publicidade

Vina marca dois e Ceará bate o Tombense, fora de casa, pela Copa do Brasil

Copa do Brasil, CE, Ceará, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 20 de abril de 2022

Jogando com um time misto, o Ceará sofreu diante da Tombense, em Muriaé, no interior de Minas Gerais. Apesar da vitória por 2 a 0, o Vozão foi pressionado durante boa parte do jogo e teve que suportar as investidas do time mineiro, que ficou com um jogador a mais logo no início da segunda etapa, depois que Messias foi expulso. Assim, coube ao meia-atacante Vina decidir o confronto, com dois belos gols.

Com o resultado, o Ceará pode perder por até um gol de diferença no jogo da volta diante do Tombense. A segunda partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil acontece no dia 11 de maio, às 19h, na Arena Castelão.

Sem compromissos pela Série A no final de semana, o Ceará terá como próximo adversário o General Caballero, na terça-feira, às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio Manoel Ferreira, no Paraguai, pela Copa Sul-Americana.


O jogo

Com time misto, poupando diversos jogadores como Nino Paraíba, Richard Coelho e Mendoza, o Ceará sofreu com a marcação alta do Tombense nos primeiros minutos de jogo, em Muriaé, no interior de Minas Gerais. O time da casa até conseguia criar chances para chegar à área, porém sem a qualidade na finalização para ser perigoso junto à meta defendida por João Ricardo.

O Ceará, por sua vez, parecia administrar o jogo e evitar um maior desgaste devido à dura sequência de partida que vem enfrentando por Copa Sul-Americana e Série A. Por isso, o Vozão utilizou-se dos contra-ataques para chegar ao campo de ataque. Em sua primeira estocada, o Alvinegro Alencarino chegou ao gol. Aos 13, Vina bateu falta sobre a barreira do Tombense e bateu o goleiro Felipe Garcia para abrir o placar.

Após sofrer o gol, o Tombense voltou a dominar as ações e imprimir seu ritmo no jogo. O Ceará, por sua vez, passou a adotar uma postura mais retraída, esperando o time mineiro no seu campo de ataque. Assim, a equipe da casa criou boas chances com Marcelinho e Jean Lucas, que esbarraram em boas defesas de João Ricardo.

O Ceará só voltou a chegar com perigo aos 43 minutos. Após saída de bola errada do Tombense, Geovane intercepta, abre para Erick que enxerga Vina na área. O camisa 29 bate colocado no contrapé de Felipe Garcia, que faz excelente defesa.

Segunda etapa

Com menos de 30 segundos, o Ceará já sofreu o primeiro susto na etapa final. Após subida do lateral Reginaldo, pela esquerda, a bola foi lançada para a área. Gabriel Lacerda não conseguiu cortar e ela se apresentou para Marcelinho, que finalizou para fora.

O jogo se complicou ainda mais para o Ceará aos seis minutos de jogo. Após Vinícius Mingotti ser lançado em profundidade, Messias fez a falta e, por ser o último homem do Alvinegro, acabou sendo expulso. Na sequência do lance, Marcelinho bateu falta e carimbou o travessão de João Ricardo.

Com um jogador a mais, o Tombense passou a pressionar a saída de bola do Ceará e criar diversas oportunidades, especialmente com Vinícius Mingotti, que não conseguiu capitalizar as chances em finalizações de perigo. O Vozão, por sua vez, investia nos contra-ataques em lançamentos longos para Mendoza correr às costas do lateral David.

Aos 20 minutos, o técnico Hemerson Maria colocou o time do Tombense ainda mais à frente em busca do empate. Foram acionados o lateral Manoel e os atacantes Ciel e Gabriel Henrique, sendo os dois primeiros titulares poupados, nas vagas de Reginaldo, Gustavo Cazonatti e Jean Lucas, respectivamente.

Nos minutos finais, o Ceará conseguiu colocar a bola no chão e passou a valorizar a posse de bola para evitar a pressão do Tombense. E foi assim que o Alvinegro chegou ao segundo gol. Em jogada longamente trabalhada na intermediária do time mineiro, o Vozão trocou passes até a bola chegar no meia-atacante Vina. O camisa 29 venceu dividida com o zagueiro Jordan, limpou mais um defensor e bateu colocado no canto direito de Felipe Garcia.

Depois de sofrer o segundo gol, o time mineiro não teve mais forças para reagir e tentar voltar a pressionar o Ceará. Assim, coube ao Vozão apenas administrar os minutos finais e garantir a conquista de uma importante vantagem para o jogo da volta, dia 11 de maio, na Arena Castelão.

Ficha do jogo

Tombense 0
Felipe Garcia; David (Diego Ferreira), Jordan, Roger Carvalho e Reginaldo (Manoel); Gustavo Cazonatti (Ciel), Zé Ricardo, Igor Henrique e Jean Lucas (Gabriel Henrique); Marcelinho e Vinícius Mingotti (Everton Galdino). Técnico: Hemerson Maria.

Ceará 2
João Ricardo; Michel Macedo, Messias, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Rodrigo Lindoso, Geovane e Léo Rafael (Wescley); Lima (Lucas Ribeiro), Vina (Nino Paraíba) e Erick (Mendoza). Técnico: Dorival Júnior.

Local: Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)
Gols: Vina aos 13/1ºT e aos 35/2ºT (Ceará)
Cartões amarelos: David, Zé Ricardo e Diego Ferreira (Tombense); Gabriel Lacerda, Léo Rafael, Richard (banco) e Geovane (Ceará)
Cartão vermelho: Messias (Ceará)

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING