publicidade

Pernambucano feminino segue em pauta na FPF, que mostra otimismo sobre realização

Pernambucano, Náutico, PE, Sport, Últimas

Por Vittória Fialho

Por Vittória Fialho

Postado dia 12 de setembro de 2022

O calendário apertado e a provável redução no número de equipes participantes não devem impedir a realização do Estadual feminino de 2022. Ao menos é o que defende Elias Coelho, diretor de competições da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Apesar da preocupação com o cenário, a mobilização nos bastidores da entidade é para que a disputa aconteça.

“Só devemos retomar as conversas após a Copa Maria Bonita, que acontece em outubro. O espaço curto preocupa, sim, mas já temos alguns clubes do interior entrando em contato conosco. Teremos que definir um representante para o Brasileiro e esta equipe deverá ser campeã pernambucana”, avaliou Elias, em contato com a reportagem do NE45.

Como dito pelo diretor, o Pernambucano feminino é responsável por definir o representante do estado na Série A3 do Campeonato Brasileiro de 2023. Na edição deste ano, as Leoas garantiram importante acesso à A2. O Timbu também se fez presente na disputa.


FPF aguarda resposta de quatro equipes

Além do Náutico, atual bicampeão pernambucano feminino, e do Sport, a FPF aguarda respostas de Centro Limoeirense, Íbis, Liga Desportiva Caruaru e Vitória de Santo Antão. De acordo com Elias Coelho, a competição, caso ganhe a adesão prevista, deve contar com pelo menos seis participantes.

Em 2021, o Estadual foi concorrido por cinco times. Somados às alvirrubras e rubro-negras, Íbis, Sete de Setembro e Ferroviário iniciaram a competição. O último, no entanto, optou por se retirar da disputa nas semifinais.

Sport, Náutico… e o Santa Cruz?

O cenário no Arruda não é dos melhores. Após anunciar o retorno do time feminino em fevereiro deste ano, desta vez de forma própria, sem parcerias oficiais, o Santa Cruz deu fim ao projeto há pouco mais de quatro meses. Sendo assim, com o desmonte do grupo, a tendência é de que o Tricolor não participe da disputa.

Cenário que deverá se repetir na Copa Maria Bonita, da qual a equipe coral, inclusive, participou da divulgacão. O rumo dado à modalidade pela diretoria coral, no entanto, eliminou qualquer chance de participação das coralinas.

Posts
Atletas de Santa, Náutico e Sport divulgam competição. Crédito: Divulgação/Copa Maria Bonita

Dessa forma, somente Sport e Náutico irão representar Pernambuco. Ceará, Bahia, Botafogo-PB, CRB e outra duas equipes internacionais – ainda não divulgadas – fecham a lista de participantes. A Copa será disputada entre os dias 6 e 15 de outubro.

Calendário apertado preocupa FPF

Caso aconteça, o Pernambucano feminino deve ter menos tempo de disputa. Isso porque, tomando como base a mais recente edição, em 2021, as campeãs só foram conhecidas após pouco mais de dois meses de competição.

Em meio às discussões sobre 2022, a FPF garante ainda não ter ‘batido o martelo’ a respeito dos moldes do certame. No entanto, joga contra o fato da proximidade da Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 de novembro, um mês e cinco depois após o fim da Maria Bonita.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING