conecte-se conosco
Blas Cáceres, Sport x Ceará, Copa do Nordeste Blas Cáceres, Sport x Ceará, Copa do Nordeste

CECearáCopa do NordestePESportÚltimas

No Castelão, Ceará domina o Sport, mas para em Mailson e ficam no empate

Kely Pereira/Sport Recife

Publicados

em

O clássico nordestino entre Ceará e Sport foi um confronto de ataque contra defesa. Na Arena Castelão, os mandantes pressionaram do início ao fim, principalmente nos 15 minutos finais, depois da expulsão de Fábio Alemão, do Leão. Ainda assim, o jogo terminou em um empate sem gols – em grande parte pela atuação de Maílson, goleiro rubro-negro, que salvou uma série de grandes chances alvinegras.

Conseguindo aplicar um futebol de grande intensidade e pressão, o Vozão anulou todo o jogo dos rubro-negros. Com isso, os pernambucanos praticamente não finalizaram no jogo, vendo um jogo acontecendo inteiramente no seu campo de defesa. No primeiro tempo, até a defesa leonina era falha, mas, entre a grande atuação de Maílson e as correções na última linha no segundo tempo, o time conseguiu segurar o placar.

Como fica?

Com o empate, Vozão e Leão seguem fortes no G4 do Nordestão. Hoje, o Rubro-Negro é terceiro colocado do grupo A, com sete pontos em quatro jogos – mesma situação do CSA, vice-líder. O Alvinegro, por sua vez, lidera o grupo B, com nove pontos em cinco jogos – um ponto à frente do segundo, Náutico, e três à frente do Bahia, terceiro colocado com dois jogos a menos.

CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COPA DO NORDESTE

Agora, o Ceará volta a campo no sábado, para enfrentar o Atlético de Alagoinhas na 6ª rodada do Nordestão. A partida acontece no interior baiano, a partir das 16h. Para o Sport, o próximo compromisso é um clássico. Às 16h30 do sábado, o clube visita o Santa Cruz na 7ª rodada do Pernambucano. Pela Copa do Nordeste, o Leão só joga na quinta da próxima semana, contra o Botafogo-PB, no Recife.

Primeiro tempo

O Ceará foi quem tomou a iniciativa desde o início do jogo. Controlando a posse de bola, o Vozão buscava espaços na defesa do Sport, que, em um proposta mais fechada, tentava jogar pelos contra-ataques, mas não conseguia acionar suas peças de criação, resultando em um time incapaz de chegar à área adversária.

No início, isso gerou um jogo mais travado, mas quando o Ceará conseguiu elevar o ritmo, tomou controle total do jogo. Exercendo pressão intensa desde o meio de campo, o Alvinegro anulava a nervosa marcação do Sport e impedia que o Leão buscasse uma saída de jogo.

Assim, com um futebol veloz e intenso, o Vozão tinha grande presença de área e conseguia aparecer em condições de finalização. E foi assim que a estrela de Maílson começou a brilhar no jogo. Entre os 17 e os 23 minutos, o arqueiro pernambucano apareceu para cinco defesas importantes em sequência para salvar o Leão.

Com a alta rotação cearense, o Sport se viu obrigado a paralisar o jogo para tentar segurar o ritmo da partida. E até certo ponto isso deu certo. O Leão seguiu inofensivo, sem levar nenhum risco ao Ceará, mas, ao menos, passou a ter a capacidade de tentar se defender, sem precisar recorrer exclusivamente às intervenções de Maílson.

Segundo tempo

Depois do intervalo, o Sport voltou a campo com uma linha defensiva bem postada. Com essa melhor compostura adversária, os alvinegros precisaram mudar a sua proposta ofensiva, trocando seu futebol de criação veloz pelo meio por uma aposta nas jogadas aéreas. Assim, aos 13, o Vozão até conseguiu balançar as redes, com Richard Coelho, de cabeça, após cobrança de escanteio. Mas o árbitro viu uma falta na origem da jogada e anulou o lance.

Nessa nova realidade do jogo, o Ceará seguiu com total domínio do meio de campo. Ditando o ritmo, o Alvinegro trabalhava à frente da defesa rubro-negra, sempre rondando à área, mas sem tanta facilidade para quebrar a última linha.

Mas essa linha de defesa pernambucana foi desestabilizada aos 29 minutos, quando Fábio Alemão recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Sem o zagueiro/lateral, o Gustavo Florentín abriu mão do centroavante Flávio, que tinha acabado de entrar, e acionou o zagueiro Sabino. E, se o time não atacava antes, agora que não atacaria mesmo, dando total espaço para o Ceará seguir jogando sozinho pelo ataque, mas não foi o suficiente para tirar o jogo do zero.

Ficha do jogo

Ceará (0)
João Ricardo; Michel Macedo, Messias (Gabriel Lacerda), Luiz Otávio e Victor Luís; Fernando Sobral, Richard Coelho (Gabriel Santos) e Lima; Vina (Erick), Stiven Mendoza (Cléber) e Zé Roberto (Iury Castilho). Técnico: Tiago Nunes.

Sport (0)
Maílson; Fábio Alemão, Rafael Thyere, Chico e Sander; Ronaldo Henrique, Blas Cáceres e Everton Felipe (Ítalo); Ezequiel, Luciano Juba e Javier Parraguez (Flávio | Sabino). Técnico: Gustavo Florentín.

Local do jogo: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)
Cartão vermelho: Fábio Alemão (SPO)
Cartões amarelos: Erick, Iury Castilho (CEA), Ronaldo Henrique e Ray Vanegas (SPO)

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados