publicidade

FAF divulga parecer técnico da CBF sobre as decisões da arbitragem na final do Campeonato Alagoano

Alagoano, AL, CRB, Destaque, Últimas

Por Rayane Domingos

Por Rayane Domingos

Postado dia 19 de março de 2025

O ASA divulgou nota contestando o parecer técnico da CBF sobre a final do Alagoano

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou nesta quarta-feira (19) o parecer técnico da CBF sobre os lances polêmicos da final do Campeonato Alagoano, entre CRB e ASA. No relatório, a Comissão Nacional de Arbitragem validou as decisões do árbitro de campo e do VAR.

A Comissão analisou os gols marcados na partida, tanto do CRB quanto do ASA, e a quantidade de acréscimos dado pelo árbitro de campo, Márcio dos Santos Oliveira.

A polêmica e contestação, por parte do ASA, recaiu sobre os lances envolvendo o CRB. O primeiro foi a demora do VAR em confirmar o impedimento dado em campo. A Comissão concordou com a decisão da arbitragem em anular o gol e confirmou que houve um problema na comunicação por conta de uma “variante tecnológica”.


CRB x ASA - Final do Alagoano 2025

Foto: Francisco Cedrim/CRB

A Federação explicou após a partida que houve um problema em um hadware do sistema do VAR, devido a alta temperatura. E foi neste exato momento em que precisou da checagem do vídeo e a comunicação entre os árbitros ficou pausada. A situação foi resolvida e a conexão restabelecida.

Sobre o primeiro gol do CRB, que garantiu o empate para o clube, a Comissão concorda com a decisão do VAR e afirma que nas imagens é possível ver que “a bola bate no peito do atacante antes de entrar na meta do defensor, sem ingração à Regra 12”.

A questão envolvendo o tempo de acréscimo também foi analisada e eles novamente concordaram com a decisão dos árbitros. Foram 17 minutos ao total, e neste intermeio foi quando o CRB marcou os dois gols que confirmaram a virada e o título do campeonato.

“Em uma análise das paralizações ocorridas durante o segundo tempo da partida, conclui-se que os acréscimos de 17 minutos (14 + 3) concedidos pelo árbitro central foi compatível, no geral, com as perdas de tempo ocorridas, visto que foram 6 minutos nas comemorações de gol, 10 minutos nos atendimentos e substituições de atletas, 9 minutos durante a checagem do VAR, além do desperdício de tempo nas reposições de bola”, disse em um trecho.

Parecer técnico da CBF sobre final do Alagoano 2025

Foto: Divulgação/FAF

LEIA TAMBÉM: ASA entra com pedido de impugnação da final do Campeonato Alagoano

ASA contesta parecer da Comissão Nacional de Arbitragem sobre final do Alagoano

Em nota, o ASA informou que o parecer da Comissão Nacional da Arbitragem da CBF não responde os questionamentos feitos pelo clube e confirmou que levará o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elaborou um parecer sobre algumas decisões da arbitragem da final do Campeonato Alagoano, após solicitação da Federação Alagoana de Futebol (FAF), mas o documento não responde questionamentos pontuados pela Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA).

Nas imagens divulgadas pela FAF é possível ver a observadora do VAR, Ana Paula dos Santos (CBF), utilizando o celular durante as revisões dos lances. Quem também aparece nas imagens com um aparelho é o analista de arbitragem George Alves Feitoza (CBF).

No futebol, não é permitido fazer o uso de celulares na cabine do Árbitro de Vídeo (VAR) durante o jogo. As cabines são áreas de trabalho onde os profissionais devem se concentrar exclusivamente na análise das imagens e tomadas de decisão, sem distrações ou interferências externas”.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING