A comissão condenou o Baraúnas com perda de seis pontos e multa de mil reais; decisão ainda cabe recurso
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Norte condenou o Baraúnas pela escalação irregular do jogador Ramon, no Campeonato Potiguar. No julgamento, nesta quinta-feira (4), o clube perdeu seis pontos e vai precisar pagar multa de mil reais. A decisão ainda cabe recurso. Com isso, o ABC está classificado para as semifinais.
A defesa do Baraúnas alegou falta de clareza no regulamento do Potiguar, o que não foi aceito pela comissão. O placar foi de 5 x 0 para a condenação do clube, em seis pontos (3 pontos por punição + 3 pela vitória em cima do Globo) e a multa. O Tricolor de Mossoró deve recorrer a outras instâncias.
O clube pediu a suspensão do Potiguar até conseguir resolver a situação em outras instâncias. Porém, a comissão alegou que apenas o pleno do TJD pode conceder o pedido.
Com a decisão, o Baraúnas perde 6 dos 8 pontos conquistados. O ABC, que tem 3 pontos, sobe para o segundo lugar e avança para as semifinais. O duelo será contra o Santa Cruz-RN.
Entenda o caso do Baraúnas
No regulamento do Campeonato Potiguar, o clube é responsável por averiguar se os atletas estão suspensos por cartões amarelos e vermelhos. No documento, é especificado ainda as regras sobre zerar os cartões.
Nele, informa que todos cartões serão reiniciados apenas ao final das fases de grupo do primeiro e segundo turno. Ou seja, os cartões foram zerados para as semifinais do primeiro turno e a partir de então, só serão zerados novamente para as semifinais no segundo turno.
No primeiro turno do Campeonato Potiguar, o Baraúnas avançou para as semifinais e teve os cartões zerados. Depois disso, o time jogou mais quatro partidas pelo Estadual e três delas Ramon levou um cartão amarelo, de acordo com as súmulas.
O atleta recebeu o primeiro na semifinal contra o América-RN, no dia 25 de fevereiro. O segundo já na primeira rodada do segundo turno, contra o América, no dia 10 de março. O terceiro contra o Potyguar Seridoense, na segunda rodada, no dia 16 de março.
Contra o Globo, no dia 28 de março, o volante deveria ficar de fora para cumprir suspensão automática e retornar apenas na última rodada, contra o Santa Cruz-RN.
0 comentários