

Copa do NordesteNáuticoPESportÚltimas
Governo de Pernambuco tenta derrubar decisão do STJD e ameaça até jogo sem público; Náutico diz que não foi notificado
Matéria atualizada às 21h16 desta sexta-feira
O Clássico deste sábado (4) entre Náutico e Sport, nos Aflitos, pela sexta rodada da Copa do Nordeste, segue indefinido sobre a presença da torcida visitante. Na manhã desta sexta-feira (3), o STJD acatou o pedido do Leão, e liberou a presença dos torcedores rubro-negros no embate.
Porém, segundo informações apuradas pelo NE45, a Secretaria de Defesa Social (SDS), juntamente com o Governo do Estado de Pernambuco, não querem acatar a decisão do STJD, e pensam em judicializar a medida. Correndo o risco, inclusive, do jogo acontecer de portões fechados.
Antes, por determinação do Governo e Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a partida seria realizada apenas com a presença de alvirrubros, numa medida experimental válida até dia 6 de março.
O NE45 também apurou que a logística do Náutico para a venda dos ingressos está pronta, aguardando apenas a posição oficial dos orgãos públicos por conta da segurança no Clássico.
O próprio Timbu, em nota oficial publicada às 21h12 desta sexta-feira, comunicou que só tomou conhecimento através da imprensa, da decisão liminar, concedida pelo STJD, determinando a presença da torcida visitante no Clássico dos Clássicos de amanhã.
“Contudo, até às 21h desta sexta, o Náutico não foi notificado oficialmente pelo STJD, o que impossibilita que acatemos a decisão”, afirma o clube.
O VP Jurídico do Sport, Rodrigo Guedes, em rápido contado com a reportagem, falou sobre a possibilidade da Secretaria de Defesa Social (SDS), juntamente com o Governo do Estado de Pernambuco, judicializem o confronto.
“É direito deles”, resumiu o VP Jurídico do Sport.
Duas torcidas em jogos no Recife
A determinação de torcida única em clássicos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport e em jogos do trio na Copa do Nordeste, foi adotada no dia 30 de janeiro. O Governo de Pernambuco, através da governadora Raquel Lyra, impôs essa regra após as cenas de violência na partida entre Sport e ABC, pela Copa do Nordeste, na Ilha do Retiro.
Recentemente, CRB e Bahia acionaram o STJD e, posteriormente, conseguiram garantir a entrada dos torcedores nas partidas. Assim, a medida que proibia a entrada de visitantes em embates do Trio de Ferro na Copa do Nordeste, contudo, foi alterada, com a limitação sendo apenas para membros de Organizadas.
No primeiro clássico entre os rivais, no dia 11 de fevereiro, pelo Campeonato Pernambucano, o Sport não ingressou com nenhuma medida para ter sua torcida, e o embate foi disputado apenas com mandantes. Antes da partida, aliás, o Rubro-Negro citou um acordo com Náutico e Santa Cruz para cumprir a decisão experimental. O cenário, contudo, mudou.
A nota oficial do Náutico na íntegra
O Clube Náutico Capibaribe tomou conhecimento, na tarde desta sexta-feira (3), através da imprensa, da decisão liminar, concedida pelo STJD, determinando a presença da torcida visitante no Clássico dos Clássicos de amanhã.
Contudo, até às 21h desta sexta, o Náutico não foi notificado oficialmente pelo STJD, o que impossibilita que acatemos a decisão.
Informamos ainda que, acontecendo esta notificação, o Náutico irá buscar o Governo de Pernambuco para encontrar a melhor maneira de operacionalizar esta decisão.
Deixamos claro, ainda, que o Náutico em nenhum momento foi autor de qualquer pedido desta natureza, tendo em vista que tal indefinição causa inúmeros problemas à operação do jogo de amanhã. Nosso clube, em hipótese alguma, poderá ser responsabilizado por atos falhos e incoerentes de quem deveria nos garantir segurança. Qualquer atitude que busque a penalização do Náutico é baseada em puro desconhecimento da legislação desportiva brasileira.
Ressaltamos que estamos a postos e prontos para cumprir o que for determinado.
SUPERQUARTA – OS JOGOS DE NÁUTICO, SPORT, CEARÁ, BAHIA E VITÓRIA – 45 MINUTOS
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Presidente do Salgueiro desabafa e revela negociação com o Náutico por desistência das vagas
-
Últimas2 anos atrás
Copa do NE é ampliada para 36 clubes e beneficia Santa Cruz, América-RN e Treze entre outros
-
Últimas3 anos atrás
Empresário diz que Rithely desistiu de acertar com Náutico e detona jogador: “Moleque”
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Salgueiro desiste de Copa do Nordeste e do Brasil e Náutico pode herdar vagas
-
Últimas2 anos atrás
Com salário pago por colaboradores, Náutico acerta contratação de Caio Dantas
-
Náutico2 anos atrás
Náutico acerta contratação de Felipe Cabeleira, ex-promessa do Santa Cruz
-
Campeonatos2 anos atrás
CLASSIFICAÇÃO – Série B
-
Santa Cruz3 anos atrás
Santa Cruz chega a acerto com Wallace PE, e atacante desembarca no Arruda após o fim do Potiguar