conecte-se conosco
Fortaleza - permanência Fortaleza - permanência

CEFortalezaSérie AÚltimas

Fortaleza buscará aproveitamento superior aos 50% para se manter na briga pela permanência

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Publicados

em

Tricolor do Pici precisará fazer 30 dos 57 pontos possíveis para alcançar porto seguro projetado para a permanência

Com o fim do primeiro turno, o Fortaleza encerra a metade inicial da Série A em situação muito delicada na tabela de classificação. Após o empate em 0 a 0 diante do Santos, em casa, o Tricolor do Pici alcançou apenas o seu 15º ponto em 19 partidas disputadas.

Portanto, levando em consideração o levantamento de pontos disputados em relação à atual pontuação, o Leão obteve um aproveitamento de apenas 26,3%. Assim, caso mantenha o desempenho o Tricolor do Pici chegaria a apenas 30 pontos, projeção muito longe do que precisaria fazer para se manter na elite nacional para a próxima temporada.

Por isso, para permanecer na Série A, o Fortaleza precisará acelerar até dobrar a sua pontuação no returno, uma vez que a meta projetada pelo site Chance de Gol para ter 99% de chance de se garantir na elite nacional é de 45 pontos.

Atualmente, o Fortaleza encabeça a lista de candidatos ao rebaixamento do portal do Departamento de Matemática da UFMG. De acordo com o site, o Leão do Pici tem quase 75% de chances de disputar a Série B em 2023. Já o Chance de gol coloca os cearenses como o clube com o quarto maior risco. Com 52,6% de probabilidade de ser rebaixado, o Tricolor está à frente do Atlético-GO (55,6%), Avaí (74%) e o Juventude (95,2%).

O que é necessário para o Leão?

O desafio do Tricolor do Pici será bastante árduo. Para alcançar os 45 pontos, considerados o porto seguro para efetivar, o Fortaleza precisará de um aproveitamento superior ao de sua campanha histórica em 2021, que lhe garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores, com 50,8% dos pontos disputados sendo somados.

Um paralelo que pode ser traçado ainda na tabela da Série A para a campanha do Fortaleza na luta para escapar da queda é a necessidade de repetir algo semelhante ao que foi feito por Flamengo e Athletico Paranaense no primeiro turno. As equipes ocupam, respectivamente, o sexto e o sétimo lugar na tabela.

Caso consiga escapar do rebaixamento, o Leão terá conseguido um feito inédito, pois desde o início da Série A em pontos corridos com 20 clubes, em 2006, um lanterna do 1º turno conseguiu terminar o campeonato fora do Z4. A melhor campanha de recuperação foi do Vitória, em 2014, mas, na ocasião, o Leão da Barra terminou caindo na 17ª posição.

Análises, informações, números e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados