conecte-se conosco
Taça do Campeonato Cearense Taça do Campeonato Cearense

CECearenseÚltimas

Começando neste sábado, Cearense abre temporada para o futebol brasileiro

Divulgação/FCF

Publicados

em

A temporada 2022 do futebol brasileiro começa oficialmente neste sábado. O primeiro jogo oficial do ano acontece às 15h deste sábado, com o Caucaia recebendo o Pacajus para dar largada ao Campeonato Cearense, que vai até o início de abril.

Dessa vez, porém, a grande novidade fica por parte de Ceará e Fortaleza. Dupla mais vitoriosa do estado, com 89 dos 107 títulos da história do certame, os rivais só entram na disputa durante o mata-mata do Estadual. Antes disso, oito times iniciam uma jornada em busca da história.

Nesta primeira rodada, além do jogo entre Caucaia e Pacajus, o Iguatu recebe o Ferroviário às 16h do sábado. Depois, no domingo, o Maracanã recebe o Atlético-CE às 15h, enquanto o Icasa recebe o Crato às 16h.

Dessa lista, Ferroviário (9) e Icasa (1) são os únicos que já se sagraram campeões. O time de Juazeiro do Norte, inclusive, é o único de fora de Fortaleza a ter um título estadual, ganho em 1992. Neste ano, Iguatu, Caucaia, Crato, Pacajus e Maracanã buscam igualar esse feito. O último, inclusive, faz sua segundo participação na elite cearense – nove anos depois da primeira.

Expectativas

Entre os times que disputam essa primeira fase, o melhor na última edição do Estadual foi o Ferroviário, atual terceiro colocado do campeonato. Ao site oficial do clube, o zagueiro Vitão comentou sobre a expectativa do time para o campeonato, garantindo que o time está preparado.

“Estamos muito focados para essa competição. O nosso grupo está preparado e trabalhando forte. Agora é focar na estreia para iniciarmos com o pé direito. Vou para a minha terceira temporada no Ferroviário. De todas as temporadas, essa é a que estou mais motivado. Vamos seguir com essa boa pegada para conquistarmos o título”.

A situação mais inusitada, porém, é a do Atlético Cearense. A apenas dois dias da sua estreia no campeonato, o clube ainda não iniciou os seus treinamentos para a nova temporada. O clube vive situação delicada e perdeu jogadores importantes nessa intertemporada, como o volante Olávio, que foi um dos artilheiros do Brasil em 2021.

Assim, mesmo na Série C, a Águia da Precabura precisará fazer um Cearense cauteloso para não correr o risco de ser rebaixado e dar um passo atrás no seu planejamento de longo prazo.

O que está em jogo

Além do sonho do título estadual, o Cearense de 2022 também vai valer uma série de vagas para os times na disputa, além, claro, da fuga do rebaixamento. Em jogo, posições na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e na Série D do próximo ano.

Para a Copa do Brasil, são duas vagas pelo Estadual, destinadas aos dois finalistas. Em caso de finalista com título nordestino ou vaga na Libertadores, essa lista pode ser ampliada, viabilizando classificações para o terceiro ou o quarto time do campeonato. O Ceará ainda dá uma vaga na competição via Copa Fares Lopes, torneio disputado apenas no segundo semestre.

Na Copa do Nordeste, há uma vaga direta à fase de grupos, para o campeão do Estadual, o time cearense com melhor ranking da CBF também vai à disputa principal. Ainda há três vagas para o pré-Nordestão: duas para os dois melhores times do Estadual sem vaga direta e mais uma para o time melhor rankeado que não apareça entre esses cinco anteriores.

Para a Série D, as vagas são destinadas aos três melhores times do Estadual que não tenham vaga garantida entre as três primeiras divisões em 2022 ou 2023, ou seja: Ceará e Fortaleza (hoje na Série A), Ferroviário e Atlético-CE (hoje na Série C) ou qualquer eventual time que consiga o acesso da Série D neste ano, com Pacajus, Crato e Icasa brigando pela promoção. O Floresta, que também disputa a Série C, está na Segunda Divisão do Cearense.

Regulamento do Cearense

A primeira fase será disputada por oito times, em jogos de ida e volta. Ao término das 14 rodadas, os dois últimos são rebaixados, enquanto os quatro primeiros avançam. Os dois melhores vão direto para as semifinais, enquanto o terceiro e quarto colocado fazem as quartas de final em ida e volta contra Fortaleza e Ceará, respectivamente, com mando definido por sorteio.

Os vencedores das quartas vão às semifinais e encaram os dois melhores da primeira fase, novamente com sorteio de mando. A partir de então, quem se classificar faz a decisão do Estadual, que também será disputada em ida e volta – aqui, porém, o mando de campo será definido com base no rendimento nas semifinais.

Desta forma, Fortaleza e Ceará, que entram na competição em 22 de fevereiro, nas quartas de finais e farão apenas de duas a seis partidas no Estadual. A única chance de um Clássico-Rei no Estadual é na disputa da final do torneio.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trending