Órgão entendeu que argentino forçou saída do time chileno mesmo sem ter brecha no contrato para deixar o clube; Fortaleza não poderá contratar nas próximas duas janelas
Faltando poucas horas para o jogo de volta pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana contra o Libertad, na Arena Castelão, o Fortaleza tomou um duro golpe fora de campo. O caso Lucero, em que o Colo-Colo, do Chile, protesta sobre a saída do atacante teve nova reviravolta com punições sendo aplicadas ao Leão e ao jogador.
A informação foi divulgada pelo jornalista argentino Cesar Luis Merlo e confirmada pela reportagem do NE45. Dessa forma, a FIFA decidiu aplicar um sanção ao clube alencarino, que não poderá contratar durante as duas próximas janelas, seja a nível nacional ou internacional.
🚨FIFA sancionó a Juan Martín Lucero con 4 meses de suspensión y dispuso la prohibición de fichajes para Fortaleza por dos mercados de pases.
— César Luis Merlo (@CLMerlo) August 8, 2023
*️⃣Como la determinación va a ser apelada, queda en suspenso por lo que no empieza a regir ahora para el ex Colo Colo.
ℹ️Para @encanchacl pic.twitter.com/zZbhA04TZu
Quanto ao jogador, a punição estipulada pelo órgão máximo do futebol foi a suspensão das atividades por quatro meses, o que faz o atacante já ficar fora da decisão pela Copa Sul-Americana. O Tricolor do Pici já se prepara para entrar com recurso, mas não haverá tempo hábil para reverter a decisão até a noite desta terça-feira.
Qual a razão da punição?
As decisões tomadas pela FIFA nesta terça-feira se remetem a um processo impetrado pelo Colo-Colo contra o Fortaleza e Lucero. Segundo a versão do clube chileno, o Leão do Pici teria aliciado o atacante, ao induzir o jogador a romper contrato com o Cacique, que valia até dezembro de 2025.
Em sua solicitação, o Colo-Colo ainda pedia à FIFA que aplicasse uma multa de US$ 2,1 milhões ao Fortaleza e suspendesse o atacante dos gramados por seis meses.

O que diz o Fortaleza?
Em nota oficial, o clube cearense ressalta que o acordo foi feito com o jogador em condição de agente livre no mercado e com a comprovação documental exigida. Dessa forma, a diretoria tricolor ainda coloca que já está preparando seu recurso à Corte Arbitral do Esporte.
Confira a nota oficial do Leão do Pici:
O Fortaleza Esporte Clube, na presente data, foi surpreendido com a decisão emitida pelo Tribunal de Demandas da FIFA acerca da ação ajuizada pelo Club Social y Deportivo Colo Colo, em desfavor do Fortaleza EC e do atleta Juan Martín Lucero.
O Fortaleza EC reafirma que tratou com o atleta Juan Martin Lucero, em condição de jogador livre, e mediante a devida comprovação documental.
Informa, por fim, que o recurso cabível à referida decisão, à Corte Arbitral do Esporte, já se encontra em vias de elaboração e será apresentado em tempo hábil.

Números, estatísticas e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli
0 comentários