Anteriormente, Leão já enfrentou 20 equipes estrangeiras em sua história; Argentina é o país que mais cruzou com o Fortaleza, com quatro times
Apesar de já ter estreado na Copa Sul-Americana na última quarta-feira, quando bateu o Sportivo Trinidense por 2 x 0, fora de casa, o Fortaleza terá um fato novo na competição no jogo deste meio de semana, novamente na quarta-feira, mas desta vez na Arena Castelão, às 19h. Trata-se da nacionalidade do adversário, uma vez que o boliviano Nacional Potosí será a primeira equipe do país andino a cruzar o caminho do Leão do Pici.
Inclusive, de acordo com levantamento feito pelo jornalista e pesquisador Luca Laprovitera, os bolivianos representarão o 14º país que impõe um adversário na trajetória internacional do Fortaleza. Anteriomente, o último país a ser incluído na lista havia sido o Equador, na final da Copa Sul-Americana do ano passado, quando a LDU cruzou o caminho tricolor na decisão.
Países de origem de clubes estrangeiros que já enfrentaram o @FortalezaEC
— Luca Laprovitera (@LucaLaprovitera) April 3, 2024
ARGENTINA (5) 🇦🇷: Boca Juniors, Estudiantes, Independiente, River Plate e San Lorenzo
SURINAME (3) 🇸🇷: Léo Victor, Robin Hood e Transvaal
CHILE (2) 🇨🇱: Colo Colo e Palestino
PARAGUAI (2) 🇵🇾: Cerro Porteño…
O país que mais cedeu clubes para enfrentar o Fortaleza até o momento foi a Argentina, com quatro clubes: Independiente, River Plate, Estudiantes e San Lorenzo. Contudo, esse número irá aumentar ainda nesta temporada, pois o Leão do Pici está no grupo do Boca Juniors na competição internacional e irá enfrentar a equipe xeneize ao menos duas vezes em 2024.
Na América do Sul, mas fora dos limites da Conmebol, o Suriname também é um país que contribui com a trajetória internacional do Fortaleza, uma vez que de lá saíram três clubes que enfrentaram o Leão, além da seleção nacional, que também fez um amistoso com o Tricolor do Pici em 1962.
Assim, o único país do continente ligado à Conmebol que ainda não passou pela trajetória internacional do Fortaleza na América do Sul é a Colômbia.
Quanto a países de fora da América do Sul, o Fortaleza já teve em sua trajetória adversários de cinco nacionalidades, sendo eles o ASA (Angola), o Hellas Verona (Itália), o Sparta Praga (República Checa), o Dínamo Bucareste (Romênia) e o Blue Stars Zurich (Suíça).
No jogo desta quarta-feira (10), os bolivianos tentarão buscar a primeira vitória na Copa Sul-Americana 2024, uma vez que empataram com o Boca Juniors, em casa, na primeira rodada. Já o Fortaleza quer vencer a segunda partida consecutiva para se consolidar na liderança do grupo D da primeira fase da competição.
0 comentários