Galo de Itu também segue vivo no Paulistão e se prepara para a disputa da Série B
Depois de passar pela Caldense, o Ceará encara o Ituano, nesta quarta-feira, em busca de uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. A missão, contudo, não será das mais fáceis. Do outro lado, terá um adversário que derrubou Santos e Corinthians para se colocar entre os semifinalistas do Campeonato Paulista de 2023.
Sem a vantagem do empate, as equipes iniciam o confronto em pé de igualdade. Ou seja, para resolver a classificação dentro dos 90 minutos, o Vovô, por exemplo, precisa vencer. Se não houver um vitorioso no tempo normal, a decisão irá para os pênaltis.

Mas, como joga o Galo de Itu? Quais os pontos fortes? E as fraquezas? Como foi a temporada da equipe paulista até o momento? Quais os destaques? E o provável time? O NE45 traçou um raio-x do time rubro-negro para encontrar as respostas. Confira abaixo:
Trajetória na temporada
Evolução é a palavra que define o atual momento do Ituano. Depois de chegar na última rodada do Paulistão brigando contra o rebaixamento, com a pior pontuação da primeira fase, o Galo virou a chave, vence e tirou o Santos da competição, e despachou o Corinthians nos pênaltis diante de uma Arena lotada. Tudo isso em oito dias.

Uma caminhada, diga-se, que coloca o time rubro-negro como uma das grandes surpresas do Estadual. Pela frente, nas semis, o Galo de Itu terá o Palmeiras, em partida única no Allianz Parque. As equipes se reencontram nesta fase após nove anos.
Já na Copa do Brasil, uma classificação no limite. Fora de casa, diante da Princesa de Solimões, o Ituano contou com um empate em 1 a 1 para se garantir na segunda etapa da competição nacional.
A chegada de Dal Pozzo

A verdade é que o Ituano só se encontrou na temporada depois da chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo, que substituiu Carlos Pimentel, demitido do cargo. O início ruim de temporada se estendeu ao menos até o começo de fevereiro, quando a troca de comando aconteceu.
A melhora de rendimento, naturalmente, não foi imediata. E nem os resultados. Logo em sua estreia, por exemplo, uma derrota para o Mirassol. De lá para cá, um trabalho de recuperação – com foco no aspecto mental – foi desenvolvido por Dal Pozzo e sua comissão. Com sucesso.
“Ainda não sei a dimensão de tudo o que estamos conquistando. Ainda estou me beliscando. Porque é muito desafiador você chegar num clube numa situação como estava o Ituano, sem ter tempo para trabalhar. Isso é difícil para o técnico. (…) Estou muito feliz com a oportunidade”, disse o treinador ao site oficial do Galo.
À frente do Galo há sete partidas, Dal Pozzo soma duas vitórias, dois empates e três derrotas. Nesse cenário, três classificações foram conquistadas, mantendo o time rubro-negro vivo nas duas primeiras disputas do semestre.
Destaques do Ituano

Pelo menos três nomes merecem destaque no atual elenco do Ituano. Logo de cara, o goleiro Jefferson Paulino, herói da classificação diante do Corinthians, com boa exibição dentro dos 90 minutos e peça determinante nas penalidades, com duas defesas.
Ainda no sistema defensivo, o zagueiro e capitão Claudinho tem grande influência no bom momento vivido pela equipe. Um verdadeiro “leão” lá atrás, além de ajudar, também, com gols. Foi dele, por exemplo, o tento que abriu caminho para a vitória contra o Santos – e a consequente vaga no mata-mata do Paulistão.
Por fim, no meio de campo, Eduardo Person, o artilheiro e líder de assistências do Galo na temporada. Aos 26 anos, o polivalente jogador atua tanto como 5, como 8 e 10. Até o momento, anotou três gols e distribuiu três assistências.
O provável time do Ituano
O técnico Gilmar Dal Pozzo deve mandar a campo o mesmo time que saiu classificado da Neo Química Arena, no último domingo. A ausência entre os relacionados, no entanto, fica por conta do zagueiro Frazan, expulso no jogo da primeira fase.
Portanto, a provável escalação deve ser formada por: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo Schappo e Iury; André Luiz, Marcelo Freitas e Eduardo Person; Gabriel Barros, Paulo Victor e Quirino.
0 comentários