Gols do Bahia foram marcados por Everaldo, de pênalti, e Rafael Ratão, que aproveitou lindo lançamento do meia Carlos De Pena
O embate entre Botafogo e Bahia foi bastante animado no Nilton Santos. Com duas equipes ofensivas em campo, a partida teve muitas alternativas ofensivas e gerou muitas a quem esteve presente. O Glorioso começou melhor, mas viu o Tricolor encaixar a marcação e sair vencendo na primeira etapa, com Everaldo. No segundo tempo, um gol para cada lado. Jeffinho deixou tudo igual, mas Rafael Ratão garantiu o triunfo tricolor por 2 x 1, sendo o primeiro na competição.
Com o resultado, o Bahia chega aos 10 pontos em cinco jogos disputados e sobe na classificação. Dessa forma, agora, o Esquadrão dormirá na vice-liderança da Série A, perdendo para o Athletico Paranaense, que lidera a competição, apenas nos critérios de desempate.
O jogo – Botafogo x Bahia
O embate entre Botafogo e Bahia foi bastante movimentado em campo no primeiro tempo. Nos primeiros minutos, o Glorioso, jogando diante de sua torcida, tomou o controle das ações apostando muito na mobilidade do seu setor ofensivo e nas jogadas em velocidade com seus três atacantes.
Inclusive, foi a partir dessa receita que o Alvinegro chegou a balançar as redes. Aos 7, Luiz Henrique foi acionado por Marlon Freitas. O atacante cortou da ponta direita para o meio, entrou na área e bateu na saída de Marcos Felipe. Contudo, o VAR assinalou impedimento e o gol acabou impugnado.
O Bahia só conseguiu iniciar o movimento para equilibrar o jogo a partir dos 15 minutos, quando encaixou a sua marcação no setor ofensivo e acelerou o seu toque de bola para dar mais fluidez à movimentação do seu trio de meias.
Dessa forma, na reta final da partida, o Esquadrão já era quem comandava as ações e, nos acréscimos, converteu o domínio em vantagem. Aos 47, Everaldo cobrou pênalti cometido pelo lateral Hugo, que colocou a mão na bola, deslocando o goleiro e estufando a rede do Engenhão.
🎥 É DELEEEEEEEEEEE #BBMP https://t.co/nUtR3KJa79 pic.twitter.com/JEQ5eHzevc
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) May 5, 2024
Na volta do intervalo, o Botafogo voltou novamente com bastante ímpeto, forçando o jogo especialmente pelo lado direito com Suárez e Luiz Henrique. Assim, o time carioca marcou outra vez com dois minutos de partida, mas o arbitragem assinalou novo impedimento.
Vendo o crescimento do Botafogo, Rogério Ceni preferiu reforçar a marcação no seu meio-campo para buscar o contra-ataque. Dessa forma, foram acionados Rezende e Ademir nas vagas de Everton Ribeiro e Everaldo.
Entretanto, mesmo com as mudanças, o Bahia não conseguiu conter o ânimo do Botafogo. Após uma sequência de bons ataques e arremates fora da área, a bola sobra para Jeffinho, que finaliza de voleio para bater Marcos Felipe e empatar o jogo.
QUE GOLAÇO! ⚽️👌🏾
— Botafogo F.R. (@Botafogo) May 5, 2024
Jeffinho aproveita chute de Marlon Freitas, finaliza com muuuuito estilo e empata o jogo no Nilton Santos. Vamos virar, FOGO! 🔥 #VamosBOTAFOGO
📹 @canalpremiere pic.twitter.com/lBihYWgJ7p
Com a igualdade no placar, o Esquadrão adotou uma postura mais ofensiva, especialmente por conta das substituições do seu técnico. Dessa forma, um ataque mais móvel com Biel e Rafael Ratão juntamente com Ademir foi acionado com Carlos De Pena para armar o time. Porém, mesmo com o acréscimo dessa característica mais veloz, o Bahia pouco criou na etapa final.
Nos minutos finais, o técnico Artur Jorge, do Botafogo, tentou uma alternativa incomum para tentar a virada diante do Bahia. Assim, o zagueiro Alexander Barboza foi acionado como centroavante para buscar aproveitar uma bola parada.
Contudo, foi o Bahia quem conseguiu marcar o segundo para conquistar a vitória. Carlos De Pena acertou um passe milimétrico para Rafael Ratão avançar em velocidade pela esquerda. O atacante saiu cara a cara com o goleiro do Alvinegro, driblou e só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Próximos jogos
O Bahia só volta a campo agora no final de semana. No próximo domingo, o Esquadrão receberá o RB Bragantino, na Arena Fonte Nova, às 18h30, para continuar subindo na Série A.
Ficha do jogo
Botafogo 1
John Victor; Damián Suárez (Alexander Barboza), Lucas Halter, Bastos e Hugo (Cuiabano); Danilo Barboza (Gregore), Marlon Freitas e Savarino; Luiz Henrique (Óscar Romero), Jeffinho (Diego Hernández) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.
Bahia 2
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Carlos De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Ademir) e Cauly (Biel); Thaciano (Rafael Ratão) e Everaldo (Rezende). Técnico: Rogério Ceni.
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Gols: Everaldo aos 47/1ºT (Bahia), Jeffinho aos 17/2ºT (Botafogo) e Rafael Ratão aos 41/2ºT (Bahia)
Cartões amarelos: Bastos, Alexander Barboza (Botafogo); Kanu, Rezende (Bahia)
0 comentários