Ferroviário quebra “maldição” do time de melhor campanha da 1ª fase da Série D não conseguir o acesso à Terceira Divisão
O Ferroviário conquistou o acesso à Série C 2024 com muita emoção. Um jogo que não faltou luta, numa grande trajetória do Tricolor na Quarta Divisão. Mas o clube foi além. Isso porque o Ferrão quebrou uma “maldição” que fazia parte da Série D desde que o atual formato foi adotado.
O formato de oito grupos de oito times foi implementado em 2020. Desde então, todos os times que tinham a melhor campanha da 1ª fase do torneio não conquistavam o acesso. Dessa forma, acaba se tornando mais um tabu que o Ferroviário conseguiu quebrar.
Em 2020, o Brasiliense teve a melhor campanha da fase de grupos, com 33 pontos, e foi eliminado pelo Mirassol-SP, nas oitavas de final. Ao fim, o time paulista conquistou o acesso. Já em 2021 foi a vez do Castanhal-PA ter a melhor campanha da 1ª fase, com 36 pontos, mas caiu na 2ª fase, derrotado pelo Moto Club.
No ano seguinte, 2022, o Retrô foi o maior pontuador da 1ª fase da Série D, com 33 pontos marcados. Mas acabou dando adeus à briga pelo acesso justo na 2ª fase, eliminado pelo Santa Cruz.
Agora em 2023, o Ferroviário somou 36 pontos e estabeleceu a melhor campanha da história da 1ª fase da Série D. Mas quebrou esse tabu, eliminando Princesa do Solimões-AM, Nacional de Patos e Maranhão, por último.
Série D 2020
Melhor campanha da fase de grupos: Brasiliense (33 pontos).
Times que subiram: Mirassol-SP, Floresta, Altos e Novorizontino-SP.
Série D 2021
Melhor campanha da fase de grupos: Castanhal-PA (36 pontos).
Times que subiram: Aparecidense-GO, Campinense, ABC e Atlético-CE.
Série D 2022
Melhor campanha da fase de grupos: Retrô e Brasiliense (33 pontos)
Times que subiram: América-RN, São Bernardo-SP, Pouso Alegre-MG e Amazonas.
Série D 2023
Melhor campanha da fase de grupos: Ferroviário (36 pontos).
Times que subiram: Ferroviário, Athletic-MG, Caxias-RS e Ferroviária-SP.

0 comentários