conecte-se conosco
Taça da Série C Taça da Série C

BACEConfiançaPBPIRNSESérie CÚltimasVitória

Associação de clubes propõe Série C de pontos corridos à CBF

Lucas Figueiredo/CBF

Publicados

em

A Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) prepara uma proposta que pode mudar a vida dos clubes da Série C. O grupo irá apresentar à CBF uma proposta de alteração no modelo de disputa da Terceira Divisão, pedindo a implantação de um formato de pontos corridos no campeonato.

A proposta foi antecipada pela rádio CBN Diário, de Florianópolis. Ao veículo, o presidente do órgão, Francisco Battistotti, explicou a ideia.

“Na primeira semana de janeiro temos uma reunião na CBF com os líderes da Série C para acertar e tentar convencê-los a mudar a fórmula do campeonato. Tem uma disparidade muito grande. Se fizermos pontos corridos, um jogando contra o outro, é mais justo. É como uma Série B. Não sei o que a CBF pensa ainda. É mais caro, mas você também tem que buscar recursos. Quando faz pontos corridos, o produto melhora também”.

Essa não é a primeira vez que a implantação de um modelo de pontos corridos na Série C é sugerido, mas o projeto nunca se concretizou por conta dos custos envolvidos no maior número de viagens e jogos.

Agora, mais uma vez, esse pode ser um empecilho sobre a mudança. Isso porque a ampliação do torneio ainda refletiria em aumento de custos para a CBF e para os clubes, ainda que as projeções de algumas equipes possam resultar em lucro com o novo modelo.

Há dois anos, o modelo do torneio já foi ampliado para a atual fórmula de disputa, com uma segunda fase em dois grupos quadrangulares. Dentro deste modelo, os times da Série C jogam 18, 22 ou 24 jogos no campeonato. Em caso de ampliação, o modelo de pontos corridos preveria 38 partidas para cada um dos 28 clubes.

Assim, essa possível alteração ampliaria o calendário de todas as 20 equipes que disputam a divisão. Em 2021, nove equipes nordestinas estarão na disputa do torneio: ABC, Altos, Atlético-CE, Botafogo-PB, Campinense, Confiança, Ferroviário, Floresta e Vitória.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados