Zagas vacilaram na etapa final e equipes empataram em 2 x 2 no tempo normal; Nas penalidades, o Retrô prevaleceu por 5 a 3
Acabou a espera. Depois de bater na trave duas vezes nos últimos três anos, o Retrô conseguiu seu primeiro título do Campeonato Pernambucano sub-20. Após empate por 2 x 2 diante do Santa Cruz no tempo normal, a Fênix foi mais eficiente nas penalidades para triunfar em final inédita da categoria, que foi realizada na Arena de Pernambuco.
- Blog de Cassio: Sub 20: Retrô vence o Santa Cruz e conquista o título pernambucano pela primeira vez
Os gols tricolores foram marcados por dois dos jogadores mais experientes do elenco comandado pelo técnico Felipe Alves. Assim, Dayvid e Gabriel Cardoso, atletas que tiveram minutagem entre os profissionais nas competições do ano, foram os responsáveis por empatar a partida e conseguir a virada.
Entretanto, pelo lado da Fênix, Ericsson marcou ainda na primeira etapa e Matheus Bambu aproveitou vacilo da defesa coral para igualar o placar nos minutos finais e levar o confronto para a marca da cal.

O jogo – Retrô x Santa Cruz
Como esperado de uma decisão, especialmente entre jogadores tão jovens, a final do Campeonato Pernambucano sub-20, entre Santa Cruz e Retrô, na Arena de Pernambuco, foi bastante tensa. Essa tensão, inclusive, deixou o jogo faltoso e bastante truncado. A prova disso é que com 10 minutos de partida, três cartões amarelos já haviam sido distribuídos pelo árbitro Paulo Belence.
Conforme os ânimos foram se acalmando, o time de Camaragibe começou a impor seu ritmo de jogo. Explorando os lados do campo com Ericsson e Thallyson, a Fênix conseguia ser mais perigosa e demonstrar maior volume de jogo que a equipe coral, que buscava contragolpear sempre que retomava a posse de bola.

O ímpeto do Retrô foi recompensado na reta final do primeiro tempo, quando os donos da casa abriram o placar. Aos 43, Thallyson avançou em velocidade, passou pelo zagueiro Ruan e cruzou na medida para Ericsson, que entrou livre e bateu na saída do goleiro Thiago.
Em desvantagem no placar, o técnico Felipe Alves trouxe o Tricolor do Arruda com uma postura mais ativa em campo após o intervalo. Dessa forma, depois de alguns minutos ocupando o campo de defesa adversário, a Cobra Coral conseguiu buscar o empate.
Aos 8 do segundo tempo, em jogada pela esquerda, Felipe Cardoso limpou a marcação e fez belo lançamento para Dayvid. O camisa 11 subiu mais que a defesa do Retrô e testou firme para a meta da Fênix.
Quinze minutos depois, o Tricolor do Arruda aproveitou uma bobeira da retaguarda do Retrô para virar o placar. Gabriel Cardoso pressionou o zagueiro João Rocha, que perdeu a bola e segurou o atacante para evitar uma chance clara de gol. O árbitro Paulo Belence assinalou o pênalti e expulsou o defensor da Fênix. Na cobrança, o centroavante coral deslocou David para marcar o segundo do Santa Cruz.
Aos 39, o Retrô voltou a marcar utilizando o veneno do Santa Cruz contra ele mesmo para empatar a partida. Em vacilo da defesa coral, o centroavante Matheus Bambu recebeu bola roubada por Ericsson e bateu sem chances para o goleiro Thiago Henrique para levar a decisão para as penalidades máximas.
Os pênaltis
No embate derradeiro na marca da cal, Ericsson, Thalysson, Murilo, Tabika e Matheus Bambu marcaram pelo Retrô. Pelo lado do Santa Cruz, Júlio, João Vítor e Ezequiel marcaram. Dessa forma, o goleiro David, da Fênix, desequilibrou a decisão ao defender a cobrança de Matheus Ferreira.

Números, estatísticas e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli
Ficha do jogo
Retrô 2 (5)
David; Rubinho (Tabika), João Rocha, Diogo e Luan Henrique; Danilo Dantas (Murilo), Lima (Alemão) e Diego Guerra (Jean Uba); Ericsson, Thallyson e Matheus Bambu. Técnico: Wires de Souza.
Santa Cruz 2 (3)
Thiago Henrique; Danrley, Ruan (João Vítor), Cristiano (Kayk) e Matheus Ferreira; Júlio, Dudu Ferraz e Felipe Cardoso (Túlio Oliveira); Michael, Dayvid (Ezequiel) e Gabriel Cardoso (João Guilherme). Técnico: Felipe Alves.
Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Paulo Belence
Assistentes: Matheus Valentim e Elaise Juliana
Gols: Ericsson aos 43/1ºT (Retrô), Dayvid aos 8/2ºT, Gabriel Cardoso aos 23/2ºT (Santa Cruz), Matheus Bambu aos 39/2ºT (Retrô)
Cartões amarelos: Lima, Rubinho, Matheus Bambu (Retrô); Cristiano, Ruan (Santa Cruz)
Cartão vermelho: João Rocha (Retrô)
Público: 1.058 torcedores
Renda: R$ 5.670,00
0 comentários