O Campinense largou na frente na briga pelo título do Campeonato Paraibano. Neste sábado, o Botafogo-PB recebeu a Raposa para o 1º jogo da grande final e perdeu por 2×1. E foi de virada, com Alessandro abrindo para o Belo e Olávio e Dione marcando para o Rubro-Negro.
- Campinense e Botafogo se unem em protesto contra torcida única em finais
- Blog de Cassio: Nordestão firma 1º contrato de transmissão para 2023
Em campo, o jogo foi morno nos primeiros 65 minutos, com um futebol muito estudado e de forte marcação. O ânimo só veio depois do 1º gol, aos 20 do 2º tempo. A partir daí, a Raposa foi para o ataque e conseguiu buscar a virada.
E ainda daria tempo para um cartão vermelho direto para o Campinense. Aos 47, o volante Patrick Recife foi expulso após uma falta dura. Assim, ele vira desfalque para o jogo da volta.
Como fica?
Com o empate, a definição do título paraibano fica para o jogo da volta. Às 16h do próximo sábado, dia 21, a Raposa será mandante, recebendo no Belo no jogo decisivo. Quem vencer esse jogo será o campeão paraibano de 2022.
Agora, os times voltam o foco à Série C. Nesta quarta-feira, às 18h, o Campinense recebe o Ypirangaa de Erechim. Apenas 2h30 depois, o Botafogo-PB visita o Vitória. Os dois jogos são válidos pela 6ª rodada do campeonato.
Botafogo-PB x Campinense
1º tempo: jogo equilibrado e pouco perigo real
Em campo, Belo e Raposa protagonizaram um 1º tempo muito estudado. O time de Campina Grande tinha maior domínio da posse de bola, mas era algo centrado em seu campo de defesa. Isso porque os mandantes marcavam alto e não davam muito espaço para o Rubro-Negro.
Nisso, o Alvinegro apostava mais em jogadas de contra-ataque. E, nessa proposta, o Botafogo conseguia ser um pouco mais perigoso nas chegadas ao ataque, mas sem muitas oportunidades reais. Assim, o 1º tempo mais travado pelo menos e menos eficaz no último terço.
2º tempo: Botafogo sai na frente e Campinense acorda
Depois do intervalo, a cara do jogo não mudou muito. O Campinense seguia com uma posse de bola inofensiva. O Botafogo seguia com pouco espaço para os contra-ataques. Mas tudo mudaria.
Aos 20, uma cobrança de falta na área terminou na cabeça do lateral Alessandro, do Botafogo. E ele aproveitou a oportunidade para colocar o Belo em vantagem na final do Paraibano. Mas a resposta do Campinense seria quase imediata.
Após sofrer o gol, a Raposa subiu as linhas e buscou uma intensidade para o ataque. Nisso, logo aos 25, Guga recuperou a bola na defesa botafoguense e passou para Olávio, na área, deixar tudo igual na decisão.
Após o 1×1, o jogo ficou aberto e os dois times foram para o ataque. Mas o Campinense, que já vinha melhor, conseguiu confirmar o crescimento. Aos 33, Filipe Ramon cruzou, Olávio tentou bater e a bola sobrou para Dione marcar o gol da virada.
Daí em diante, a Raposa se fechou mais, mas seguiu tendo saídas melhores. Mas, aos 47, o volante rubro-negro Patrick Recife fez uma falta dura e o VAR chamou, rendendo o vermelho para o jogador. Mas já não havia muito tempo para mudar o jogo depois disso.
🕢 34” 2ºT – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL!!!
— Campinense Clube (@CampinensePB) May 14, 2022
⚽️ @dione#BOTxCAM| 1 – 2#Paraibano2022#Sanguenervosecoração pic.twitter.com/Q3rQN5T6qG
Ficha do jogo
Botafogo-PB (1)
Luis Carlos; Edvan (Elias Lira), Gabriel Yanno, Paulo Vitor e Alessandro; Pablo (Adílson Bahia), Ratinho (Tinga) e Esquerdinha; Gustavo Coutinho, Alan Grafite (Kesley) e Leilson (Nádson). Técnico: Gerson Gusmão.
Campinense (2)
Mauro Iguatu; André Mascena, Michel Bennech, Cleiton Potiguar e Emerson (Patrick Recife); Magno, Jeferson Lima e Dione (Douglas Lima); Luiz Fernando (Erick Pulga), João Paulo (Filipe Ramon) e Olávio (Iago Silva). Técnico: Ranielle Ribeiro.
Local do jogo: Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão), em João Pessoa-PB
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Assistentes: Brígida Cirilo Ferreira (Fifa-AL) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (Fifa-MG)
Gol: Alessandro (20’/2ºT | BOT), Olávio (25’/2ºT | CAM), Dione (33’/2ºT | CAM)
Cartão vermelho: Patrick Recife (CAM)
Cartão amarelo: Alessandro, Paulo Vitor (BOT) e Magno (CAM)
⏱️2T 55' | 1×2 | #BOTxCAM
— Botafogo-PB (@BotafogoPB) May 14, 2022
Fim de jogo. Fim dos primeiros 90 minutos da decisão. Agora é mudar a chave, pensar na Série C e sábado tem a volta em Campina Grande. Não tem nada perdido. Pra cima, Belo.#MaiordaParaíba #JuntosPeloParaibano
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Presidente do Salgueiro desabafa e revela negociação com o Náutico por desistência das vagas
-
Últimas2 anos atrás
Copa do NE é ampliada para 36 clubes e beneficia Santa Cruz, América-RN e Treze entre outros
-
Últimas3 anos atrás
Empresário diz que Rithely desistiu de acertar com Náutico e detona jogador: “Moleque”
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Salgueiro desiste de Copa do Nordeste e do Brasil e Náutico pode herdar vagas
-
Últimas2 anos atrás
Com salário pago por colaboradores, Náutico acerta contratação de Caio Dantas
-
Náutico2 anos atrás
Náutico acerta contratação de Felipe Cabeleira, ex-promessa do Santa Cruz
-
Campeonatos2 anos atrás
CLASSIFICAÇÃO – Série B
-
Santa Cruz3 anos atrás
Santa Cruz chega a acerto com Wallace PE, e atacante desembarca no Arruda após o fim do Potiguar