conecte-se conosco
Batistão - Falcon - Sergipe - Confiança Batistão - Falcon - Sergipe - Confiança

BABahiaCopa do NordesteNordestePESérie ASérie BSportÚltimas

Com restrições de segurança, CBF leva Sport x Bahia para o Baptistão, em Aracaju

Publicados

em

CBF leva Sport x Bahia para o Baptistão por questões de indisponibilidade de policiamento devido ao carnaval

Marcado para a Quarta-feira de Cinzas, onde no Recife o tradicional carnaval ainda pulsa firme, o clássico nordestino entre Sport x Bahia não irá mais acontecer na Ilha do Retiro, onde inicialmente estava marcado. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou esta quinta-feira um ofício em que determina a alteração do jogo para o Estádio Baptistão, em Aracaju.

A mudança ocorre, justifica a CBF, devido a falta de datas para a alteração da data do jogo. A entidade máxima do futebol nacional recebeu uma solicitação da Polícia Militar do Estado de Pernambuco para a alteração do dia do jogo “por não conseguir garantir a segurança”, visto que o contingente policial está voltado para o carnaval pernambucano.

A Diretoria de Competições (DCO), explicou que, caso o estado de um clube esteja impossibilitado de receber partidas por conta de decisão governamental, “o jogo com mando deste clube será remanejado para outro Estado, a critério da DCO”. É o que ocorre neste caso e a CBF leva Sport x Bahia para o Baptistão.

“Essa DCO esclarece que a alteração pretendida inviabiliza e prejudica todo o calendário nacional planejado pela CBF para o ano de 2023. Além disso, a CBF vem recebendo reiterados ofícios das autoridades locais alegando dificuldades em garantir a segurança nas partidas disputadas no Estado mesmo sem ser em época de Carnaval ou outros eventos”, explica o ofício da CBF.

“Diante do exposto, fica determinado pela CBF e pela DCO que a partida da Copa do Nordeste envolvendo Sport x Bahia será realizada no mesmo dia e horário no Estado de Sergipe, Cidade de Aracaju, no Estádio Estadual Lourival Baptista”, acrescenta o documento assinado pelo diretor de Competições da CBF, Júlio Avelar.

O jogo válido pela 5ª rodada da Copa do Nordeste, então, está marcado para as 21h30, do próximo dia 22, em Aracaju.

CBF leva Sport x Bahia para o Baptistão por questões de segurança, devido ao carnaval no Recife
CBF leva Sport x Bahia para o Baptistão. Foto:NE45

CBF leva Sport x Bahia para o Baptistão: confira uma parte da explicação jurídica do documento:

“Como se sabe, o REC da Copa do Nordeste prevê expressamente em seu artigo 29 o seguinte:
Art.29 – O mando de campo das partidas será necessariamente exercido no limite da jurisdição da Federação a que pertença o clube mandante, exceto em situações excepcionais, a critério da DCO e de acordo com o RGC.

Art. 14 – Ressalvadas as competições realizadas em sede única, o mando de campo das partidas deverá ser exercido no limite da jurisdição da Federação a que pertença o clube mandante, devendo cada clube informar à DCO, antes do início da competição, o estádio por este indicado, situado na cidade onde o clube tenha sua sede permanente.
(…)
§ 6º – Caso o Estado de um clube esteja impossibilitado de receber partidas por conta de decisão governamental, o jogo com mando deste clube será remanejado para outro Estado, a critério da DCO. Se a decisão for de governo municipal, a partida será remanejada para outra cidade dentro do mesmo Estado do clube mandante, desde que o estádio possua as condições para a realização da partida. Portanto, como não é possível à CBF remanejar os dois jogos citados da Copa do Nordeste e por estarmos diante de fato excepcional que é a afirmação da Polícia Militar do Estado de Pernambuco de que não tem condições de realizar a segurança pública dos eventos, não resta alternativa à CBF que não seja a transferência de uma das partidas para outro Estado, evitando-se prejuízos ao calendário do futebol brasileiro, como lhe permite o Regulamento.”

CBF leva Sport x Bahia para o Baptistão, o ofício:


Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados