conecte-se conosco
Documentário “Amilton Melo - ídolo de todos” tem pré-estreia em Fortaleza, no dia 25 Documentário “Amilton Melo - ídolo de todos” tem pré-estreia em Fortaleza, no dia 25

CECearáCearenseFortalezaQuentesSérie ASérie BSérie CSérie DÚltimas

Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” tem pré-estreia em Fortaleza; assista ao trailer

Publicados

em

Meio-campista Amilton Melo foi campeão por Ferroviário, Fortaleza e Ceará em apenas nove anos como profissional

Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” tem pré-estreia no RioMar Fortaleza

Dirigido pelo jornalista Ciro Câmara e pelo documentarista Vinicius Augusto Bozzo, em produção da Sinfonia Filmes em associação com a MT Vídeo Produções, o documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” tem a pré-estreia agendada para o sábado (25), no Shopping RioMar, em Fortaleza. A produção sobre a vida do meio-campista cearense, campeão por Ferroviário, Fortaleza e Ceará, é baseada na autobiografia do ex-jogador.

A película narra as glórias e dramas do meio-campista, tido como um dos maiores jogadores cearenses em todos os tempos. O documentário conta com entrevistados com o cantor e compositor Raimundo Fagner, os ex-jogadores Zico, Sérgio Rêdes, Edmar Araújo e Marco Aurélio, os dirigentes Marcelo Paz, Evandro Leitão, Renan Vieira e Castelo Camurça, o pesquisador Evandro Ferreira Gomes, e cronistas como Tom Barros, Wilton Bezerra e Júlio Sales, além de familiares de Amilton.

O filme tem 72 minutos de projeção. A trama percorre não apenas a carreira de Amilton e reflete sobre o esporte na década de 1970, o preparo psicológico do atleta para o fim da carreira, as diversas facetas do Amilton pós-futebol e o fim trágico dele, morto em 1997.

“O Amilton é um personagem intrigante. Movimentou o futebol com gols, títulos e rasteiras. Tinha uma personalidade forte, o que fez com que ele priorizasse o futebol cearense e encerrasse a carreira no auge. Mas também era simpático e bom pai. Então ele resume essas muitas personas, essas muitas ‘vidas’ em uma só, que teve um fim trágico e deixou tantas memórias que agora o documentário vem para resgatar”, destaca Ciro Câmara. 

Amilton melo – ídolo de todo tem pré-estreia no sábado (25)

Amilton Melo, ídolo do futebol cearense

Nascido no distrito de Sucesso, em Tamboril, em 1949, Amilton Melo chegou em Fortaleza ainda criança. Iniciou os bate-bolas nas ruas do Parque Araxá e, em pouco tempo, já despontava como promessa no futebol de salão. A passagem para o campo foi natural.

Mesmo com idade de juvenil, disputou partidas oficiais pelo Guarany de Sobral e América pelo Estadual de 1967. Em uma delas, a preliminar de um amistoso do Fluminense no PV, fisgou as atenções de ninguém menos que Telê Santana, treinador do Tricolor.

Foram dois anos na Cidade Maravilhosa e o retorno ao Ceará para assinar contrato profissional com o Ferroviário, iniciando trajetória de sucesso nos gramados locais e transações entre rivais que movimentaram as principais torcidas do estado.

Foi campeão pelo Tubarão naquele ano. Depois de três anos na Barra do Ceará – com breve passagem pelo Atlético Mineiro comandado por Telê – assinou com o Fortaleza. Integrou o time bicampeão estadual em 1974, quando formou o histórico Quadrado de Ouro, ao lado de Chinezinho, Zé Carlos e Lucinho, sob o comando de Moésio Gomes.

Em 1977, deixou o Pici e rumou para Porangabuçu, onde foi peça importante no meio-campo do time tetracampeão cearense em 1978. Descontente por não ter o contrato renovado imediatamente, encerrou a carreira poucos meses após o título, tendo experimentado breve retorno aos gramados em 1990, pelo Calouros do Ar. 

Amilton Melo – ídolo de todos

Produção: Sinfonia Filmes

Associação: MT Vídeo Produções

Direção: Ciro Câmara e Vinicius Augusto Bozzo

Produção executiva: Christiano Camilo, Sandro Camilo Carvalho e Priscille Gomes

Direção de Fotografia: Cristiano Freitas

Roteiro: Ciro Câmara e Vinicius Augusto Bozzo (ABRA)

Trilha Sonora Original: Alan Kardec Filho

Edição: Vinicius Augusto Bozzo (EDT)

Ficha técnica

Documentário: 2022

Idioma: português

Classificação: livre

Duração: 72 minutos

Direção

Ciro Câmara é jornalista, escritor e pesquisador de futebol. No cenário esportivo, foi repórter e editor de Esportes do jornal O POVO, comentarista e apresentador da rádio O POVO/CBN e TV O POVO; colaborador da revista Placar e Coordenador de Imprensa da Secretaria Especial da Copa do Mundo de 2014 (Secopa-CE). Já participou da produção de seis livros com temática esportiva. Desde 2015 integra a Coordenadoria de Comunicação da Casa Civil, do Governo do Ceará.

Vinicius Augusto Bozzo é roteirista, editor e produtor. Trabalha com audiovisual desde 2005 e atuou em diversas produtoras e televisões do Ceará. É diretor da Sinfonia Filmes, onde assinou roteiro e edição do documentário “Aqui é Flamengo”, vencedor do Prêmio Gandhi de Comunicação (2020) e selecionado para o Festival Cinefoot 2020, em São Paulo. Foi roteirista do especial “200 Anos de Independência – Ainda Tem Pendência?” (2022), produzido para a TV Globo. E desde 2011 é roteirista do Núcleo de Documentários da TV Assembleia do Ceará.

Documentário “Amilton Melo - ídolo de todos” tem pré-estreia em Fortaleza, no dia 25
Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” tem pré-estreia em Fortaleza, no dia 25. Foto: Divulgação

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados