conecte-se conosco
Nino Paraíba - Ceará Nino Paraíba - Ceará

CECearáCopa Sul-AmericanaÚltimas

Ceará é derrotado pelo São Paulo, perde invencibilidade na ‘Sula’ e sai atrás nas quartas de final

Foto: Felipe Santos/CearaSC.com

Publicados

em

Alvinegro não conseguiu produzir ofensivamente e viu o meia Nikão acertar um chutaço na segunda etapa para definir a partida

Não deu para o Ceará. Jogando fora de casa, o Alvinegro alencarino não se apresentou bem em jogo bastante truncado e acabou derrotado pelo São Paulo graças a um chute de rara felicidade de Nikão, que foi acionado na segunda etapa. Assim, caiu a invencibilidade do Vozão, que tinha 100% de aproveitamento, com oito jogos e oito vitórias na Copa Sul-Americana 2022

Como fica?

Com o resultado, o Ceará precisará de uma vitória por dois gols de diferença na próxima semana na Arena Castelão para avançar de maneira direta às semifinais da Copa Sul-Americana. Em caso de triunfo por apenas um gol, a vaga será definida nas penalidades.

Próximo jogo

Antes do próximo jogo pelas quartas de final da Sula, o Ceará volta a campo pela Série A. No próximo sábado, o Vozão encara o Botafogo, no estádio Nilton Santos, às 16h30. Já o segundo embate diante do São Paulo acontecerá na quarta-feira, às 19h15, na Arena Castelão.

1º Tempo – Jogo truncado e poucas chances criadas

Jogando em casa a partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, o São Paulo começou o jogo tentando fazer valer o mando de campo e pressionar o Ceará através das alas, especialmente pela esquerda com Wellington.

Enquanto buscava resistir ao ímpeto inicial do Tricolor paulista, o Vozão ainda teve uma baixa considerável, ao perder o meia Diego Rigonato, lesionado. No seu lugar, entrou o volante Fernando Sobral, para reforçar a marcação no meio-campo.

A partir dos 15 minutos, o Ceará começou a encaixar melhor a sua marcação e o volume do jogo dos paulistas acabou arrefecendo. Assim, o jogo ficou muito truncado, fazendo jus ao gramado pesado do Morumbi nesta quarta-feira.

Mesmo sem ter o maior domínio da posse de bola, foi o Ceará quem teve as melhores chances da primeira etapa, sempre aproveitando falhas da defesa do São Paulo. No primeiro lance, Nino Paraíba roubou bola do zagueiro Léo e arriscou para carimbar a trave do goleiro Felipe Alves. Já aos 43, Mendoza aproveitou vacilo de Miranda e finalizou para o gol. O arqueiro tricolor conseguiu se recuperar no lance e evitar que os Alvinegros inaugurassem o placar.

Nino Paraíba - Ceará
Nino Paraíba carimbou a trave do goleiro Felipe Alves – Foto: Felipe Santos/Ceará

2º Tempo – São Paulo perde pênalti, mas garante a vitória

A tônica do jogo se repetiu no início da segunda etapa. Assim como fez nos primeiros 15 minutos, o São Paulo tentou forçar mais o jogo em buscar de exercer uma pressão em cima do Ceará. Assim, com cinco minutos, o Tricolor já havia feito duas finalizações perigosas à meta de João Ricardo com Igor Gomes e Luciano.

Novamente, aos poucos, o Ceará começou a encaixar o seu jogo e diminuir a pressão do São Paulo. Mais equilibrado em campo, o Alvinegro conseguiu sua primeira boa jogada na etapa final a partir dos pés de Vina. O meia arrancou pela direita e cruzou para a área procurando Mendoza. A bola passou por todo mundo e saiu pela linha de fundo.

Insatisfeito com a dinâmica do seu time, o técnico Rogério Ceni promoveu logo três alterações pouco antes da metade do segundo tempo. Entraram Pablo Maia, Galoppo e Nikão nas vagas de Gabriel Neves, Igor Gomes e Luciano. Assim, em seu primeiro lance na partida, o camisa 10 recebe na entrada da área e, em um chute de rara felicidade, bateu o goleiro João Ricardo para abrir o placar.

Aos 32, o jogo quase se complicou ainda mais para o Ceará. Em dividida pelo alto, Victor Luís atingiu o rosto de Calleri com o braço. O jogador do Tricolor teve um corte abaixo do olho e sangrou bastante. Inicialmente, o árbitro não havia marcado a falta, mas foi chamado pelo VAR e acabou, após a revisão, assinalando a penalidade, batida pelo centroavante, mas bem defendida pelo arqueiro alvinegro.

Mesmo com o pênalti perdido, o São Paulo seguiu apertando o Ceará em busca do segundo gol. O Ceará, por sua vez, tentava chegar nos contragolpes. Dessa forma, a melhores chances dos alvinegros surgiam nas bolas paradas, porém sem efetividade para modificar o placar. Assim, o Vozão foi derrotado pelo Tricolor e perdeu sua invencibilidade na Copa Sul-Americana 2022.

Ficha do jogo

São Paulo 1
Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Léo Pelé; Igor Vinícius, Gabriel Neves (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Andrés), Igor Gomes (Galoppo) e Wellington; Luciano (Nikão) e Calleri (Éder). Técnico: Rogério Ceni.

Ceará 0
João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richard Coelho, Richardson e Vina; Diego Rigonato (Fernando Sobral), Mendoza e Iury Castilho (Cléber). Técnico: Marquinhos Santos

Local: Estádio do Morumbi
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (ambos do CHI)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Gols: Nikão aos 24/2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Wellington e Pablo Maia (São Paulo); Nino Paraíba e Victor Luís (Ceará)
Público: 52.338 torcedores
Renda: R$ 2.953.068,00

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados