Connect with us
Náutico-Sede-TiagoCaldas (2) Náutico-Sede-TiagoCaldas (2)

NáuticoPESérie CÚltimas

Com candidatura de Edno Melo no apagar das luzes, eleição do Náutico terá três chapas; veja grupos

Foto: Tiago Caldas/CNC

Published

on

Alexandre Asfora, Aluísio Xavier e Edno Melo vão concorrer ao pleito

Como esperado, a eleição do Náutico, marcada para o dia 12 de novembro, terá bate-chapa. Nesta sexta-feira (13), no último dia de inscrições dos grupos, três nomes se lançaram como candidatos à presidência: Alexandre Asfora, Aluísio Xavier e Edno Melo. Assim, o Timbu irá para a oitava disputa nas urnas (relembre histórico aqui).

A candidatura de Edno Melo pegou todo mundo de surpresa, já que a inscrição foi feita na reta final do prazo. Mais precisamente às 17h55. O ex-presidente, que não apareceu nos Aflitos na parte da tarde, terá Pablo Vitório, que era o vice do Deliberativo, como vice na chapa – ainda com nome a ser divulgado.

Diógenes Braga, atual presidente do Náutico, chegou na sede dos Aflitos pouco mais de 17h15. Ele revelou que conversará com a imprensa pouco depois do término do prazo de inscrições.

Edno Melo presidiu o Náutico entre 2018 e 2021. Ele foi aclamado em 2017 e 2019, mas vai para o seu segunda bate-chapa, já que em 2015 perdeu por dez votos para Marcos Freitas.

Diógenes Braga e Edno Melo_Náutico
Foto: Tiago Caldas/CNC

O primeiro a registrar a chapa foi Alexandre Asfora, que é presidente do Clube Alemão de Pernambuco e atuou como vice-presidente social na gestão Diógenes Braga. Ele terá como vice Diego Rocha, que é secretário executivo de administração e licitações da Prefeitura do Recife e também trabalha com Asfora no Clube Alemão.

Os dois formam a chapa intitulada “Gestão e Paixão pelo Náutico”.

Alexandre Asfora_candidato a presidente_Náutico_2023
Foto: Lucas Holanda/NE45

Apesar de ter feito parte da gestão Diógenes Braga, Alexandre Asfora não é o candidato da situação. Ele diz que é de uma chapa independente, sem vínculo com o grupo que comanda o Timbu e nem com a oposição.

“Essa chapa é independente. Temos apoio de membros dos dois lados. A gente é uma chapa que se denomina do Náutico. Nem situação e nem oposição. (…) A situação que o Náutico vive, com a iminência de uma SAF, o clube vai se tornar um clube com contornos de clube social. Então, a experiência que tenho ao longo dos últimos anos no Clube Alemão me deixa confortável para o cenário que a gente espera que aconteça. Não houve rejeição do torcedor e, dessa forma, me coloquei como candidato”, disse Alexandre Asfora.

Depois da inscrição de Alexandre Asfora, quem apareceu nos Aflitos para registrar o nome foi Aluísio Xavier, candidato a presidente pela chapa “Todos pelo Náutico”, que terá Waldir Mendonça como vice. Eles chegaram acompanhados dos apoiadores, como Bruno Becker e Plínio Albuquerque, que eram pré-candidatos, mas desistiram para se juntar ao grupo de Aluísio

Assim como Asfora, Aluísio conversou com a imprensa e falou sobre a sua candidatura ao pleito alvirrubro. Ele destacou a união e de que não é um projeto pessoal.

“Foi um trabalho árduo, um trabalho de grupo, não há projeto pessoal, e ao final convergiram no meu nome, que aceitei honrosamente essa missão de tentar contribuir para que o Náutico ressurja melhor. Eleição nunca se tem tranquilidade. Todos queremos o Náutico melhor, e eles (Plínio Albuquerque e Bruno Becker), que já participaram do grupo e não foram escolhidos vice, estão juntos no projeto”, disse Aluísio Xavier.

Um ponto que será analisado pela Comissão Eleitoral na candidatura de Aluísio Xavier diz respeito ao número de mensalidades ininterruptas para concorrer ao pleito. O estatuto diz que são necessários 24 meses de pagamentos mensais sem pausas, mas uma lista mostra que o candidato tem 14 – o que, em tese, inviabilizaria o pleito.

Procurado pelo NE45 há algumas semanas, o candidato apontou erro do sistema. Agora, a Comissão Eleitoral vai definir.

Aluísio Xavier_Waldir Mendonça_Eleições_Náutico
Foto: Lucas Holanda/NE45

Chapas para as eleições do Náutico

Gestão e Paixão pelo Náutico

  • Alexandre Asfora (candidato a presidente)
  • Diego Rocha (candidato a vice-presidente

Todos Pelo Náutico

  • Aluísio Xavier (candidato a presidente)
  • Waldir Mendonça (candidato a vice-presidente

Náutico do futuro

  • Edno Melo (candidato a presidente)
  • Pablo Vitório (candidato a vice-presidente)

Consenso no Conselho

A eleição para o Conselho Deliberativo do Náutico está resolvida. Nesta sexta-feira, último dia para a inscrição de chapas para o pleito que será realizado no próximo dia 12 de novembro, os grupos que se candidatariam ao comando do órgão se uniram e, em consenso, elegeram todos os futuros conselheiros inscritos.

A chapa de consenso terá o nome de “Conselho de Todos, independente, pela profissionalização e modernidade”.

A eleição do Náutico

O pleito alvirrubro será no dia 12 de novembro, das 8h às 17h, nos Aflitos. Nesta data, os alvirrubros definirão o novo presidente e vice-presidente do executivo para o biênio 2024/2025 e os 270 conselheiros para o quadriênio 2024/2027.

Vale lembrar que, de acordo com a nota oficial do Náutico, 3.794 sócios e sócias estão aptos para votar no pleito.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados