Na noite desta quinta-feira, a Federação Pernambucana de Futebol divulgou a tabela detalhada do Campeonato Pernambucano 2022. E com um “atrativo” logo na rodada de abertura: o confronto entre Náutico, atual campeão, e Íbis, recém-promovido para a Série A1 da competição, no estádio dos Aflitos, no dia 22 de janeiro, data prevista para o início do Estadual.
O Sport faz sua estreia um dia depois, na Ilha do Retiro, contra o Sete de Setembro; o Santa Cruz, por sua vez, encerra a primeira rodada jogando diante do Afogados da Ingazeira, também em casa, no Arruda. A partida acontecerá às 20h30.
Na quinta rodada, o Clássico dos Clássicos, entre Náutico e Sport, está marcado para acontecer no dia 12 de fevereiro. O das Multidões, entre o Leão e o Santa Cruz, acontecerá no dia cinco de março, na Ilha do Retiro, na sétima rodada. Depois, no último jogo da primeira fase do Pernambucano, haverá o Clássico das Emoções, entre o Tricolor e o Timbu, no Arruda, dia 19 de março.
Regulamento
Assim como definido em 2021, o regulamento do Estadual não mudará para 2022. As dez equipes se enfrentarão em turno apenas de ida, com os seis melhores clubes se classificando para a próxima fase e os quatro últimos disputando quadrangular do rebaixamento de pontos corridos para definir os dois rebaixados o Pernambucano 2023.
Os dois primeiros vão direto para a semifinal, enquanto os outros quatro disputam as quartas, em jogo único e na casa da equipe melhor colocada, com os seguimentos chaveamentos: 3º lugar x 6º lugar e 4º x 5º. Em caso de empate, a vaga para as semis será definida nos pênaltis.
Nela, o mesmo formato será aplicado: também em uma única partida e com o mando de campo a favor dos dois melhores times do turno classificatório. A grande decisão será a única em jogos ida e volta no formato mata-mata.
0 comentários