conecte-se conosco
mendoza mendoza

CECearáCopa Sul-AmericanaÚltimas

Com virada em cinco minutos, Ceará vence o Independiente na estreia da ‘Sula’

Foto: Stephan Eilert/Ceará

Publicados

em

Foi com susto, mas a história segue escrita. Em sua quarta estreia em competições continentais, o Ceará saiu atrás no placar no primeiro tempo, na Arena Castelão, mas conseguiu a virada em cinco minutos e bateu o Independiente – cabeça do Grupo F – por 2 a 1, mantendo sua invencibilidade nos primeiros jogos de torneio internacionais.

Com o resultado, o Ceará começa a primeira fase da Copa Sul-Americana já na liderança do Grupo F, com três pontos. Outras equipes da chave, General Caballero e Deportivo La Guaira, se enfrentam na quarta-feira, às 19h15, no Paraguai.

O Ceará volta a campo no sábado, às 21h, diante do Palmeiras, em partida que será a estreia do Vozão na temporada 2022 da Série A do Campeonato Brasileiro.

O jogo

O início do jogo entre Ceará e Independiente, na Arena Castelão, foi de muito estudo. Com as duas equipes marcando forte, os dois times pouco produziram nos minutos iniciais da partida. O caminho começou a se abrir para o Vozão após a expulsão do zagueiro Ayrton Costa, que levou o segundo amarelo após matar contragolpe puxado por Mendoza.

Com um a menos, a equipe argentina passou a ficar mais retraída e o Ceará acabou crescendo na partida. Apesar de contra com amplo domínio da posse de bola, uma postura mais aguda dos alas, que possibilitou cercar os Rojos em sua grande área, o Alvinegro de Porangabuçu não conseguiu incomodar o goleiro Sebastián Sosa.

Na sua primeira oportunidade de contra-atacar, o Rei de Copas abriu o placar. Após erro de passe de Luiz Otávio para Rodrigo Lindoso, o lateral Asis recupera a bola e lança para Togni, que avança para a esquerda e bate colocado na saída de João Ricardo para abrir o placar.

Perdendo a partida, o técnico Dorival Júnior não quis saber de esperar o intervalo para mudar a equipe e torná-la mais ofensiva. Assim, aos 37, sacou o volante Richard Coelho e acionou o atacante Erick, para ganhar ainda mais agressividade pelos lados do campo.

E foi nos pés do camisa 11, que o Vozão teve a sua grande chance na primeira etapa. Após lançamento vindo da intermediária, Erick recebeu bola cara a cara com o goleiro Sosa, mas não conseguiu dominar a bola para finalizar. Posteriormente, o lance acabou impugnado pelo trio de arbitragem uruguaio.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o técnico Dorival Júnior optou por retornar para o segundo tempo com o centroavante Zé Roberto na vaga de Lima. Apesar disso, quem tentou uma blitz nos primeiros minutos foi o Independiente, que cercou a área alvinegra nos instantes iniciais.

A formação mais ofensiva dos cearenses deu resultado após a pressão inicial do Independiente. Depois de 10 minutos ocupando o campo de defesa dos argentinos, o Vozão criou chances, mas só exigiu uma boa defesa de Sosa após um chute de longa distância de Vina. Pouco tempo depois, após bola lançada para a área, Messias deu um voleio na direção do gol e o volante Lucas Romero meteu a mão na bola. Mendoza cobrou e marcou para empatar o placar e recolocar o Ceará na luta pela vitória na estreia.

O torcedor do Ceará não teve nem tempo de comemorar. Após a segunda falta dura no segundo tempo, o lateral Nino Paraíba foi expulso logo após o gol e deixou as equipes em igualdade numérica. Assim, no ajuste em campo, o volante Fernando Sobral acabou deslocado para a direita.

Cinco minutos após o primeiro gol, o Ceará chegou à liderança do placar após uma lambança da defesa do Independiente. Erick cobrou escanteio pela direita, o goleiro Sosa não achou nada, Zé Roberto tocou na bola, que desviou em Benegas e acabou morrendo na meta do Independiente.

Atrás no placar, o Independiente procurou dominar as ações na reta final da partida. Com ambas as equipes com 10 jogadores, o técnico Eduardo Dominguez instruiu a equipe a investir na bola aérea e, para isso, acionou os volantes Poblete e Benavidez para tornar o time mais alto.

Bem postado defensivamente, especialmente após a entrada de Richardson e Michel Macedo, para recompor a linha de defesa, o Ceará pouco sofreu com as investidas dos argentinos e buscava sair nos contragolpes. Contudo, não teve sucesso para ampliar o placar saindo de campo com a vitória por 2 a 1, mantendo a escrita de não perder em estreias de competições continentais.

Ficha do jogo

Ceará 2
João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Rodrigo Lindoso, Richard Coelho (Erick) e Fernando Sobral (Richardson); Lima (Zé Roberto), Vina (Michel Macedo) e Mendoza (Iury Castilho). Técnico: Dorival Júnior.

Independiente 1
Sosa; Asis, Laso, Ayrton Costa e Lucas Rodríguez; Lucas Romero (Benavidez), Soñora (Ostachuk) e Blanco (Poblete); Roa, Gastón Togni (Tomás Pozzo) e Leandro Benegas. Técnico: Eduardo Dominguez

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Leodán González (URU)
Assistentes: Richard Trinidad e Pablo Llarena (URU)
Gols: Gastón Togni aos 33/1ºT (Independiente), Mendoza aos 15/2ºT (Ceará), Benegas (contra) aos 20/2ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Mendoza, Nino Paraíba, Fernando Sobral (Ceará); Ayrton Costa, Asis, Blanco (Independiente)
Cartões vermelhos: Nino Paraíba (Ceará); Ayrton Costa (Independiente)

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados