Documento foi entregue nesta terça-feira (26) ao Conselho Deliberativo
Chegou ao fim o segundo mandato de Antônio Luiz Neto à frente do Santa Cruz. Nesta terça-feira (26), o então presidente entregou um documento ao mandatário do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, renunciando ao cargo e deixando o clube. A informação foi divulgada inicialmente pelo repórter Leonardo Boris, da Rádio Jornal, e confirmada pelo NE45.
Com a saída de Antônio Luiz Neto, quem assume o Santa Cruz é o vice-presidente Jairo Rocha. O documente da renúncia, diga-se, acontece um dia depois da marcação de uma reunião do Conselho Deliberativo para definir ou não o afastamento do agora ex-mandatário coral. A possibilidade de destituição, diga-se, faria com ALN ficasse inelegível por dez anos.
Em trecho da carta destinada ao Conselho, Antônio Luiz Neto diz que a sua renúncia visa trazer a estabilidade política e administrativa no clube, que vive um processo de Recuperação Judicial.
“A presente decisão de renúncia se dá primordialmente visando conferir a necessária estabilidade política e administrativa ao processo de reestruturação do Clube que se desenvolve, sobretudo, no âmbito do processo de Recuperação Judicial em trâmite perante a 18ª Vara Cível da Comarca do Recife”, afirmou ALN.
A renúncia do presidente Antônio Luiz Neto, diga-se, já vinha sendo pedida por parte da torcida há algumas semanas, sobretudo após a eliminação vexatória na Série D do Campeonato Brasileiro, fazendo com que o Santa Cruz esteja sem divisão em 2024.
Na última segunda-feira, o Conselho Deliberativo do Santa Cruz convocou uma reunião que discutiria o afastamento e até mesmo um impeachment de ALN. O pedido era baseado em tópicos como a não prestação de contas e a ausência de publicação mensal da lista de sócios, por exemplo. Outros quatro pontos também estão listados no estatuto.
Ainda na segunda-feira, a Justiça deu parecer favorável ao Conselho e manteve reprovadas as contas da gestão de ALN.
Também na última segunda-feira, em entrevista à Rádio Jornal, o presidente se mostrou favorável à antecipações das eleições e também afirmou que o processo da SAF está bem encaminhado.
“Com esse gesto de desprendimento através da presente renúncia, transmitindo o cargo ao substituto legal, o vice-presidente eleito, Jairo Rocha, espero estar contribuindo para a definitiva pacificação do Clube, propiciando que o sucessor adote as medidas necessárias à estabilização de nossa centenária instituição, bem maior a ser preservado”, disse ALN.
Antônio Luiz Neto esteve à frente do Santa Cruz em dois mandatos. No primeiro, de 2011 até 2014, conseguiu o tricampeonato estadual e levar o clube da Série D para a Série B.
No segundo mandato, por sua vez, o cenário foi bem diferente. Assumiu em março de 2022, após renúncia de Joaquim Bezerra, e não conseguiu o acesso à Série C em nenhum dos anos, o que ocasionou no pior cenário de calendário da história do Santa Cruz em 2024: sem disputar competições nacionais.
Leia, na íntegra, a carta de renúncia de Antônio Luiz Neto, agora ex-presidente do Santa Cruz
Na condição de Presidente do Executivo do Santa Cruz Futebol Clube e, considerando as diversas divergências políticas e administrativas travadas no âmbito do clube, notadamente com membros do Conselho Deliberativo, que desbordaram para litígios administrativos e judiciais que, por sua vez, têm inviabilizado a regularidade da atual gestão, venho apresentar a minha renúncia ao citado cargo de Presidente que muito honrosamente ocupo.
A presente decisão de renúncia se dá primordialmente visando conferir a necessária estabilidade política e administrativa ao processo de reestruturação do Clube que se desenvolve, sobretudo, no âmbito do processo de Recuperação Judicial em trâmite perante a 18ª Vara Cível da Comarca do Recife.
Ressalto que aceitei assumir novamente à Presidência, em momento de extrema criticidade, convocado por diversos tricolores, ex-presidentes, beneméritos e conselheiros com o objetivo maior de salvar o Clube da crise financeira que ameaçava o seu patrimônio e a própria existência da instituição, juntamente com o direcionamento do clube para a constituição de uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e revitalização do seu patrimônio imobiliário, caminhos que se mostram necessários ao soerguimento da instituição, e que persegui incansavelmente, juntamente com o corpo de dirigentes, funcionários e profissionais contratados para tanto.
Com esse gesto de desprendimento através da presente renúncia, transmitindo o cargo ao substituto legal, o vice-presidente eleito, Jairo Rocha, espero estar contribuindo para a definitiva pacificação do Clube, propiciando que o sucessor adote as medidas necessárias à estabilização de nossa centenária instituição, bem maior a ser preservado.
Nada obstante, permaneço à disposição do clube e do meu sucessor para os esclarecimentos necessários à transmissão de cargo e demais medidas necessárias ao soerguimento do Santa Cruz Futebol Clube.
Por fim, externo os meus agradecimentos a todos que se dedicaram à gestão conseguindo manter o Clube em funcionamento e preservando as condições necessárias à viabilização da instituição.
0 comentários