Leão não conquista o Nordestão desde 2010 e, desde o atual retorno do torneio (2013), sequer chegou a uma final
O Vitória disputará, em 2024, sua 20ª Copa do Nordeste. Além de ser tetracampeão do torneio, o Rubro-negro foi vice três vezes e esteve entre os quatro melhores 10 vezes. Mas vive um jejum incômodo de títulos, pois não o conquista desde 2010. Além disso, sequer chegou em uma final desde o atual retorno do Nordestão, em 2013. Algo que o Leão pretende mudar neste ano.
Com o acesso para a Série A, o clube já realizou algumas contratações importantes visando elevar o nível da equipe e brigar pelo título da Copa do Nordeste. Porém, terá adversários fortes de Série A, como o rival Bahia e o Fortaleza, que estão em maior patamar financeiro.
Mas além disso, o Ceará (atual campeão) e o Sport (atual vice), que ficaram na Série B, também possuem tradição e podem dificultar, já que também montaram times com uma injeção financeira da Liga Forte Futebol, em relação aos direitos de transmissão de TV.

Mesmo assim, o Vitória tem a missão de voltar a se impor e brigar novamente pelo título. A última participação, no ano passado, foi desastrosa, com uma eliminação ainda na primeira fase.
Fábio Mota, presidente rubro-negro, sabe dessa necessidade de voltar a conquistar o maior regional do país. E em entrevistas no começo deste ano, já deu a entender a importância que o clube dará ao torneio.
“O Vitória não entra em competição, do nível do Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, sem ser para brigar por título. Estamos montando um time, mantendo uma base do ano passado, para brigar por esses títulos”, falou à Rádio Sociedade.
“Evidente que treinador vive de resultado. Há responsabilidade, o Léo Condé sabe disso, e o Vitória tem que resgatar essa parte. Estamos na Série A e, por isso, temos obrigação de brigar pelo título nas duas competições. Esse é o nosso pensamento”, concluiu Fábio Mota.

Os números do Vitória na Copa do Nordeste
Ao todo, além dessas 189 partidas, são 92 vitórias, 53 empates e 44 derrotas, tendo marcado 327 gols e sofrido 225 gols, resultando num aproveitamento de 58% dos pontos. O Vitória levantou o troféu em 1997, 1999, 2003 e 2010. Foi vice em 1998, 2000 e 2002, e acabou eliminado nas semifinais em 2015, 2017 e 2021.
De acordo com dados levantados pelo blog do jornalista Cassio Zirpoli, integrante do NE45 e do Podcast 45 Minutos, o Vitória possui 189 partidas disputadas ao longo da Copa do Nordeste. Nesta temporada, caso alcance a final, completará seu jogo de número 200 na história do torneio. Feito que apenas o Bahia alcançou até o momento.
Vitória estreia pela Copa do Nordeste?
O Rubro-negro faz sua estreia no Nordestão 2024 neste domingo (4), quando enfrentará o Altos no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina-PI, às 16h.
O técnico Léo Condé poupou boa parte dos titulares na derrota para o Jequié na quarta-feira (31), pelo Campeonato Baiano, e esses atletas devem retornar no fim de semana. No duelo pelo Estadual, atuaram apenas Lucas Arcanjo, Camutanga, Dudu e Alerrandro desde o início da partida. No decorrer, Willian Oliveira foi acionado.

0 comentários