publicidade

Clássico-Rei: Ceará e Fortaleza se enfrentam em final que pode estabelecer números históricos

Últimas, CE, Ceará, Cearense, Fortaleza

Por Vittória Fialho

Por Vittória Fialho

Postado dia 8 de abril de 2023

Ceará e Fortaleza se encontram pela quinta vez na temporada neste sábado (8), na Arena Castelão, agora pelo segundo jogo da final do Campeonato Cearense. A decisão, por si só, já carrega grande importância. Mas o Clássico-Rei deste fim de semana vai além. Ultrapassa as quatro linhas, mexe com o passado e inflama – ainda mais – uma das maiores rivalidades do país.

Mas, o que de fato está em jogo neste encontro histórico? O sentimento é diferente para cada clube? E os números das equipes em confrontos decisivos no Cearense? Quem leva a melhor? O NE45 responde às perguntas logo abaixo:

O que está em jogo para o Ceará?

Ceará derruba Sport pelo Nordestão.
Ceará busca o 46° título cearense. Crédito: Felipe Santos/CSC

Logo de cara, a possibilidade de impedir o pentacampeonato do rival. A sequência de cinco títulos consecutivos, conquistada entre 1915 e 1919, está entre os maiores feitos da história do Alvinegro, que não quer perder o posto exclusivo.


Última vez que o Vozão temeu a aproximação do Fortaleza foi em 2011. Mas o time tricolor sequer chegou à decisão. Na ocasião, os alvinegros conquistaram a taça diante do Guarani de Juazeiro do Norte.

Em segundo plano, mas não menos importante, a possibilidade de voltar a vencer um Estadual depois de quatro anos, já que o título mais recente do Ceará foi em 2018.

O que está em jogo para o Fortaleza?

Pelo lado leonino da capital cearense, o que está em jogo é a consolidação do projeto de reconstrução do clube iniciado a partir de 2018, quando o Fortaleza conquistou a Série B e, desde então, vem ocupando um lugar de destaque dentro do cenário regional e até nacional, chegando à Libertadores duas vezes consecutivas.

“Se formos olhar, o time de 2019 é completamente diferente do deste ano. A camisa é a mesma, mas a comissão técnica e os jogadores são outros. Sabemos o quanto é difícil manter este nível de regularidade. A gente montou um time acreditando muito que era possível conquistar este pentacampeonato. Nos preparamos, montamos elenco e comissão técnica e temos encarado a competição com a máxima seriedade possível”, apontou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Lucas Sasha - Clássico-Rei
Lucas Sasha marcou na 1ª vitória do Leão contra o rival em 2023 – Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Além disso, o Tricolor do Pici ainda poderá estabelecer dois números maiúsculos dentro do universo do campeonato estadual. Primeiro, o Leão poderá igualar a maior sequência de vitórias do seu rival, que é de cinco títulos.

“Nós sabemos o sentimento do torcedor. Desde o ano passado quando conseguimos o tetra, o pedido era pelo penta. Nem se comemorou direito e já havia a cobrança. Sabemos da dificuldade, pois primeiro precisa se conquistar o campeonato, depois o bi, o tri, o tetra e depois o penta. É muito difícil. É uma escadinha, um trabalho que foi desenvolvido”, concluiu o mandatário tricolor às vésperas do Clássico-Rei.

Vale a hegemonia

Há, no entanto, um objetivo comum entre os rivais: a hegemonia do estado. No cenário atual, Ceará e Fortaleza somam 45 títulos cada. Logo, quem vencer a grande final deste sábado se torna o maior campeão estadual. Um ingrediente a mais para o encontro de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.

Números do Clássico-Rei em finais estaduais

Nos encontros decisivos, o Ceará leva a melhor. Até o momento, foram 34 finais de Cearense, com os alvinegros saindo campeão em 18 delas. O Fortaleza, por sua vez, levantou a taça 16 vezes quando encarou o rival em decisões estaduais.

No embate mais recente, o Leão do Pici faturou a edição de 2021. Na oportunidade, a final foi disputada em partida única, com o Tricolor, dono da melhor campanha, jogando pelo empate – cenário que aconteceu, com um 0 x 0 que rendeu o 44° título leonino.

Confira abaixo os vencedores de cada confronto

Ceará (18 vezes):
1918, 22, 25, 62, 71, 72, 75, 76, 77, 78, 86, 90, 97, 2002, 06, 12, 14 e 18

Fortaleza (16 vezes):
1924, 33, 59, 64, 74, 85, 87, 91, 2000, 04, 09, 10, 15, 19, 20 e 21

Posts
Valendo a hegemonia, o Clássico-Rei decide o Cearense 2023. E ainda vale o penta…

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING