publicidade

Invencibilidade, artilharia e mais: as ‘cartas na manga’ do ABC por vaga na semi do Nordestão

Copa do Nordeste, ABC, Náutico, RN, Últimas

Por Vittória Fialho

Por Vittória Fialho

Postado dia 24 de março de 2023

Alvinegro tem o Náutico como adversário nas quartas de final da competição regional

Há mais de um ano, o ABC conhecia a sua última derrota dentro do Frasqueirão. Na ocasião, foi superado por 2 x 1 pelo rival América-RN. De lá para cá, o Alvinegro disputou 30 jogos em casa e não conheceu um único revés. A longa invencibilidade, no entanto, é apenas uma das ‘cartas na manga’ da equipe potiguar para a partida decisiva contra o Náutico, no próximo domingo (26), pelas quartas de final da Copa do Nordeste.

Após o impasse quanto à presença de público ante o Timbu, o Mais Querido vai contar com o apoio do torcedor abecedista – que, até o momento, será o único a ocupar as arquibancadas da Frasqueira. Mas, para além do ‘fator casa’, o que mais tem de positivo na caminhada do ABC? O NE45 destrinchou alguns dos pontos-chaves da trajetória dos alvinegros. Confira abaixo:

A figura de Marchiori

Treinador Fernando Marchiori, do ABC
Fernando Marchiori, técnico do ABC. Crédito: Renne Carvalho/ABC F.C

Vivo em todas as competições que disputa na atual temporada, o Mais Querido desfruta do bom trabalho feito pelo técnico Fernando Marchiori, que escreve uma trajetória vitoriosa à frente do clube desde março de 2022. Na conta, acesso e título na Série C, além da conquista do Campeonato Potiguar.


Há dois dias, Marchiori completou exatamente um ano no comando Alvinegro. Uma parceria, diga-se, consistente. Até o momento, foram 51 partidas na área técnica, sendo 26 vitórias, 17 empates e apenas 8 derrotas. Na Frasqueira, então, os números são ainda melhores, já que o treinador tem sido determinante na longeva invencibilidade.

Sem saber o que é perder jogando ao lado do torcedor abecedista, soma 24 partidas, 18 vitórias e 6 empates. A solidez, contudo, não é ‘caseira’. Para avançar à terceira fase da Copa do Brasil, por exemplo, a equipe potiguar eliminou o Vasco, nos pênaltis, em São Januário.

Ataque positivo

ABC elimina o Vasco nos pênaltis
Jogadores do ABC comemoram juntos. Crédito: Renner Carvalho/ABC F.C

Na atual temporada, o Alvinegro é dono do segundo ataque mais positivo do futebol brasileiro – ficando atrás apenas do Sport (47). Até o momento, a equipe potiguar já balançou as redes 45 vezes, tendo uma médica de 2,25 gols por partida. O atacante Felipe Garcia, com oito tentos anotados, lidera a artilharia.

Outros nomes como os dos meias Raphael Luz, vice-artilheiro com sete gols, Allan Dias, e do atacante Maycon Douglas, esses, ambos com quatro, também se destacam quando o assunto é o bom momento do setor ofensivo alvinegro.

Defesa sólida

Potiguar de Mossoró x ABC
O Mais Querido tem bons números no setor em 2023. Crédito: Rennê Carvalho/ABC

E se o ataque tem resolvido, a defesa trabalha pelo equilíbrio. No recorte da fase de grupos do Nordestão, o ABC foi o time menos vazado do B. Considerando ambas as chaves, a equipe comandada por Marchiori ostenta o segundo melhor desempenho no setor, atrás apenas de Sport e Fortaleza, respectivos líder e vice-líder do A.

Em oito jogos, o time sofreu sete gols. Já os Leões da Ilha e do Pici foram vazados em somente cinco oportunidades. Na defesa abecedista, peças como o goleiro Simão e do zagueiro e capitão Richardson se destacam.

Números do ABC no Frasqueirão

Torcida do ABC presente no Frasqueirão.
Torcida abecedista lota o Frasqueirão. Crédito: Rennê Carvalho/ABC F.C

O apoio do torcedor alvinegro, de fato, tem feito a diferença. Foi ainda no dia 23 de janeiro de 2022, há pouco mais de um ano, que o Mais Querido perdeu pela última vez no Frasqueirão. Em partida válida pelo Potiguar, a equipe foi superada pelo América-RN, com gols de Wallace Pernambucano e Zé Eduardo.

A partir dali, a chave virou e uma sólida invencibilidade foi sendo construída. Entre jogos do Estadual, da Série C, Copa do Nordeste e do Brasil, a equipe jogou junto com o seu torcedor em 30 oportunidades. E não perdeu.

Em números, venceu 22 e empatou oito. Na atual temporada, são oito vitórias e apenas uma igualdade. Nesse contexto, marcou incríveis 67 gols e sofreu apenas nove. Foram 23 partidas sem ser vazado.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING