Connect with us
Clássico-Rei vale hegemonia no Campeonato Cearense Clássico-Rei vale hegemonia no Campeonato Cearense

CECearáCopa do NordesteFortalezaÚltimas

Fortaleza encara Ceará visando quebrar tabu de 23 anos na Copa do Nordeste

Published

on

Tricolor do Pici não vence o rival pelo torneio regional desde 2001, quando Clodoaldo marcou os dois gols da vitória do Fortaleza por 2 x 1

A quarta-feira será marcada pelo segundo Clássico-Rei da temporada. Na Arena Castelão, às 21h30, o Fortaleza irá receber o Ceará, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste, podendo complicar a classificação do rival e ainda encaminhar sua própria vaga nas quartas de final da competição. Contudo, para o Leão do Pici o jogo vale mais do que apenas a pontuação obtida com uma vitória, pois será mais uma chance de bater um incômodo tabu que já dura 23 anos.

O último triunfo tricolor sobre o maior rival em jogos válidos pelo Nordestão aconteceu no primeiro encontro dos dois pela competição. Em 21 de fevereiro de 2001, as duas equipes entraram em campo pela 7ª rodada do torneio e o Fortaleza venceu por 2 x 1, com dois gols do ídolo Clodoaldo. Jairo Lenzi foi quem marcou pelo lado do Vozão.

Desde então, lá se vão 11 partida com supremacia alvinegra. Ao todo, no recorte, o Vozão bateu o Fortaleza em seis oportunidades, sendo as duas últimas nas semifinais do ano passado, por 2 x 0 em casa e por 3 x 2 como visitante, e empatou outras cinco vezes.

Ceará vence Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste
Vozão bateu o Tricolor nas semifinais do ano passado por 5 x 2 no placar agregado – Foto: Felipe Santos/Ceará SC

A situação dos rivais na Copa do Nordeste

Com cinco jogos disputados, o Fortaleza é o vice-líder do grupo B do Nordestão, com oito pontos ganhos, quatro atrás do líder Bahia, que possui 12. Além do Vozão, o Tricolor ainda terá o Vitória, em casa, e o Maranhão, fora, para encerrar sua participação na primeira fase.

O Ceará, por sua vez, vive momento mais complicado. Em um grupo A muito equilibrado, o Alvinegro é o sétimo colocado, com seis pontos ganhos, quatro atrás do líder Sport e com dois de desvantagem para o CRB, atual quarto colocado. Dessa forma, depois de enfrentar o maior rival, o Vozão visita o Treze e recebe o Itabaiana para finalizar a fase de grupos.

Logo depois da maratona pela Copa do Nordeste, Fortaleza e Ceará voltarão a se encontrar, para a decisão do Campeonato Cearense. Atual pentacampeão, o Leão do Pici busca escrever seu nome na história do Estadual, conquistando um inédito hexa.

Os prováveis times de Fortaleza e Ceará

Quase um mês após o atentado ao ônibus ocorrido no Recife, depois de jogo contra o Sport, o Fortaleza poderá, finalmente, voltar a ter sua força máxima para o confronto diante do maior rival.

Dessa forma, a tendência é que o técnico Juan Pablo Vojvoda leve a campo um time titular escalado com João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welisson, Pochettino e Calebe; Yago Pikachu, Moisés e Lucero.

Já o Ceará tem uma dúvida para a escalação que vai entrar no gramado da Arena Castelão sob o comando de Vágner Mancini. Após torcer o pé no jogo diante do Ferroviário, pela semifinal do Estadual, Richard foi substituído ainda no intervalo de jogo, mas pode ser escalado entre os titulares no clássico ao invés de Bruno, seu reserva imediato.

Assim, o Vozão deve ir a campo com Bruno Ferreira (Richard); Raí Ramos, Matheus Felipe, Ramon Menezes e Matheus Bahia; Richardson, Guilherme Castilho e Lourenço; Erick Pulga, Facundo Barceló e Aylon.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados