altera formato e sorteia grupos do Maranhense 2022 FMF altera formato e sorteia grupos do Maranhense 2022

MAMaranhenseÚltimas

FMF altera formato e sorteia grupos do Maranhense 2022

Divulgação/FMF

Publicados

em

O Campeonato Maranhense de 2022 vai ter um novo modelo de disputa. Na nova temporada, os times do Estadual será dividido em dois grupos, com finais a cada turno.

Os grupos do campeonato foram definidos com os últimos finalistas, Sampaio Corrêa e Moto Club assumindo o papel de cabeças de chave. Os demais seis times foram definidos por sorteio.

Assim, o Grupo A terá Sampaio, Pinheiro, Iape e Juventude. No B, aparecem Moto, Cordino, São José e Tuntum. No primeiro turno do Maranhense, os times farão jogos contra os clubes da mesma chave, em apenas três rodadas.

Ao fim dessa fase, o líder de cada grupo vai enfrentar o vice-líder da outra chave, em jogo único, na casa dos primeiros colocados. Os vencedores vão à final do primeiro turno, também em jogo único, na casa do time de melhor campanha. Em caso de empates, as decisões acontecem nos pênaltis.

Depois, os times voltam aos seus grupos, mas, dessa vez, para enfrentar as equipes da outra chave, totalizando quatro rodadas. Novamente, acontecem semifinais e final do turno, nas mesmas regras da decisão do primeiro turno.

Título e rebaixamento do Maranhense

A decisão do título pode acontecer antes mesmo da final. Isso porque, caso o mesmo time ganhe o primeiro e o segundo turno, ele já será decretado campeão maranhense. Se não for o caso, o os vencedores de cada turno fazem final em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa do time de melhor campanha. Em caso de empate após os 180 minutos, o título será definido nos pênaltis.

Ao fim das sete rodadas da fase de grupos, os dois times de pior campanha serão rebaixados à Série B. Assim, inclusive, fica aberta a possibilidade de um time ser finalista e rebaixado na mesma temporada, chance que pode vir a ser extinta, a depender da formulação do regulamento específico do campeonato, que ainda não foi divulgado.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados