O jogador pediu rescisão indireta com o Ceará alegando falta de pagamentos de FGTS, Direito de Imagem, Férias e as Luvas
A relação entre o Ceará e Crystian Barletta terminou de forma precoce e com um imbróglio judicial complicado. O atacante pediu rescisão indireta do contrato alegando que o clube deve vencimentos, enquanto a diretoria se mostrou surpresa com decisão de ir a Justiça. Na coletiva de imprensa pós-jogo, o técnico Vagner Mancini comentou de forma breve a saída do atleta.
“O Ceará já soltou uma nota oficial sobre isso. É um problema administrativo. A gente lamenta. Óbvio que eu lamento, porque o Barletta é um jogador que certamente seria importante nesse jogo de hoje dentro do elenco. Mas por ser um assunto administrativo, eu não sou a pessoa indicada para falar sobre isso”, disse o treinador.
Barletta chegou ao Vozão em julho de 2023 para disputa da Série B. O clube adquiriu 50% dos direitos econômicos do atacante junto ao Corinthians.
O clube divulgou que pagou R$ 6 milhões na compra do atleta, que assinou contrato até julho de 2028. Na temporada passada, ele disputou 11 jogos e marcou 3 gols.

Situação envolvendo Barletta, Ceará e o Sport
Na apuração recente do NE45, junto a Lel Fontenele, do Canal Fala Lel, a saída de Barletta do Ceará teve envolvimento da agência Elenko, empresa que gerencia a carreira do atacante. Supostamente, haveria uma ligação entre a Elenko com um processo futuro de SAF no Sport, que estaria com interesse de contratar o jogador.
Pelo lado do rubro-negro, eles negam veemente a história do possível envolvimento da SAF e também que há negociação com Barletta.
O advogado do atleta, Felipe Rino, disse que ainda não há uma decisão oficial sobre o imbróglio judicial. Ele informou ainda que o atacante está em casa, em Fortaleza, e não tem negociação com o Leão da Ilha.
“Ainda não houve decisão sobre o pedido liminar. Foi concedido prazo de 5 dias para o Ceará SC se manifestar sobre o pedido. Esse prazo se encerra na quarta-feira. Apenas após o juiz decidirá sobre a liminar”, explicou.
Enquanto isso, o Ceará divulgou uma nota em que se diz surpreso com a ida de Barletta a Justiça e reconheceu que está em negociação para quitar os valores pendentes.

A integra da nota do advogado de Barletta
Barletta tem diversas verbas em atraso, que o Ceará SC deixou de pagar.
Há atrasos de verbas salariais, direito de imagem, FGTS e luvas, bem superiores a 2 meses. Algumas verbas estão em atraso há 6 meses, desde sua contratação.
O Barletta tentou por diversas vezes dialogar, receber, ter sua remuneração em dia. Infelizmente não foi possível, o clube não conseguiu colocar em dia o que está em atraso.
A Lei Geral do Esporte prevê que em casos de atrasos superiores a 2 meses (salário, direito de imagem ou FGTS) enseja na rescisão indireta do contrato de trabalho. E no caso do Barletta há atrasos de até 6 meses.
E nesse caso, o clube poderá ser condenado a pagar a cláusula compensatória desportiva, que são os salários até o final do contrato.
Era a última opção do Barletta, que sempre privilegiou o diálogo e aguardou meses para regularização, mas ele precisou entrar com ação contra o clube, em virtude desses atrasos.
O que queremos deixar claro é que antes de entrar com ação, foram diversos diálogos e negociações com o clube, mas sem o pagamento integral da remuneração mensal dele.
Barletta, assim como todos os demais atletas, são trabalhadores, dependem da sua remuneração para sustentar sua família, tem contas a pagar. As contas vencem mês a mês, como de qualquer ser cidadão.
Ainda, O presidente disse em entrevista que “os valores cobrados pelo atacante são pequenos e que o clube tinha totais condições de pagar.”
Ora! Se é um valor pequeno e o clube tinha totais condições de pagar, porque não pagou? Por Lei, o 13o, Férias, Salários e FGTS tem dia certo para serem pagos. Porque então não foram? Igualmente, Contrato de Imagem prevê data específica para pagamento das Luvas e do Direito de Imagem. Se o clube tinha condições de pagar, porque não pagou?
E os valores não são pequenos, isso posso garantir.
E o Barletta está totalmente aberto a negociação, ele apenas quer receber pelo que já trabalhou. Mesmo após entrarmos com a ação, procuramos o jurídico do clube, passamos proposta de acordo, mas até hoje não tivemos retorno.
Por fim, não há nenhuma negociação com o Sport em andamento.
A integra da nota do Ceará
Causa estranhamento e surpresa a forma como o atleta Chrystian Barletta e seu empresário vêm conduzindo as renegociações de valores pendentes, inclusive expondo à imprensa informações de uma ação que corre em segredo de justiça.
O Ceará Sporting Club se notabilizou nacionalmente nos últimos anos pelo equilíbrio financeiro, bem como pelo diálogo constante e transparente entre diretoria, jogadores e colaboradores; inclusive na atual gestão, que não abrirá mão dessas prerrogativas.
O clube não só reconhece como reafirma o compromisso com cada um dos jogadores, comissão técnica e colaboradores. O Ceará segue aberto ao diálogo e acredita que assuntos de natureza interna podem ser resolvidos igualmente entre as partes envolvidas
0 comentários