Em 15 jogos na atual temporada, Fortaleza venceu sete partidas, empatou seis e perdeu apenas em duas oportunidades
O desempenho do Fortaleza está longe do que era sonhado pela torcida e pela direção leonina no início de 2024. No ano em que mais investiu em transferências, repatriando jogadores do quilate de Moisés, o Leão do Pici, até o momento, não vem mostrando o que se esperava dele em competições como a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense. A prova disso é que o Tricolor ainda não sabe o que é vencer adversários que estejam na Segunda ou até mesmo na Terceira Divisão nacional na temporada.
O recorte atual já engloba 15 partidas para o Fortaleza em 2024, sendo que foram sete vitórias, seis empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 66%, o menor em um ínicio de ano desde que Vojvoda chegou ao clube em 2021. Os triunfos foram registrados contra Horizonte, Barbalha, Iguatu, América-RN, River-PI, Fluminense-PI e o Maracanã, na semifinal do Estadual. Destes, apenas os dois primeiros não disputarão a Série D, pois não conseguiram a qualificação no ano passado.
Quanto aos jogos em que não venceu, o Fortaleza saiu de campo derrotado contra o CRB e o Ceará – clubes que disputam a Série B -, em jogos pela Copa do Nordeste. Além disso, também empatou com Retrô e Maracanã (Série D), Ferroviário e Botafogo-PB (Série C), além de Sport (Série B) e novamente com o Ceará, desta vez pelo Estadual.
Início de ano do Fortaleza é o pior da Era Vojvoda
Outro número que preocupa dentro do Fortaleza tem sido o “baixo” aproveitamento em relação às demais largadas de temporada sob o comando de Vojvoda. Iniciando o seu terceiro ano à frente do time alencarino, o técnico argentino conquistou apenas 66% dos pontos, percentual abaixo do que foi visto no recorte dos 15 primeiros jogos de 2022 e 2023.
O melhor início de ano com o treinador foi em 2022. Com 16 jogos de invencibilidade na abertura da temporada, o Fortaleza obteve um expressivo aproveitamento 77,8% dos pontos nas 15 primeiras partidas do ano, com 10 vitórias e cinco empates. O desempenho, inclusive, levou o Leão do Pici ao segundo título – desta vez, invicto – da Copa do Nordeste.
Em 2023, o Tricolor alencarino teve a sua melhor arrancada, quando venceu seis jogos nas seis primeiras partidas. Contudo, com o acúmulo de jogos por Estadual, Copa do Nordeste e pré-Libertadores acabou vivendo uma oscilação. Por isso, acabou o recorte dos 15 primeiros jogos vencendo 10 vezes e perdendo quatro, entre elas, duas para o rival Ceará, uma pelo Nordestão e uma pelo Cearense, somando um aproveitamento pouco abaixo dos 69%
Os inícios de ano do Fortaleza com Vojvoda
2022
15 jogos
10 vitórias
5 empates
34 gols marcados
9 gols sofridos
77,8% de aproveitamento
2023
15 jogos
10 vitórias
1 empate
4 derrotas
68,8% de aproveitamento
2024
15 jogos
7 vitórias
6 empates
2 derrotas
28 gols marcados
12 gols sofridos
66% de aproveitamento
0 comentários