NE45

Guia do Pernambucano A2: Torneio começa neste fim de semana; veja destaques, nomes conhecidos e formato

Tala do Campeonato Pernambucano A2

Rafael Vieira/FPF

Disputa começa neste sábado (30) e vai até 12 de novembro

A partir deste fim de semana, 12 times começam uma jornada pelo sonho de chegar à elite do futebol estadual. É o início a Série A2 do Campeonato Pernambucano, que envolverá todas as regiões do estado em busca do acesso – que só virá para o campeão da A2.

Assim, o NE45 preparou um guia com os principais destaques do torneio, que começa neste sábado (30). Remodelada, a competição não será mais a última divisão estadual e, com isso, além do acesso, os 12 times também lutarão contra o rebaixamento. Alguns jogos do torneio terão transmissão da FPF TV no YouTube.

Para conseguir seus objetivos, alguns times investiram pesado, enquanto outros apostaram forte na base. Entre os nomes de destaque, aparecem jogadores como o “goleiro de boné” Wallef, o lateral Thiago Costa, o zagueiro Feliphe Gabriel, os volantes Memo e Anderson Paulista, os meias Renatinho e Renato Henrique e os atacantes Caça-Rato e Branquinho.

Os comandos técnicos também terão nomes conhecidos no estado, como Pedro Manta, do Afogados, Paulo Júnior, do Íbis, e Charles Muniz, do Jaguar. Além desses times, o campeonato ainda tem 1º de Maio, Atlético-PE, Atlético Torres, Centro Limoeirense, Decisão Sertânia, Ferroviário do Cabo, Flamengo de Arcoverde, Vera Cruz e Vitória das Tabocas.

Central é o atual campeão da A2, sobre o Belo Jardim – Rafael Vieira/FPF

Formato de disputa

O Campeonato Pernambucano da Série A2 será disputado em formato de pontos corridos. Serão 11 rodadas, com todos os times se enfrentando em turno único. Ao fim, marcado para o dia 12 de novembro, o campeão consegue a promoção para a elite do Estadual em 2024.

Do outro lado, os três piores times (10º, 11º e 12º) estarão rebaixados à Série A3, que faz a sua estreia nesta temporada. A nova 3ª Divisão terá sete times: Águia de Cumaru, Barreiros, Cabense, Ipojuca, Santa Fé, Serrano e Ypiranga.

Os times

1º de Maio Esporte Clube

O 1º de Maio já está longe da elite há 20 anos e não desponta entre os favoritos para retornar, mas quer surpreender. Sob comando de Rogério Oliveira, o time contratou nomes experientes com passagem por lá, como o goleiro Rodolfo, o zagueiro Nildo e o meia Carlos Magno, além de outros rodados por Pernambuco e Bahia, como o zagueiro Emílio, ex-Petrolina e Juazeiro.

Elenco do 1º de Maio tem rostos conhecidos do futebol de Petrolina – Divulgação/1º de Maio

Afogados da Ingazeira Futebol Clube

Presença constante na elite do Pernambucano desde 2017, o Afogados foi rebaixado neste ano e já chega entre os favoritos para voltar de imediato à A1. Para isso, a Coruja acertou o retorno de nomes importantes de sua história, como o zagueiro Heverton, os volantes Guilherme Escuro e Anderson Paulista, o atacante Diego Ceará e o treinador Pedro Manta.

Afogados apostou em peças que já deram certo na Coruja – Divulgação/AIFC

Clube Atlético Pernambucano

Clube com tradição na base, o Tatu vai novamente apostar na força da casa para a A2. O time será treinado por Gabriel Lisboa, comandante do sub-20 e deve usar alguns jovens destaques. O elenco também conta com o goleiro Juca, revelado pelo clube, e com o meia Igor e o atacante Alex Panelas, titulares do Petrolina e do Caruaru City no último Pernambucano.

Time de Carpina levará o jovem elenco para Limoeiro – Divulgação/Atlético Pernambucano

Club Atlético Torres

Caçula da A2, o Torres chegou apostando alto para sua 2ª temporada profissional. Único clube do Recife, o time jogará no Arruda e contará com alguns ex-jogadores do Santa Cruz: o goleiro Geaze, o lateral Thiago Costa, os meias Renatinho e Jefferson Maranhão, e os atacantes Pingo, Caça-Rato e Branquinho, além do volante Jaildo, ex-Salgueiro, e do atacante Wallace, ex-Sport.

De raízes espanholas, o Torres terá elenco renomado – Igor Cysneiros/Atlético Torres

Centro Limoeirense de Futebol

Um dos times mais tradicionais do interior de Pernambuco, o Centro Limoeirense é um dos que está há mais tempo longe da elite. E para dar a volta nisso, o time contratou o treinador João Alfredo, que o conduziu ao vice-campeonato na A2 há cinco anos. Dentro de campo, o atacante Muller Fernandes, campeão pernambucano pelo Salgueiro, é esperança de gols.

Centro tem elenco jovem e não desponta entre favoritos – Divulgação/Centro Limoeirense

Decisão Sertânia (Sociedade Esportiva Decisão Futebol Clube)

Na 2ª temporada em Sertânia, o Bode apostou em jogadores conhecidos do pernambucano para brigar pelo acesso. Treinado por Alexandre Lima, que conseguiu o acesso com o Porto no ano passado, o time terá nomes como o goleiro Wallef, ex-Afogados; o lateral Dadinha e o volante Hebert, ex-Salgueiro; o meia Cesinha, ex-Atlético-BA; e o zagueiro Pedrão, ex-Sport.

Com elenco experiente, Decisão sonha com o retorno à elite – Divulgação/Decisão

Ferroviário Esporte Clube do Cabo

O Ferroviário conseguiu uma boa campanha na última A2, mas chega para mais um ano desafiador, apostando nos talentos da base. Com um time jovem e recheado de jogadores locais, o Trinca-Ferro quer surpreender, revelar jovens e, claro, se aproximar do inédito acesso no Pernambucano, mesmo fora dos favoritos. O time volta a ser treinado por Edvaldo Oliveira.

Ferroviário tem um dos elencos mais modestos da A2 – Divulgação/Ferroviário EC

Flamengo Sport Club de Arcoverde SAF

Única SAF da A2, o Flamengo chega com um bom investimento para brigar pelo título, mas não terá o estádio Áureo Bradley, que não tem condições de jogo. Em Belo Jardim, o time será comandado por Higor César, que acumula acessos no futebol potiguar. No elenco, há nomes como o atacante Danilo Bala, ex-Altos e Iporá, e o volante Douglas Bomba, ex-Central e Icasa.

Íbis Sport Club

Depois do rebaixamento no Pernambucano deste ano, o Íbis sonha com o retorno imediato e manteve parte da base que jogou a elite neste ano. Sob comando de Paulo Júnior, bicampeão da A2, o time contratou o volante Matheus Rosas, ex-Salgueiro, Central e Vera Cruz, e também trouxe uma trinca de equatorianos (Aaron, Ponce e Rosales) para reforçar o elenco .

Pássaro Preto não trouxe grandes reforços após rebaixamento – Divulgação/Íbis

Jaguar (Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes)

Último confirmado na disputa da A2, após as desistências de Belo Jardim e Caruaru City, o Jaguar será comandado pelo experiente Charles Muniz e terá um time quase todo formado por jovens e jogadores locais. Assim, o time tem um dos elencos menos rodados, mas o destaque é para o experiente Jefferson Diego, jaboatoense com passagens por Alemanha e Paraguai.

Vários jogadores da base serão utilizados no time principal do Jaguar – Divulgação/Jaguar

Vera Cruz Futebol Clube

Tetracampeão da Série A2, o Vera Cruz terá mais um ano de parceria com o Retrô, que cedeu jogadores ao Galo, como o zagueiro Michel Bennech e o experiente meia Renato Henrique, além de alguns jovens. O Vera também contará com o atacante Pedro Maycon, destaque do time em 2019. No comando, Luiz Carlos Mendes, que foi campeão da A2 pelo clube em 2014.

Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas

O Vitória é bicampeão da A2 e vai mandar os jogos no Arruda, sob comando de Adriano Santos. No elenco, o Sport cedeu o lateral Deyvson e os atacantes Paulinho e Flávio. O Tricolor também terá o zagueiro Feliphe Gabriel, cria do Náutico e os volantes Memo, ídolo do Santa, e Raimundinho, ex-Salgueiro, assim como os retornos do goleiro Preto e do zagueiro Léo Ceará.

Vitória montou elenco com nomes conhecidos para a A2 – Divulgação/Vitória das Tabocas

O calendário do Pernambucano A2

1ª rodada

2ª rodada

3ª rodada

4ª rodada

5ª rodada

6ª rodada

7ª rodada

8ª rodada

9ª rodada

10ª rodada

11ª rodada

Sair da versão mobile