conecte-se conosco

PESportÚltimas

Após transformação, Joelinton deslancha, ganha prêmio na Inglaterra e torcida do Sport vibra: ‘Menino Europa’

Jogador se firmou de vez na Europa e leoninos lembram ‘profecia’; veja

Publicados

em

Revelado na Ilha do Retiro, Joelinton vive ascensão desde 2015, quando deixou o Sport rumo ao futebol europeu. Passou pela liga austríaca, alemã e, há três anos, desembarcou no campeonato mais importante do velho continente: a Premier League.

Contratado pelo tradicional Newcastle por 40 milhões de euros (R$ 170 milhões, na época), tem alta frequência de partidas no clube. Foram 44 jogos no primeiro ano e 36 no segundo. Na atual temporada, por sua vez, passou por uma inesperada transformação. Mas que o fez deslanchar e rendeu-lhe importante prêmio.

Com a chegada do técnico Eddie Howe, Joelinton deixou a referência do ataque para virar volante. E não poderia dar mais certo: o jogador virou destaque do time e, nesta segunda-feira, foi eleito o melhor jogador do Newcastle da temporada.

Pode-se dizer que o marco para virada de chave do brasileiro foi o mês de janeiro. Ali, o clube inglês foi comprado por um fundo saudita, recebeu forte aporte financeiro e trocou de comando.

Para se ter uma ideia, chegaram, dentre outros, Bruno Guimarães – peça carimbada na seleção brasileira – e o experiente Kieran Trippier, da seleção inglesa. A ideia do Newcastle era deixar a lanterna do torneio, algo que acabou conquistado sem tantos sustos – a dois jogos fim, é 14º colocado, com 43 pontos.

Muito pelo desempenho de Joelinton, que esteve mais em evidência que os concorrentes de maior prestígio. Como meio-campista, destacou-se pela ocupação de espaços, imposição física e marcação.

Inclusive, virou líder de desarmes do time a partir do recorte em que passou a atuar na função. Mas não deixou de fazer gols, como por exemplo os dois diante do Norwich e diante do Brentford.

“É motivo de muita alegria e satisfação poder chegar nessa reta final com esse prêmio. Aconteceram muitas coisas nessa temporada e é muito gratificante ter esse reconhecimento”, comemorou Joelinton.

“Divido isso com todos os meus companheiros, comissão técnica, torcida, família e amigos que estão comigo. Sigo diariamente buscando evolução e espero que a próxima temporada possa ser ainda melhor para todos nós”, completou.

A metamorfose de Joelinton, de atacante do Sport a volante premiado no Newcastle

Caiu de vez nas graças da torcida do Newcastle…

Depois da mudança e crescimento, Joelinton caiu de vez nas graças da torcida do Newcastle. Jogador mais caro da história do clube na época em que foi comprado – superando o astro Michael Owen -, a torcida, no entanto, criou uma música para o brasileiro em que diz: “Ele só custou 40 milhões de euros”.

Além disso, é comum ver bandeiras e camisas personalizadas do Brasil nas arquibancadas do St. James’ Park (estádio do Newcastle). Inclusive, recentemente, um torcedor do clube inglês fez uma tatuagem em homenagem ao brasileiro.

Fotos: Acervo pessoal e Reprodução/ Twitter

… e a torcida do Sport não esquece

Orgulhosa da cria leonina, os rubro-negros acompanham de perto os passos de Joelinton na Europa. E tem orgulho. O próprio clube, inclusive, nesta segunda, compartilhou uma mensagem ao jogador. “Estamos torcendo por você, Joelinton”.

A mensagem, como não poderia deixar de ser, teve engajamento dos torcedores. Que lembraram de uma declaração do então técnico do Sport em 2014, Eduardo Baptista, que disse que o jogador seria “de Europa”. Veja abaixo.

Números de Joelinton pelo Newcastle

2021-2022

Jogos: 35
Gols: 4
Assistências: 1

2020-2021

Jogos: 36
Gols: 6
Assistências: 1

2019-2020

Jogos: 44
Gols: 6
Assistências: 3

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados