Connect with us
Evandro Carvalho, presidente da FPF Evandro Carvalho, presidente da FPF

ALBACEMAPBPEPIRNSanta CruzSESérie DÚltimas

Presidente da FPF revela que houve estudos para possível Série E, mas conclui: “É prejudicial aos clubes”

Foto: FPF

Published

on

Evandro Carvalho admitiu que não seria uma ideia ruim a Série E, mas após estudos chegou a conclusão que é prejudicial para os times

Presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Evandro Carvalho revelou, em entrevista ao NE45, que houve estudos nos últimos anos para uma possível criação de uma Série E – que abrigaria times sem calendário nacional, vide o Santa Cruz. A proposta, contudo, não foi levada para frente por alguns critérios, mas o principal, de acordo com o dirigente, é que aumentaria ainda mais a distância para a elite do futebol brasileiro, que é a Série A.

Evandro Carvalho disse que, inicialmente, não acha a ideia ruim, já que aumentaria o número de jogos para clubes sem calendário nacional. Contudo, ao fim dos estudos realizados, a conclusão é de que uma eventual Série E, embora suprisse as lacunas de partidas naqueles meses, prejudicaria os times.

“Eu pensei, nós pensamos nisso. A ideia não é ruim porque, em tese, aumenta a pirâmide, você amplia o número de jogos. No primeiro momento, eu inclusive propus isso, outros presidentes também no ano passado, no ano retrasado. A gente já pensou nisso várias vezes. Quando se pensa nisso você manda fazer estudos de viabilidade técnica, depois econômico-financeira e o que a gente chama de estudo de viabilidade de evolução e aprimoramento do futebol”, disse Evandro sobre uma possível Série E.

“Então, depois que a gente fez esses estudos e análises, a conclusão é que, apesar de momentaneamente ser bom e aumentar a pirâmide, no fim é prejudicial aos clubes. Por quê? Porque o principal objetivo é encurtar a distância da Série A para a divisão de acesso, que hoje é a Série D. Se criar a E, aí o clube tem que sair da E para a D, da D para a C, da C para a B… Não tem como fazer tudo isso em pontos corridos, vai ter que ser mata-mata. Quando faz mata-mata privilegia o clube menos qualificado e que não tem investimento nenhum e com estádio ruim. E se não botar em estádio ruim não tem jogo”, completou.

Série E_2023_Evandro_Carvalho_FPF_reunião
Presidente da FPF crê que uma eventual Série E prejudicaria os clubes. Foto: Divulgação/FPF

Santa Cruz sem divisão

O Santa Cruz começou a cavar sua cova para ficar sem calendário nacional quando terminou a primeira fase do Pernambucano na quinta colocação, atrás de Retrô e Petrolina, os representantes do estado na Série D no ano que vem.

Assim, o Tricolor apostava todas as suas fichas no acesso à Série C para não depender de ninguém, mas não teve competência e acabou sendo eliminado na primeira fase, inclusive derrotado pelo Iguatu na última rodada.

Assim, a única alternativa para ter divisão nacional em 2024 era em caso de o Retrô subir de divisão, o que não é mais possível, já que a Fênix caiu para o Maranhão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados