conecte-se conosco

Alagoano

Campeonato Alagoano de 2023 tem início marcado para o dia 11 de janeiro

Francisco Cedrim/CRB

Publicados

em

A terça-feira foi decisiva em Alagoas. Dirigentes dos oito times participantes do Campeonato Alagoano de 2023 se reuniram e ‘bateram o martelo’ sobre a próxima edição do certame. A competição estadual tem início marcado para o dia 11 de janeiro e se estende até 9 de abril.

CSA e CRB no Alagoano de 2022. Foto: Francisco Cedrim/CRB

Os participantes do estadual em 2023 são ASA, CRB, Cruzeiro-AL, CSA, CSE, Desportivo Aliança, Murici e Coruripe, campeão da Segunda Divisão deste ano.

Modelo de disputa do Alagoano

O modelo será o mesmo visto na edição de 2022. Tudo foi mantido. Ou seja, a competição estadual se desenha com um turno único na fase de classificação, semifinal e decisão. Após o término da primeira fase, o time com menor pontuação será rebaixado. 

ASA x Coruripe em ação no Alagoano. Foto: Divulgação/ASA
  • 1ª Fase – Os oito times jogam entre si em turno único, com partidas só de ida. Quando terminar a primeira fase, os quatro melhores se classificam para a semifinal.
  • Rebaixamento – O último colocado da primeira fase cai para a Segunda Divisão.
  • Semifinal – Esta etapa terá um cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados disputando o jogo de volta em casa. Se houver empate na soma dos dois jogos do mata-mata, a decisão da vaga será nos pênaltis.
  • Final – Será disputada em dois jogos, com a segunda a partida tendo como mandante a equipe que tiver a melhor pontuação em todas as etapas do Alagoano. Não há vantagem em caso de empate na soma dos dois resultados. Caso a fase final termine em igualdade, o campeão será conhecido através da cobrança de pênaltis.

Ainda de acordo com a Federação Alagoana de Futebol (FAF), os clubes podem contratar jogadores até o fim da primeira fase. Quanto aos cartões, serão zerados quando começar a semifinal.

Vagas em jogo

CSE e Cruzeiro em ação. Foto: Divulgação

O vencedor do estadual confirma vaga nas Copas do Brasil e do Nordeste. Já o vice garante lugar na primeira delas, e o terceiro colocado disputa com o vencedor da Copa Alagoas uma vaga na do Brasil. Mas, tem mais.

O time melhor classificado no estadual que não esteja disputando outras séries do Brasileiro será promovido à Série D.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados