Torcidas visitantes em Pernambuco foram liberadas em duelos regionais, mas seguem vetadas em clássicos estaduais
O Governo de Pernambuco voltou atrás na decisão de vetar torcidas visitantes em jogos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport pela Copa do Nordeste. Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (22), através da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Grupo de Trabalho Futebol informou que será permitida a entrada dos torcedores de outros estados, desde que não sejam membros dos grupos organizados.
A medida que libera torcidas visitantes em Pernambuco, inclusive, passa a valer já nesta quarta-feira, no duelo entre Sport e Bahia, às 21h30, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. O Tricolor de Aço conseguiu a liminar no STJD para ter seu público na partida, e a medida foi acatada pela SDS e FPF-PE. A venda dos ingressos para os torcedores do Esquadrão inicia às 15h30 desta quarta.
“Para os jogos da Copa do Nordeste, quando os jogos envolverem os três grandes clubes locais contra times de outros estados, o acesso está proibido apenas para integrantes de torcidas organizadas visitantes. Dessa forma, reforçamos, será permitida a entrada de torcedores do time visitante, desde que não sejam membros de um desses grupos organizados”, diz a nota do GT Futebol sobre torcidas visitantes em Pernambuco.
Vale lembrar, contudo, que os clássicos entre Náutico, Santa Cruz e Sport seguem sendo realizados apenas com torcida única, como ocorreu no dia 11 de fevereiro, nos Aflitos, quando o Timbu e o Rubro-negro empataram por 2 a 2. A medida de caráter experimental é válida até o dia 06 de março.
“A adoção da torcida única para os times pernambucanos integra uma série de medidas, colocadas em prática de forma progressiva, para assegurar a paz dentro e fora dos estádios. Entre elas, estão a instalação de catracas com leitores faciais, o programa Torcedor de Carteirinha e o cadastro dos torcedores para ingresso nos eventos esportivos”, afirma trecho da nota do GT Futebol sobre torcidas visitantes em Pernambuco.
A medida de torcida única em clássicos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport e em jogos do trio na Copa do Nordeste foi adotada no dia 30 de janeiro. O Governo de Pernambuco, através da governadora Raquel Lyra, impôs essa regra após as cenas de violência na partida entre Sport e ABC, pela Copa do Nordeste, na Ilha do Retiro, no dia 21 do mês passado.
Nota do GT Futebol sobre torcidas visitantes em Pernambuco
O Grupo de Trabalho Futebol (GT Futebol) informa que decidiu pela manutenção da torcida única para as partidas em que disputem entre si as equipes do Náutico, Santa Cruz e Sport, seja pelo Campeonato Pernambucano ou Copa do Nordeste.
A adoção da torcida única para os times pernambucanos integra uma série de medidas, colocadas em prática de forma progressiva, para assegurar a paz dentro e fora dos estádios. Entre elas, estão a instalação de catracas com leitores faciais, o programa Torcedor de Carteirinha e o cadastro dos torcedores para ingresso nos eventos esportivos. O GT Futebol, coordenado pela SDS e integrado pelas demais forças estaduais de segurança pública, FPF, MPPE, TJPE e clubes, avalia periodicamente a aplicação dessas medidas, buscando estratégias mais eficazes de prevenção e repressão à violência.
Para os jogos da Copa do Nordeste, quando os jogos envolverem os três grandes clubes locais contra times de outros estados, o acesso está proibido apenas para integrantes de torcidas organizadas visitantes. Dessa forma, reforçamos, será permitida a entrada de torcedores do time visitante, desde que não sejam membros de um desses grupos organizados. A regra com duas torcidas vale para a partida de hoje (22/02) entre Sport e Bahia, que ocorre na Ilha do Retiro, a partir das 21h30, pela Copa do Nordeste.
0 comentários