A última vez que a situação aconteceu foi em 2018
O ABC sofreu mais um duríssimo baque neste início de temporada. Nessa quinta-feira (20), o Mais Querido teve uma atuação muito abaixo e foi eliminado pelo Olaria-RJ na primeira fase da Copa do Brasil pelo placar de 1 x 0. O clube volta a ficar de fora da segunda fase da competição após 7 anos.
Em 2018, o ABC perdeu para o Cianorte pelo placar de 2 x 0, no dia 07 de fevereiro, no Estádio Municipal Olímpico Albino Turbay. Os gols foram marcados por Robert Fischer e Xavier.
Na época, o clube estava disputando a fase de grupos do Nordestão e o Campeonato Potiguar. A derrota na Copa do Brasil foi ruim, mas “amenizada” pelos bons resultados nas duas outras competições citadas.
Naquele ano, o ABC foi o segundo melhor time no Grupo B e avançou para as quartas de final, quando goleou o Santa Cruz e avançou de fase. Nas semifinais, foi eliminado pelo campeão Sampaio Corrêa em um jogo bem disputado.
No Campeonato Potiguar, foi líder na primeira e segunda fase e se consagrou campeão da edição, garantindo o 55º título.
Mas agora, a situação é completamente diferente do que apresentada há sete anos. O clube precisa se reencontrar em campo para garantir uma boa sequência na temporada.
Para além da situação vexatória, o clube irá sofrer mais um grande impacto financeiro neste início de ano. O primeiro foi com a eliminação na Copa do Nordeste, que deixou de receber mais de R$ 1 milhão. Agora, o Mais Querido deixa de desembolsar cerca de R$ 830 mil.

Foto: @hgfotos/Olaria
O ABC teve cautela desde o início ao tratar sobre o Olaria-RJ, que não tinha disputado partidas em 2025. Mas por um erro na disputa de bola, o gol acabou saindo ainda no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o time não conseguiu colocar a cabeça no lugar e ter paciência na construção das jogadas. Além disso, não foi eficiente nas finalizações, mesmo cara a cara com o goleiro.
Com a eliminação, o técnico Ney Franco terá mais tempo de preparar o elenco para a Série C, com foco principal em garantir o acesso, e o Campeonato Potiguar, que o time está na semifinal.
Histórico do ABC na Copa do Brasil nos últimos 10 anos
- 2015: eliminado na segunda fase para o Paysandu (1×3)
- 2016: eliminado na segunda fase para o Gama (2×2 no tempo normal e 4×1 nos pênaltis)
- 2017: eliminado na terceira fase para o São Paulo (4×2)
- 2018: eliminado na primeira fase pelo Cianorte (2×0)
- 2019: eliminado na terceira fase pelo Santa Cruz (1×3)
- 2020: eliminado na segunda fase pelo Vasco (1×0)
- 2021: eliminado nas oitavas de final pelo Flamengo (7×0) *Neste ano, o clube eliminou o Rio Branco VN, Botafogo e Chapecoense
- 2022: eliminado na segunda fase pelo Altos (1×1 no tempo normal e 2×4 nos pênaltis)
- 2023: eliminado na terceira fase pelo Grêmio (1×3)
- 2024: eliminado na segunda fase pelo Brusque (1×1 no tempo normal e 4×5 nos pênaltis)
- 2025: eliminado na primeira fase pelo Olaria-RJ (1×0)
0 comentários