Leão do Pici conseguiu uma classificação histórica para a final da Sul-Americana
O Fortaleza foi superior ao Corinthians e, com festa da torcida tricolor no Castelão na terça-feira (3), conquistou uma vaga na final da Copa Sul-Americana. O momento histórico vivido pelo Leão do Pici foi discutido na análise pós-jogo do Podcast45, e Fred Figueiroa e Thiago Minhoca destacaram a consistência no trabalho como motivo para mais esse capítulo da história do clube.
Vale destacar que há seis anos o Fortaleza disputava a Série C do Campeonato Brasileiro pela oitava temporada consecutiva. Desde o acesso à Série B em 2018 e, no ano seguinte, a chegada à elite, o Leão do Pici se tornou um ‘case de sucesso’ do futebol do Nordeste com solidez nas campanhas regionais, nacionais e continentais – a exemplo desse momento na Copa Sul-Americana.
“Estamos diante da maior transformação já vista em um clube da nossa região. E é algo que podemos analisar passo a passo. Se essa história fosse virar um documentário, um filme, poderia ter vários inícios. Mas é claro que o grande início seria todos os dramas e fracassos da Série C. É claro que essa história é contada a partir da Série C, ali é um ponto de partida. A chave estava virando”, disse.
“O futebol castiga e o Fortaleza foi castigado. Era um time que merecia ter subido muito antes, mas a caminhada seguiu e o resto da história a gente está vendo cada passo e diante dela”, completou o jornalista.
Nesse sentido, Thiago Minhoca apontou que a classificação sobre o Corinthians é mais uma consequência de um trabalho extracampo iniciado a partir da gestão de Marcelo Paz e construído de forma ‘sustentável’: “Entendendo qual o próximo passo, sem exageros”.
“Claro que o nome de Marcelo Paz (presidente do Fortaleza) talvez seja o mais citado, mas é a maneira como ele entendeu que não é ele como dirigente sozinho que faz o Fortaleza estar nessa situação. Ele se cerca de pessoas competentes”, afirmou.
Na visão do comentarista, a maturidade e a qualidade foram recompensadas com a classificação à decisão: “O Fortaleza comprovou dentro de campo essa superioridade com muita competência. (…) Tudo isso que aconteceu na Arena Castelão é fruto de algo que foi muito bem plantado e regado por todos que fazem o clube”.
Fortaleza na Sul-Americana
Depois de avançar em primeiro na fase de grupos, o Tricolor do Pici deixou Libertad-PAR, América-MG e agora o Corinthians pelo caminho nos confrontos do mata-mata.
Garantido na final do dia 28, em Punta del Este, espera a definição da outra chave entre LDU e Defensa y Justicia na partida desta quarta-feira (4). O jogo de ida acabou em 3 x 0 para o time equatoriano.
0 comentários