Alvinegro tem o Náutico como adversário nas quartas de final da competição regional
Há mais de um ano, o ABC conhecia a sua última derrota dentro do Frasqueirão. Na ocasião, foi superado por 2 x 1 pelo rival América-RN. De lá para cá, o Alvinegro disputou 30 jogos em casa e não conheceu um único revés. A longa invencibilidade, no entanto, é apenas uma das ‘cartas na manga’ da equipe potiguar para a partida decisiva contra o Náutico, no próximo domingo (26), pelas quartas de final da Copa do Nordeste.
Após o impasse quanto à presença de público ante o Timbu, o Mais Querido vai contar com o apoio do torcedor abecedista – que, até o momento, será o único a ocupar as arquibancadas da Frasqueira. Mas, para além do ‘fator casa’, o que mais tem de positivo na caminhada do ABC? O NE45 destrinchou alguns dos pontos-chaves da trajetória dos alvinegros. Confira abaixo:
A figura de Marchiori

Vivo em todas as competições que disputa na atual temporada, o Mais Querido desfruta do bom trabalho feito pelo técnico Fernando Marchiori, que escreve uma trajetória vitoriosa à frente do clube desde março de 2022. Na conta, acesso e título na Série C, além da conquista do Campeonato Potiguar.
Há dois dias, Marchiori completou exatamente um ano no comando Alvinegro. Uma parceria, diga-se, consistente. Até o momento, foram 51 partidas na área técnica, sendo 26 vitórias, 17 empates e apenas 8 derrotas. Na Frasqueira, então, os números são ainda melhores, já que o treinador tem sido determinante na longeva invencibilidade.
Sem saber o que é perder jogando ao lado do torcedor abecedista, soma 24 partidas, 18 vitórias e 6 empates. A solidez, contudo, não é ‘caseira’. Para avançar à terceira fase da Copa do Brasil, por exemplo, a equipe potiguar eliminou o Vasco, nos pênaltis, em São Januário.
Ataque positivo

Na atual temporada, o Alvinegro é dono do segundo ataque mais positivo do futebol brasileiro – ficando atrás apenas do Sport (47). Até o momento, a equipe potiguar já balançou as redes 45 vezes, tendo uma médica de 2,25 gols por partida. O atacante Felipe Garcia, com oito tentos anotados, lidera a artilharia.
Outros nomes como os dos meias Raphael Luz, vice-artilheiro com sete gols, Allan Dias, e do atacante Maycon Douglas, esses, ambos com quatro, também se destacam quando o assunto é o bom momento do setor ofensivo alvinegro.
Defesa sólida

E se o ataque tem resolvido, a defesa trabalha pelo equilíbrio. No recorte da fase de grupos do Nordestão, o ABC foi o time menos vazado do B. Considerando ambas as chaves, a equipe comandada por Marchiori ostenta o segundo melhor desempenho no setor, atrás apenas de Sport e Fortaleza, respectivos líder e vice-líder do A.
Em oito jogos, o time sofreu sete gols. Já os Leões da Ilha e do Pici foram vazados em somente cinco oportunidades. Na defesa abecedista, peças como o goleiro Simão e do zagueiro e capitão Richardson se destacam.
Números do ABC no Frasqueirão

O apoio do torcedor alvinegro, de fato, tem feito a diferença. Foi ainda no dia 23 de janeiro de 2022, há pouco mais de um ano, que o Mais Querido perdeu pela última vez no Frasqueirão. Em partida válida pelo Potiguar, a equipe foi superada pelo América-RN, com gols de Wallace Pernambucano e Zé Eduardo.
A partir dali, a chave virou e uma sólida invencibilidade foi sendo construída. Entre jogos do Estadual, da Série C, Copa do Nordeste e do Brasil, a equipe jogou junto com o seu torcedor em 30 oportunidades. E não perdeu.
Em números, venceu 22 e empatou oito. Na atual temporada, são oito vitórias e apenas uma igualdade. Nesse contexto, marcou incríveis 67 gols e sofreu apenas nove. Foram 23 partidas sem ser vazado.
0 comentários