conecte-se conosco
Fortaleza x Ceará - Arena Castelão Fortaleza x Ceará - Arena Castelão

CECearáFortalezaSérie AÚltimas

Em jogo tenso, Ceará bate o Fortaleza e deixa o Z4 da Série A

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Publicados

em

Um Clássico-Rei que fez jus à tensão que esperava ao longo da semana. Com muita confusão no primeiro tempo, o Ceará contou com um gol de Cléber, aos 55 da primeira etapa, para conquistar a segunda vitória e sair do Z4. Além disso, os Alvinegros afundaram ainda mais o Fortaleza, que perdeu mais um jogo como mandante e segue sem vencer na Série A.

Como fica?

Com o resultado, o Ceará deixa a zona de rebaixamento da Série A. A vitória coloca o Vozão na 15ª colocação, com nove pontos ganhos. Já o Fortaleza segue na lanterna da competição com apenas dois pontos conquistados e sem vencer nenhuma partida no Brasileirão.

Os próximos compromissos dos cearenses na elite nacional já acontecem no final de semana. O Alvinegro recebe o Coritiba, novamente na Arena Castelão, às 19h, no sábado. No dia seguinte, o Leão do Pici visita o Flamengo, no Maracanã, às 16h.

Fortaleza x Ceará

1º tempo: Muita confusão e pouco futebol

Sinalizadores, fumaça, empurra-empurra, agressão, reclamação, cartões amarelos e expulsões. Esse poderia ser o resumo do que foi o primeiro tempo do Clássico-Rei na Arena Castelão. Com um nível de tensão muito alto entre as equipes, o jogo adiado válido pela quarta rodada da Série A teve muito mais confusão do que futebol.

Nos minutos iniciais, o Fortaleza, que tinha a torcida fazendo uma grande festa nas arquibancadas do Castelão, partiu para cima do Ceará. Precisando da vitória para diminuir a distância para sair da zona de rebaixamento da Série A, o Leão apertou a saída de bola do Vozão e até conseguiu criar uma chance, com Moisés, que bateu para fora.

Contudo, aos sete minutos, o jogo precisou ser interrompido devido ao uso de sinalizadores por parte da torcida tricolor. Assim, com baixa visibilidade no campo de jogo, o árbitro Bráulio da Silva Machado precisou parar o jogo duas vezes.

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

A bola voltou a rolar em definitivo aos 15, mas logo parou novamente devido a uma confusão generalizada entre os jogadores. O saldo do empurra-empurra acabou saindo pior para o Fortaleza, que teve o volante Felipe e o auxiliar técnico Gastón Liendo expulsos. Ainda foram advertidos com o cartão amarelo, o zagueiro Ceballos, pelo Leão, e o Richard Coelho, que tomou o tapa no rosto do jogador expulso, pelo lado do Ceará.

Assim, o jogo só recomeçou, de fato, aos 22 minutos e primeira boa chance foi do Fortaleza. Moisés avançou na área, driblou o defensor e bateu cruzado para o gol. A bola passou perto da meta do goleiro João Ricardo.

Mesmo com o susto, o Ceará foi o dono das ações na parte do jogo em que houve futebol. Com um jogador a mais, o Vozão encontrou espaços no meio-campo e passou a chegar com perigo ao gol de Marcelo Boeck, com direito a bola no travessão do meia Lima.

No apagar das luzes do primeiro tempo, o Alvinegro conseguiu converter o seu domínio em gol. Aos 55, Nino Paraíba sofreu falta no lado direito da área. O Ceará cobrou, o Fortaleza afastou e o Vozão retomou a posse de bola. Após trabalhar a bola na intermediária, Vina recebeu o passe e, de calcanhar, enfiou a bola para Cléber, que entrou livre e bateu na saída do arqueiro tricolor para abrir o placar.

2º tempo: Fortaleza cresce, Ceará se segura

A volta para o segundo tempo mostrou um Ceará mais bem postado e pronto para jogar mais à frente. Porém, diferente do que se viu na reta final da primeira etapa, o Vozão não conseguia entrar na área do Fortaleza e criar chances de perigo contra o gol de Marcelo Boeck.

Com o avanço do relógio e a necessidade da vitória, o Fortaleza passou a se lançar mais para o ataque e, assim, ser mais perigoso que o Ceará, que se resguardou mais e começou a sair nos contra-ataques para ampliar o placar.

As alterações de Vojvoda tornaram o time ainda mais ofensivo na segunda metade da etapa final. Com as entradas de Romarinho, Lucas Crispim e Depietri nas vagas de Ceballos, Hércules e Moisés, o Leão passou a pressionar o Vozão ao redor da sua grande área. Por isso, como resposta, o auxiliar técnico Lucas Silvestre, que substituiu o suspenso Dorival Júnior, acionou o zagueiro Marcos Victor para fechar ainda mais a área nos minutos finais.

A última grande chance do Fortaleza aconteceu nos acréscimos. Aos 48 minutos, Pikachu cobrou falta perigosa, que acabou desviada por João Ricardo. Na cobrança de escanteio, Benevenuto cabeceou para boa defesa do goleiro do Vozão.

Ficha do jogo

Fortaleza 0
Marcelo Boeck; Ceballos (Romarinho), Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Felipe, Hércules (Lucas Crispim), Lucas Lima (Zé Welison) e Juninho Capixaba; Moisés (Depietri) e Silvio Romero (Robson). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Ceará 1
João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio (Gabriel Lacerda) e Victor Luís; Richard Coelho, Richardson (Fernando Sobral) e Lima; Erick (Iury Castilho), Vina (Marcos Victor) e Cléber (Matheus Peixoto). Técnico: Dorival Júnior

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (ambos do SC)
Gols: Cléber aos 56/1º T (Ceará)
Cartões amarelos: Ceballos, Lucas Lima, Yago Pikachu, Zé Welison (Fortaleza); Richard, Richardson, Cléber, Lima (Ceará)
Cartão vermelho: Felipe (Fortaleza)
Público: 37.372 torcedores
Renda: R$ 778.710,00

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados