Eleição presidencial está marcada para o dia 16 de dezembro
Com o prazo para inscrição das chapas encerrado, Sport conheceu nesta sexta-feira (29) os três candidatos à presidência do clube para o biênio 2025/2026. Além do atual presidente Yuri Romão, também irão concorrer ao cargo Rafael Arruda, pela chapa “Leões pela mudança”, e Carlos Antônio Filho, pela chapa “Sport para todos”.
Dos três grupos registrados para a disputa eleitoral, apenas o “É daqui pra cima”, liderado por Yuri Romão, pertence a situação. Os outros dois, por outro lado, identificam-se como oposição.
Porém, ainda nesta sexta-feira, a chapa “Leões pela Mudança” apresentou um pedido de impugnação à candidatura de Yuri Romão junto à Comissão Eleitoral do Leão.
Segunda a nota divulgada, “a impugnação baseia-se no artigo 85 do Estatuto Social do clube, que veda o exercício de mais de dois mandatos consecutivos para o cargo de Presidente Executivo. Segundo a denúncia, Yuri Romão teria exercido a função de presidente durante 85,2% do ciclo 2021/2022, após a renúncia de Leonardo Lopes, além de cumprir o mandato subsequente (2023/2024), configurando, assim, uma tentativa de alcançar um terceiro período consecutivo no cargo”.
A nota destaca ainda que “a continuidade da candidatura seria uma violação aos princípios de moralidade, impessoalidade e alternância de poder, fundamentais para a governança democrática do clube. A decisão da Comissão Eleitoral será aguardada com grande expectativa pelos associados e torcedores”.
LEIA MAIS SOBRE A ELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA DO SPORT:
- Sport: Candidatura de Yuri Romão divide grupo político e Gustavo Dubeux diz que não apoia reeleição
- Na véspera da inscrição da chapa, João Humberto Martorelli rompe apoio a Yuri Romão e afirma que candidatura fere estatuto
Conheça as chapas inscritas
Destes, o primeiro a inscrever-se foi o “Leões pela mudança”, ainda na quinta-feira (28). Além de Rafael Arruda, candidato a presidente, a chapa terá Matheus Souto Maior como vice-presidente do Executivo, que já atuou como VP de Tecnologia e Inovação em quatro gestões: Luciano Bivar, em 2013; Humberto Martorelli, de 2014 a 2016; Milton Bivar, de 2019 a 2020; e Yuri Romão, de 2021 a 2024. O número para votação será 10.
Já na sexta-feira (29), outra chapa da oposição foi registrada: “Sport para todos”. Ela será liderada por Carlos Antônio Filho como candidato a presidente. O vice-presidente ainda não foi definido. O advogado já foi conselheiro, diretor administrativo e vice presidente jurídico do Leão em outras gestões. Segundo apuração da reportagem, ele cogitou lançar uma chapa solo, mas optou por se unir à Carlos Antônio Filho visando uma oposição fortalecida. O número para votação será 30.
Por fim, a chapa da situação, também inscrita nesta sexta-feira (29). Nomeada como “É daqui pra cima”, o grupo será encabeçado por Yuri Romão, atual presidente do clube e candidato à reeleição, e Raphael Campos, membro do comitê gestor de futebol Rubro-negro, que aparece como candidato a vice-presidente do Executivo. Além deles, Ademar Regueira foi indicado para ser o presidente do Conselho Deliberativo, juntamente com César Caúla, vice. O número para votação será 20.
A inscrição das chapas foi encerrada às 17h desta sexta-feira (29). As eleições do clube, aliás, acontecem no próximo dia 16 de dezembro. Conforme previsto no Estatuto Social do Leão, apenas associados maiores de 18 anos, adimplentes e que tenham ingressado no quadro social até o dia 16 de dezembro de 2023 estarão aptos a voto.
LEÕES PELA MUDANÇA – OPOSIÇÃO
- Presidente: Rafael Arruda
- Vice-presidente: Matheus Souto Maior
- Número: 10
SPORT PARA TODOS – OPOSIÇÃO
- Presidente: Carlos Antônio Filho
- Vice-presidente: indefinido ainda
- Número: 30
É DAQUI PRA CIMA – SITUAÇÃO
- Presidente: Yuri Romão
- Vice-presidente: Raphael Campos
- Número: 20
0 comentários