

NáuticoPEPernambucanoSanta CruzSportÚltimas
Com chance de final dupla na Arena, Pernambucano conhece formato e terá novidades importantes
Arbitral aconteceu nesta quarta-feira, na sede da FPF
O Campeonato Pernambucano terá novidades em 2023. Com 12 clubes, o Estadual terá mais jogos, mas deve manter um formato bem parecido nas disputas que começam em 7 de janeiro. A principal novidade fica pela possibilidade de final dupla na Arena de Pernambuco.
- Ex-Flamengo, Grêmio e Vasco, volante Rômulo acerta com o Retrô
- Blog de Cassio: Com fiasco, PE terá a sua pior representatividade nacional em 2023
No arbitral, realizado nesta quarta, a FPF garantiu o seu direito de escolher os palcos das finais do campeonato, que terá jogos transmitidos pela TV Globo, pela plataforma de streaming DAZN e pela TV FPF, no YouTube.

O formato do Pernambucano 2023
Pelo arbitral, foi definida a manutenção da base do formato de disputa do Campeonato Pernambucano, apesar da mudança no número de equipes. Após cinco anos, o Estadual voltará a ter 12 equipes – e todas se enfrentam em turno único na 1ª fase.
Assim, serão 11 partidas para cada clube na 1ª etapa. As duas melhores equipes vão às semifinais, enquanto os times entre o 3º e o 6º lugar jogam a fase de quartas de final. Essas duas fases eliminatórias vão acontecer em jogo único, como já vinha sendo.
As finais também tiveram formato mantido, com jogos de ida e volta. Mas aqui há uma diferença sutil, agora, a FPF será responsável por definir os mandos de campo nas finais.
Assim, há uma tendência de que as decisões possam vir a ser transferidas para a Arena de Pernambuco, pauta que já foi defendida algumas vezes pela entidade nas últimas temporadas.

Outras novidades
Além disso, há uma nova regra para 2023 no que tange aos valores dos ingressos – tema que já rendeu polêmicas nesta temporada. A partir de agora, os jogos do Pernambucano poderão ter bilhetes a partir de R$ 20 e até R$ 300, considerando os valores de inteira.
A FPF também informou que o torneio terá uma nova logomarca, já definida, mas ainda não divulgada. E, além disso, o Pernambucano passará a ter um mascote, que está em processo de criação.
Rebaixamentos
Quanto ao rebaixamento, os quatro piores times vão direto para a Série A2, sem quadrangular da queda, como acontecia até 2022. Mas a principal mudança já foi implantada neste ano, com os times despromovidos podendo jogar a Série A2 ainda no mesmo ano.
É assim, inclusive, que o Vera Cruz segue vivo na briga pelo acesso. O time de Vitória de Santo Antão foi rebaixado há alguns meses e pode reaparecer na elite a partir de janeiro.
Hoje, a Série A2 vive sua penúltima fase. No grupo A, Central, Porto de Caruaru, Vera Cruz e Vitória das Tabocas brigam por duas vagas de acesso. No B, a disputa acontece entre Belo Jardim, Ferroviário do Cabo, Maguary (Bonito) e Petrolina.
Quatro desses oito clubes estarão na A1 2023 ao lado de Náutico, Retrô, Santa Cruz, Salgueiro, Sport, Caruaru City, Afogados da Ingazeira e Íbis.

O futuro do Campeonato Pernambucano
Ao todo, o Pernambucano terá 72 jogos, com o campeão atuando 14 ou 15 vezes. Esse não era o modelo favorito da FPF, que defendia uma primeira fase com três grupos se enfrentando entre si, totalizando oito jogos na fase inicial. Assim, o campeonato teria apenas 12 datas.
Mas, na visão de Evandro Carvalho, uma nova mudança pode ser necessária em breve. Segundo o presidente da FPF, o Estadual precisará ter, no máximo, 12 datas em 2024 e até 10 a partir de 2025. Isso acontece por adequação dos calendários à realidade da Copa do Nordeste.
“Os Estaduais continuarão sendo valorizados, mas em um novo modelo. Por uma adequação do calendário do futebol brasileiro, a partir de 2025, serão no máximo oito clubes na competição, com um total de 10 datas”, afirmou à Federação.
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Presidente do Salgueiro desabafa e revela negociação com o Náutico por desistência das vagas
-
Últimas2 anos atrás
Copa do NE é ampliada para 36 clubes e beneficia Santa Cruz, América-RN e Treze entre outros
-
Últimas3 anos atrás
Empresário diz que Rithely desistiu de acertar com Náutico e detona jogador: “Moleque”
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Salgueiro desiste de Copa do Nordeste e do Brasil e Náutico pode herdar vagas
-
Últimas2 anos atrás
Com salário pago por colaboradores, Náutico acerta contratação de Caio Dantas
-
Náutico2 anos atrás
Náutico acerta contratação de Felipe Cabeleira, ex-promessa do Santa Cruz
-
Campeonatos2 anos atrás
CLASSIFICAÇÃO – Série B
-
Santa Cruz3 anos atrás
Santa Cruz chega a acerto com Wallace PE, e atacante desembarca no Arruda após o fim do Potiguar