publicidade

Bate-volta: Vitória garante acesso e volta à Série B após um ano

Vitória, BA, Série C, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 24 de setembro de 2022

Após duas reviravoltas na Série C, Leão dependia só de si

A festa foi longe de casa, mas Salvador se pintou de Barradão neste sábado. A agonia durou apenas um ano e o Vitória mostrou que não é um clube de Série C, voltando à Segundona imediatamente depois do doloroso rebaixamento de 2021.

O retorno à 2ª Divisão foi sofrido, com muitos percalços desde o início da C, quando o time parecia mais perto de uma briga contra o rebaixamento que de um sonho do acesso. Mas como um clube grande, o Vitória conseguiu dar a volta por cima e garantir o acesso no último jogo.

Essa última etapa foi contra o Paysandu, já eliminado. O Vitória dependia só de si, mas o acesso não poderia ser simples e sem emoção. O jogo terminou em 1×1, mas como o Figueirense não foi além do 0x0 contra o ABC, o Leão garantiu o retorno à Segundona.


Jogadores e torcedores do Vitória comemoram classificação à 2ª fase da Série C
Pietro Carpi/ECV

A derrocada do Vitória

Os últimos anos foram sombrios para o Vitória no Campeonato Brasileiro. Na prática, essa é a 1ª vez que o Leão termina um Brasileirão com grandes motivos para comemorar desde o acesso na Série B de 2015. Desde então, nada além de alívios.

Nas disputas da Série A, o Vitória terminou a uma posição do Z4 em 2016 e em 2017. Nesse último, inclusive, a queda só não veio pelo saldo de gols (-8 para o Leão x -9 para o Coritiba). Mas não haveria alívio final em 2018. Campanha fraca e rebaixamento com antecedência.

A expectativa da torcida rubro-negra era de buscar um bate-volta, mas a briga foi contra o rebaixamento por toda a temporada, conseguindo se afastado Z4 na reta final para terminar em uma pouco empolgante 2ª metade da tabela. E o roteiro se repetiu em 2020.

Mas em 2021, a campanha foi ainda mais fraca, com o Vitória passando quase todo campeonato na zona de rebaixamento. Assim, não houve muito o que fazer e, com apenas 40 pontos ganhos, o time se despediu da Segundona para um triste retorno à Série C.

As [ultimas temporadas do Vitória

  • 2015 – Série B (3º – promovido)
  • 2016 – Série A (16º)
  • 2017 – Série A (16º)
  • 2018 – Série A (19º – rebaixado)
  • 2019 – Série B (12º)
  • 2020 – Série B (14º)
  • 2021 – Série B (18º – rebaixado)
  • 2022 – Série C (3º ou 4º – promovido)
Posts
Vitória foi rebaixado em 2021 – Divulgação/ECV

O 2022

O Leão chegou para o novo ano vivendo uma crise política que já se estende há alguns anos, com péssimas sequências no Baiano e no Brasileiro. Ainda assim, o clima era de otimismo para os soteropolitanos, que buscavam uma retomada, agora sob comando de Dado Cavalcanti.

Mas o calendário esvaziado no início do ano veio sem os resultados esperados. Com apenas três vitórias na campanha estadual, o time foi eliminado do Baianão antes das semifinais pela 4ª vez consecutiva. Era o 1º sinal de que o ano não seria fácil no Barradão.

Então, veio Geninho, mas o velho conhecido foi demitido após quatro jogos em um péssimo início na Série C. A chegada de Fabiano Soares até veio com alguma reação, mas o time logo voltou à crise e seguiu rondando o Z4 até a saída do 3º técnico rubro-negro em 2022.

Quando João Burse chegou, o Leão era 16º, com apenas 11 pontos ganhos em 11 jogos, empatado em pontuação com a zona de rebaixamento. E o sonho do acesso imediato já parecia delírio para o Nego. Só parecia.

Dali, o Leão não perdeu mais e fechou a 1º fase com mais cinco vitórias e três empates, entrando no G8 apenas na última rodada da fase inicial. Mas nada seria fácil para o Vitória e o embalo não seguiu para a largada na fase decisiva do acesso.

Ainda assim, o time voltou a crescer na hora certa, contou com tropeços do Figueirense e chegou à última rodada dependendo só de si para confirmar o acesso. O time até não fez sua parte, mas o próprio Furacão Catarinense voltou a tropeçar e o acesso ficou em Salvador.

Jogadores do Vitória comemoram gol de Santiago Tréllez contra o ABC
Reprodução/DAZN

O 2023

Agora, o ano termina em clima de festa para o Vitória, com o acesso sendo confirmado exatamente no último compromisso da temporada 2023. Assim, inclusive, o time repete 2006, quando conseguiu o retorno imediato à 2ª Divisão, mas sem ficar com o título nacional.

Então, quando a festa do acesso terminar, já será hora de iniciar o planejamento do Leão para 2023. Além da Série B, o Vitória joga o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e o pré-Nordestão. No Estadual, inclusive, o clube quer voltar à semifinal após quatro anos fora do G4.

E no Nacional, a meta vai ser o 2º acesso consecutivo, rumo à elite. Isso já foi feito por América-RN (05/06), Ipatinga (06/07), Atlético-GO, Guarani (08/09), América-MG (09/10), Chapecoense (12/13), CSA, Fortaleza (17/18), Bragantino (18/19) e Juventude (19/20).

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING